<

Atividades de História 3 ano


Se você esta procurando atividades educativas únicas para trabalhar história com alunos do 3 (terceiro) ano do ensino fundamental, você esta no lugar certo. O Educação e Transformação preparou várias sugestões prontas para copiar, imprimir ou baixar.

Atividades de História 3 ano

As melhores atividades de história para o 3 ano para trabalhar dentro e fora da sala de aula. Confira:

Conhecendo outras famílias

Atividades sobre Família para imprimir - Educação Infantil.
Atividades sobre Família para imprimir

O objetivo desta atividades divertida de história para o 3 ano do ensino fundamental é conhecer outras famílias do seu barro de uma forma histórica (tempo).

Questionário

  1. Qual o sobrenome da sua família?
  2. Quantas pessoas habitam a moradia dessa família? Quem são elas?
  3. Há quanto tempo sua família reside no bairro?
  4. Quantas famílias residem na mesma moradia ou no mesmo quintal?
  5. Qual origem (nacionalidade) da sua família?
  6. Como cada indivíduo da moradia contribui para o bom convívio da família?
  7. Conte alguma história interessante ou divertida que você saiba sobre a sua família.

Aplique o questionário em duas famílias e compare os resultados respondendo às questões a seguir.

a) Qual família você mais gostou de entrevistar? Por quê?

Kit de Alfabetização Só Escola

b) Qual a principal diferença entre as famílias que você entrevistou?

c) Qual família era mais numerosa?

e) Qual a família mais parecida com a sua? Por quê?

Desenhe

Casa das cavernas

O objetivo desta atividade é proporcionar uma maravilhosa experiencia lúdica sobre a origem e história das moradias humanas.

Teatro das sombras

O teatro de sombras é um recurso simples de ser realizado e sempre causa fascínio pela ilusão de ótica que produz, quando as silhuetas pretas, formadas pela sombra de papéis cortados, se misturam.

O reconhecimento dos contornos e das formas mais gerais pode ser um recurso didático interessante para que se trabalhe a percepção das transformações urbanas.

Atividades de História 3 ano para imprimir - Teatro das sombras

A minha rua

O objetivo desta atividades de história para o terceiro ano é desenvolver uma visão próxima da história (relato dos moradores antigos, por exemplo).

Para fazer esta atividades. vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Um questionário elaborado com a ajuda do professor. Esta atividade poderá contar com o auxílio de pessoas da família do aluno. 

Passo a passo da Atividade história 3 ano:

Atividades de História 3 ano

Primeira etapa

  • O professor deverá elaborar um questionário padrão que servirá de base para que cada aluno entreviste o morador mais antigo de sua vizinhança.
  • O questionário deverá conter questões sobre a relação do antigo morador e a rua.
  • “Em que ano o senhor se mudou para esta rua?”
  • “Como era a rua quando o senhor se mudou para cá? Era muito diferente de hoje?”
  • “Quais histórias curiosas que aconteceram nesta rua o senhor poderia contar?”
  • Inúmeras outras perguntas poderão ser feitas. O ideal é que os alunos participem da elaboração das questões que compõem o questionário.

Segunda etapa: entrevista

  • A entrevista deverá ser registrada da melhor maneira possível, pois a forma como o entrevistado fala deve ser valorizada e preservada. Pode ser usado um gravador, um bloco de notas, filmadora, fotos. Na falta desses recursos, o aluno terá a oportunidade de fazer um excelente exercício de memória.

Terceira etapa: apresentação

  • Os alunos deverão apresentar os resultados de seus trabalhos uns para os outros e trocar experiências, sempre com o incentivo do professor.
  • O professor poderá questionar sobre as coisas que mudaram e as que permaneceram iguais em suas ruas.
  • Com base nesta comparação, o aluno deverá elaborar um desenho ou uma redação, a seu critério, com o tema : “Como minha rua será no futuro?”

Atividades bimestral de história para 3 ano

Outras atividades:

Quais são os meios de transporte que seus colegas usam para ir para a
escola?

Por que os meios de comunicação são importantes?

Assinale os meios de transporte que você já utilizou.

( ) automóvel 
(   ) navio
( ) ônibus 
(   ) trem
( ) bicicleta 
(   ) helicóptero
( ) avião 
(   ) cavalo
( ) moto 
(   ) metrô

Assinale os meios de comunicação que você já utilizou.

