<

Atividades de História 2 ano

Procurando por atividades educativas para trabalhar história com alunos do 2 ano do ensino fundamental? Então você esta no lugar certo, nós do Educação e Transformação, selecionamos diversas sugestões de Atividades de História 2 ano, confira:

Atividades de História 2 ano

Diversas sugestões divertidas de atividades de história para o 2 ano para trabalhar dentro e fora da sala de aula. Confira:

Roteiro para entrevista

Atividades de História 2 ano - Roteiro para entrevista

Que tal conhecer um pouco mais sobre a sua família? Então, vamos brincar de repórter!

Escolha alguém para entrevistar. Siga o roteiro.

  • Data da entrevista:
  • Nome do entrevistado:
  • Grau de parentesco:

1) Quando e onde nasceu?

2) Como se chamavam seus pais?

3) Onde passou a sua infância?

4) Como foi sua infância?

5) Do que gostava de brincar?

6) Como se chamava a sua escola?

7) Quanto tempo você estudou?

8) Você tinha muitos amigos?

9) Conte alguma coisa engraçada ou interessante que aconteceu com você e seus amigos.

10) Conte alguma coisa que gostava de fazer quando era jovem.

11) Quando e como conheceu seu marido (ou sua esposa)?

12) Quando você se casou?

13) Você tem filhos?

14) Conte alguma coisa que gosta de fazer.

A família marciana

O objetivo desta atividade de história é sensibilizar o aluno sobre a estrutura familiar que difere de sociedade para outros tipos de sociedade.

Identidade

O objetivo desta atividade é mostrar que existem vários tipos ou níveis de identidade: individual, familiar e social.

Atividades de História 2 ano - Identidade

Gosto e não gosto

Atividades de História 2 ano - Gosto e Não Gosto

As brincadeiras infantis na História

Brincadeiras antigas para relembrar a sua infância
Brincadeiras antigas para relembrar a sua infância

O objetivo desta atividade é proporcionar ao aluno a experiência de descobrir como as brincadeiras se inserem na História, de modo lúdico. A experiência do contato com o conhecimento histórico requer do aluno do ensino fundamental a imaginação ativa, mais que o trabalho reflexivo tradicional. Esta atividade também proporciona ao aluno ampliar sua visão sobre sua realidade social, a partir do contato com crianças exercendo o mesmo tipo de atividade lúdica, em outro tempo e lugar. Propiciar ao aluno um contato mais profundo com uma obra de arte, a partir de suas próprias experiências.

Material a ser utilizado

Reprodução do quadro Brincadeiras de crianças de Bruegel, 1560.

Procedimentos

Primeira etapa: Exponha o quadro de forma que cative o interesse do aluno. Para isso, é importante deixar de lado informações técnicas, e expor o quadro pelo seu viés simbólico. Diga apenas o tema geral do quadro e ressalte o fato de essas pessoas terem vivido há quase quinhentos anos, ou aproximadamente vinte e cinco gerações de pais e filhos.

Permita com que eles próprios descubram as ações e objetos presentes na obra. Chame a atenção para os detalhes. Onde eles estão? O que estão fazendo? Todos fazem a mesma coisa ou realizam atividades diferentes? Faz frio ou calor?

Segunda etapa: Peça para as crianças identificarem quais personagens estão brincando e quais não estão.

“Como você sabe que estes estão brincando e estes outros não?”

“Só dá para brincar com brinquedos?”

“O que são brinquedos? Como um objeto que não é brinquedo pode tornar-se brinquedo?”

Terceira etapa: Peça para os alunos identificarem no quadro brincadeiras parecidas com as que eles conhecem. Peça para o aluno explicar as regras.
Em seguida, peça para os alunos observarem alguma brincadeira esquisita do quadro, cujas regras eles não conseguem identificar. Peça para eles imaginarem quais seriam as regras daquela brincadeira. Será que uma brincadeira tem uma regra só? Imagine diferentes regras para a mesma brincadeira.

