<

Plano de aula dia dos pais

Selecionamos nesta postagem excelentes dicas e modelos prontos para o seu Plano de aula dia dos pais para series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil.

Em escolas de todo o pais, professores utilizam esta data comemorativa para elaborar atividades em sala de aula.E foi pensando nisso e em maneiras de facilitar para você que selecionamos esses modelos prontos para o seu Plano de aula dia dos pais, confira:

Plano de aula dia dos pais – As Pantufas na sala de aula

Plano de aula dia dos pais - As Pantufas na sala de aula

Os presentes com um toque dado pelas crianças são muito mais valiosos para elas e para os pais.

Material Utilizado: 01 par de Pantufas em malha, tinta de tecido e/ou cola colorida, moldes, sulfite e pincel.

Objetivo:

Estimular a criatividade dos alunos e permitir que se sintam sujeitos atuantes, pois serão eles os artistas criando sua obra para homenagear alguém tão importante.

Desenvolvimento:

Entregue folhas de sulfite para seus alunos e peça que cada um reproduza o que sente pela pessoa que a criou. Após dominar melhor a técnica, eles podem iniciar a pintura na pantufa.

Distribua os pares de pantufas, as tintas e/ou cola para seus alunos decorarem seu presente, deixe-os soltar a criatividade e imaginação para fazerem à pintura que quiserem representando o seu sentimento sobre a malha da pantufa.

3Em casos especiais recorte molduras no formato que preferir como: flor, coração etc., depois os alunos poderão pintar dentro desta moldura enfeitando assim seu trabalho. Outra sugestão é pedir que as crianças carimbem a palma da mão ou a planta do pé sobre a frente da pantufa.

Após o show de criatividade, utilize um espaço para as pantufas secarem, depois é só embalar e confeccionar um cartão.

Esta oficina, além de deixarem as crianças mais próximas de quem às cuida presenteando-as, também serão estimuladas na sua coordenação motora fina além de explorar seu potencial criativo e trabalhar sua capacidade de expressar-se.

De mãos dadas, caminharemos juntos. (Frase sobre as pantufas Dia dos Pais)
Mamãe minha paz. (Frase sobre as pantufas Dia das Mães)

O resultado são crianças artistas e presenteados felizes.

Plano de aula dia dos pais para Ensino Fundamental

Plano de aula dia dos pais para Ensino Fundamental

Plano de aula dia dos pais para Ensino Fundamental

Objetivos a serem alcançados:

  • Valorizar a figura paterna.
  • Expressar-se oralmente, desenvolvendo a linguagem.
  • Reconhecer as qualidades paternais.
  • Elaborar pequenos textos e frases simples.
  • Produzir diálogos, demonstrando criatividade.
  • Demonstrar sincronia, entonação de voz e harmonia durante interpretação de música.
  • Trabalhar em grupo demonstrando bom relacionamento.

Procedimentos:

  • Ensinar a canção “Dia dos Pais” aos alunos e propor que cantem animadamente.
  • Conversar sobre o pai das crianças: seus nomes, profissões, ,atividades que a criança realiza com ele e suas características físicas e de personalidade. Se possível pedir alguns dias antes para que cada um leve uma foto de seu pai para mostrar aos amigos.
  • Promover dramatizações com os alunos: como é meu papai trabalhando, como ele fica em casa, como eu vejo meu pai, etc. As crianças podem, também, realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.
  • Montar um mural onde deverá estar escrito: Meu papai é… Cada um deverá completar com palavras, frases e ilustrações (desenhos ou recorte e colagem).
  • Incentivar as crianças a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais. (Verifique a sugestão PPD).
  • Durante a semana dedicada ao papai: Trabalhar a figura humana e o respeito às suas diferenças, ler livros, cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem ,desenho livre ou pintura, sobre o tema.

DIA DOS PAIS – (Melodia: Terezinha de Jesus)

Entre as festas da família,
Existe o Dia dos Pais;
Procuremos sempre amá-los
Sendo filhos bem legais.

Aos nossos queridos pais,
Prestamos esta homenagem,
Pedindo que nos perdoem
Toda a nossa traquinagem.

Ao lado da mamãezinha
Guardemos com gratidão,
O querido papaizinho
Bem dentro do coração!

As crianças que não têm a presença do pai biológico devem participar da aula normalmente.

Cabe ao professor tratar com naturalidade do assunto e conversar sobre as diferentes famílias existentes nos dias de hoje , deixando claro que o PAI homenageado é o homem que nos dedica amor e carinho, independente dos laços consanguíneos.

Plano de aula dia dos pais para Series Iniciais

Plano de aula dia dos pais para Series Iniciais

Plano de aula dia dos pais para Series Iniciais

Acreditamos ser a família o alicerce que dá sentido a vida, permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda. A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente.

À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas. Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. O conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração… São avôs, tios, amigos da família, professores… No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o Dia dos Pais.

Durante as semanas que antecedem essa data, desenvolveremos uma série de atividades para que os alunos focalizem no pai suas virtudes, valores, seu trabalho, seu lar.

É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão ao pai.

Objetivos Gerais

  • Reconhecer a diversidade familiar, valorizando a figura paterna;
  • Valorizar a figura paterna ou de quem exerce esse papel;
  • Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
  • Reconhecer as qualidades dos pais;
  • Reconhecer-se como parte integrante da família;
  • Conhecer as preferências do pai em casa, diversão, comida, etc ;
  • Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor;
  • Desenvolver interesse em colaborar com a família.

Objetivos Específicos

  • Demonstrar sua gratidão ao pai, homenageando- o com respeito e ternura;
  • Citar o nome do pai, profissão e local de trabalho;
  • Descrever a figura do pai oralmente, ou através de desenhos;
  • Trabalhar a diversidade familiar;
  • Relacionar-se com a figura paterna ou com a ausência dela;
  • Realizar atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família;
  • Cantar músicas e canções diversas;
  • Realizar as mímicas das músicas;
  • Estimular a imaginação, o raciocínio,  a atenção, a criatividade, a socialização, a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Conversas na rodinha, diálogo sobre a composição familiar;

  • Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima;
  • Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais ideias surgirem neste momento, melhor, pois as ideias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos;
  • Leitura de livros com história sobre os pais.

Pesquisas

  • Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê;
  • Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com o filho, etc.

Brincadeiras e jogos

  • Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.

Músicas relacionadas ao tema

  • Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna.

Confecção de cartazes

  • Monte mural ou cartazes.

Pintura, recorte e colagem de gravuras

  • Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
  • Desenhos para ao papai.

Confecção da lembrancinha e cartão para o dia dos pais

  • Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
  • Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças desenhem e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele.

Linguagem Oral e Escrita:

  • Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;

            Sugestões: Adivinha quanto eu te amo ( Sam Mcbrantney), Pode pai? (Carlos Jorge),             Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);

  • Praticar o trava- língua sobre o papai;
  • Elaborar lista com os nomes dos pais;
  • Escrever espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai;
  • Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
  • Pequenas dramatizações com fantoches criando histórias.

Matemática:

  • Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
  • Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
  • Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;
  • Marcar no calendário o Dia dos Pais;
  • Trabalhar quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.;
  • Quanto o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
  • Imitar o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas;
  • Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.

Natureza e Sociedade:

  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
  • Pesquisar sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas, carros, alimentos, etc.;
  • Dramatizar uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a importância da união da família;
  • Pesquisar figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.

Artes Visuais:

  • Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Demonstrar interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças;
  • Recorte e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó sem a presença da mãe. Mãe que mora com o filho sem a presença da figura paterna, etc.;
  • Desenhar e pintar o retrato do pai;
  • Construir utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua;
  • Confeccionar mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes;
  • Montagem de mural com a frase: Papai, quero te encher de carinho! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
  • Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase:  Papai, quero seguir seus passos;
  • Desenho livre.

Música:

  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
  • Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
  • Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música;
  • Cantar canções relacionadas à família ou aos pais;
  • Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;

            Sugestões: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina   (Ivete Sangalo).

Movimento:

  • Ampliar as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
  • Construir sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
  • Brincadeira de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa;
  • Promover brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários tamanhos, de acordo com a idade das crianças;
  • Andar devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
  • Promover desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai  para os  meninos e da mãe para  as meninas.

Identidade e Autonomia

  • Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e situações de interação;
  • Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais;
  • Participação em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios nomes e fotos e o foto dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).

Avaliação

Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades, interesse, assimilação e individualidades de cada criança. A educadora utilizará um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.

VII. Culminância do projeto

Festa do Dia dos Pais com apresentações de músicas e poesias, exposição de cartazes e painéis, jogos e brincadeiras.

Veja também: 4 Ideias de Lembrancinhas para o dia dos pais

Plano de aula dia dos pais para Educação Infantil

 OBJETIVOS:

  • Reconhecer a importância da figura paterna;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Estimular a afetividade entre as crianças e os pais;
  • Desenvolver atenção e a criatividade;
  • Praticar a coordenação motora fina e ampla;
  • Desenvolver a expressão corporal;
  • Demonstrar interesse em escrever palavras ainda que não de forma convencional;
  • Conscientizar as crianças sobre valores como: obediência, respeito e compreensão.

CONTEÚDOS:

  • Natureza e sociedade: Dia dos Pais, socialização, pesquisa animais domésticos e selvagens,
  • Criatividade, imaginação, dramatização.
  • Artes visuais: desenho, pintura ,colagem.
  • Música: expressão corporal( mímica), ritmo.
  • Matemática: motricidade fina e ampla; noção de espaço; contagem.
  • Linguagem oral e escrita: quadrinha,lista, escrita espontânea.
  • Identidade e autonomia: nome do pai.

Desenvolvimento do Plano de aula dia dos pais para Educação Infantil

Primeiro Dia:

  • Rotina
  • Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=UDupiecVYS8

  • Conversa:como é seu pai ( como é seu cabelo ,que roupas usa, o que gosta de fazer).
  • Desenho: do pai
  • Escreva ¸como souber,o nome do seu pai embaixo da figura.
  • Montar painel ou mural: Painel Dia dos Pais.

Segundo Dia:

  • Rotina;
  • Música:amigo velho –
  • Vídeo: Pê de pai

  • Conversa;

 todas as pessoas tem pais?

como devemos tratar nosso pai?

  • Para casa: Pesquisar animais que o papai gosta para fazer lista.

Terceiro Dia:

  • Rotina
  • Parque
  • Quadra: realizar mímicas representando o pai triste, zangado alegre se barbeando…

Quinto Dia:

  • Rotina;
  • Música: Cancão do papai – Carrocel
  • Conversa: Discutir espécie, se é selvagem ou doméstico,utilidade e características do animal preferido do papai.
  • Fazer lista de animais que os papais gostam;
  • Pintura do cartão.
  • Copiar a frase: Eu amo o papai! – no cartão

Sexto Dia:

  • Rotina;
  • História: Cachinhos Dourados .
  • Conversa: o que você gosta de fazer com seu pai?
  • Desenhe no palito de picolé  para decorar o quebra cabeça
  • Escrita no quebra cabeça ( pela professora)
  • Papai ,obrigada por se desdobrar por mim!

Confira ainda: Jogral dia dos Pais

Declamar quadrinhas.

“Eu sou pequenininha
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
E a mamãe no coração

Sou pequenininha,
Da perna grossa,
Vestido curto,
Papai não gosta.

Pisei na pedrinha
Pedrinha rolou.
Pisquei pro mocinho
Mocinho gostou.
Contei pra mamãe a mamãe nem ligou.
Contei pro papai…
Chinelo cantou!