(   ) carta
(   ) cinema
(   ) televisão
(   ) teatro
(   ) computador
(   ) revista
(   ) rádio
(   ) livro
(   ) telégrafo
( ) telefone

Se você fosse acampar, como você poderia se orientar à noite?

Se você fosse passear de barco, como você se orientaria no mar?

O tempo

Como você passa o tempo? Introduzir ao aluno as formas de contar o tempo (antes e hoje em dia).

Avaliação de História 3 ano

1. Leia abaixo uma lista de atividades que as pessoas realizam em comunidade.

Essas atividades são também direitos e deveres de cada pessoa.

a) Assinale DE para deveres e DI para direitos.

(     ) Respeitar as leis de um país
(     ) Trabalhar
(     ) Zelar pelos bens públicos
(     ) Estudar em escola qualificada
(     ) Alimentar-se diariamente
(     ) Morar com dignidade
(     ) Respeitar as normas nos locais de trabalho
(     ) Divertir-se nas horas de lazer
(     ) Respeitar as outras pessoas, sem impor regras

b) De acordo com o que você escreveu nas alternativas, responda: Qual é a diferença entre direitos e deveres?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________


2. Relacione o tipo de comunidade com as atividades que são realizadas pelas pessoas de cada uma dessas comunidades.

Uma atividade pode ser relacionada a mais de uma comunidade.
( A ) Comunidade familiar
( B ) Comunidade escolar
( C ) Comunidade do bairro
( D ) Comunidade de amigos

(      ) Ir ao mercado
(      ) Pesquisar
(      ) Descansar
(      ) Alimentar-se
(      ) Jogar
(      ) Conversar
(      ) Estudar
(      ) Tomar banho

3. Leia o texto sobre a família de João.

Meu nome é João.
Eu sou filho de Pedro.
Pedro é casado com Maria.
Maria é irmã de Clara.
Clara é casada com José.
Antonio é pai de Pedro.
Ana é irmã de Jéssica.
Clarice é esposa de Antonio.
Jéssica é neta de Clarice.
Todos moramos na mesma casa.

Responda o que cada uma dessas pessoas é de João.

Pedro: _____________________________

Maria: _____________________________

Clara: _____________________________

José: ______________________________

Antonio: ____________________________

Clarice: ____________________________

Ana: _______________________________

Jéssica: ____________________________

4. Anote na lista abaixo três direitos e três deveres que você tem na sua comunidade familiar.

• Direitos

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

• Deveres

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

5. Desenhe nos quadros abaixo duas famílias diferentes da sua.

Atividades de História 3 ano para imprimir

Confira algumas sugestões diversas de Atividades de História 3 ano, prontas para imprimir:

Atividades para casa (tarefas) de História 3 ano

Entrevista

A cidade

Você vai conhecer um pouco mais sobre a cidade em que mora, fazendo uma pesquisa sobre ela. Procure saber:

1) A origem de sua cidade.

2) Quando foi fundada?

3) Como foi a fundação?

4) Quem foram os fundadores?

5) Quem eram os primeiros moradores?

6) Houve imigração para a cidade? Qual a origem dos imigrantes?

7) O que se fazia na cidade (as atividades que eram realizadas)?

8) Havia indústrias? De que tipo?

9) Havia comércio? De que tipo?

10) A cidade teve origem agrícola?

11) Qual a primeira escola da cidade?

  • Você poderá encontrar essas informações em jornais, revistas ou na internet.
  • Procure também conversar com pessoas mais velhas e faça perguntas sobre como era a cidade no tempo em que eram crianças ou jovens (não se esqueça de perguntar de que época estão falando).
  • Peça a parentes e amigos fotos antigas, que mostrem coisas da cidade em outras épocas: praças, edifícios, casas, ruas, etc.
  • Para terminar, use as informações que você recolheu e as fotos que conseguiu e monte um cartaz com histórias de sua cidade.

Conte o que aprendeu

1) Você aprendeu o que são palafitas, favelas e edifícios. Em um desses tipos de construção, as moradias são construídas sobre estacas, acima das águas.

Assinale a resposta correta:

( ) favelas
( ) palafitas
( ) edifícios

2) Em qual região são construídas essas moradias acima das águas?

3) Qual é o meio de transporte utilizado nos lugares onde estão essas moradias?

4) Quais os meios de transporte que você pode observar no caminho de sua casa até a escola?