Quarta etapa: O professor poderá conduzir uma oficina de criação de brinquedos representados no quadro. O professor deverá encaminhar a atividade de modo que os alunos criem não só o objeto, mas principalmente as regras com as quais se usa este objeto.

Quinta etapa: Peça para os alunos registrarem as regras da brincadeira em uma folha de papel, de forma escrita ou com desenhos. Se preferir, o próprio professor poderá escrever as regras que cada um criou, e afixá-las na sala de aula de forma que todos possam ver as brincadeiras criadas por todos.

Ressalte o fato de que nós só podemos conhecer as brincadeiras dessas crianças de 500 anos atrás, porque alguém, no caso o pintor, se preocupou em registrá-las para que não fossem esquecidas. Assim, pessoas de épocas futuras puderam conhecê-las. Da mesma forma, o registro feito pelas brincadeiras dos alunos ganha uma importância maior, uma importância histórica. Se eles guardarem as regras de suas novas brincadeiras, outras crianças no futuro poderão brincar da mesma forma que eles.

Atividades de História 2 ano – O que as crianças fazem?

Responda as atividades:

Atividades para casa de História 2 ano – Álbum de fotografia

Que tal registrar sua vida?

Monte um álbum com as folhas abaixo. Peça a seus parentes fotos diversas para reunir no álbum: fotos de seus avós, tios, pais, irmãos, amigos, animais de estimação – tudo que for possível.

Se puder, coloque também a data ou pelo menos o ano da foto.

Depois de pronto o álbum, divirta-se mostrando para a família e para os amigos.

Avaliação de História 2 ano – 1 Bimestre

1 . Leia o texto, completando as lacunas com as palavras do quadro.

irmãos – pais – brigar – amigos – dias – nome – alegre – anos – idade – brincar – triste

Meu __________________ é Pedro. Minha ____________________ é 7 ________.

Foram meus ______________ que escolheram esse nome. O que eu mais gosto de fazer é

__________________ com meus _______________. O que eu menos gosto de fazer é

_________________. Já faz 30 ________ ___________ que eu vou para a escola.

Quando eu me encontro com meus colegas eu me sinto _________________.

Quando alguém briga comigo eu me sinto _____________. Eu divido meu quarto com

mais três _________________.


2. Quem é você? Reescreva o texto anterior, trocando as informações de Pedro pelas suas.
__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________

3. A seguir, há uma lista com diversas atividades. Leia com atenção.

a) Na tabela, assinale S para as atividades que podem ser praticadas pelas crianças e N para as
atividades que não podem.

b) Após preencher a tabela, circule o nome de sua atividade preferida e desenhe-a no espaço reservado.
( ) brincar
( ) trabalhar
( ) tomar banho
( ) cuidar das crianças
( ) estudar
( ) morar sozinho
( ) comer bem
( ) ganhar dinheiro
( ) ter filhos
( ) ter amigos

4. Leia a lista de documentos. Somente alguns são verdadeiros.

Numere os documentos verdadeiros na ordem em que são tirados pelas pessoas.

Escreva ao lado de cada documento verdadeiro para que ele serve.

( ) Carteira da escola: __________________________________
 
( ) Carteira de identidade: _______________________________
 
( ) Carteira de dinheiro: _________________________________
 
( ) Carteira de saúde: ___________________________________
 
( ) Carteira de vacinação: ________________________________

( ) Carteira de brincadeira: ________________________________

( ) Certidão de nascimento: _______________________________

( ) Certidão de sentimento: ________________________________

( ) Certidão de crescimento: _______________________________


5. O que é documento?
__________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________ 

_________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________

6. Por que é importante ter documentos?
__________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________

__________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________

7. Em quais situações é necessário apresentar documentos?
__________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________

__________________________________________________________________
 
__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Atividades de História 2 ano para imprimir

Confira algumas sugestões diversas de Atividades de História 2 ano, prontas para imprimir: