Ícone do site Educação e Transformação

Atividades de Interpretação de Texto 4º ano do Ensino Fundamental para imprimir.

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto 4º ano para imprimir.

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto 4º ano para imprimir.

Selecionamos nesta publicação as melhores atividades de interpretação de texto 4 ano, do ensino fundamental para prontas para imprimir e aplicar nos alunos.

Todas as atividades disponibilizadas aqui são gratuitas e já formatadas com uma excelente qualidade.

Nos primeiros anos escolares, uma das matérias mais exercitadas é a interpretação de texto. Confira outras sugestões:

Estes exercícios de  Interpretação de Texto 4º ano podem ser trabalhado desde as séries do ensino fundamental, a fim de que os alunos se familiarizem com ela e não tenha tantos problemas relacionados à linguagem na vida adulta.

Atividades de Interpretação de texto 4 ano para imprimir.

Através da interpretação de um texto, ou mesmo de uma conversa, o jovem torna-se capaz de compreender e entender seus limites e naturalmente melhorar, dentro ou fora do trabalho. Outra vantagem é conseguir opinar e articular as ideias e, desta forma, se posicionar sobre um tema.

  1. Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos da fábula.

Responda:

  1. Quando a gente fica igual?
  2. Quando as pessoas ficam diferentes?
  3. Explique o título.
  4. Explique o trecho “ligar o olho e desligar a televisão” .
  5. Você conhece um Zé Diferente? Explique.

 

 

Atividades de Interpretação de Texto 4 ano do Ensino Fundamental.

  1. Quantos dentes tem as crianças?
  2. Quantos dentes tem os adultos?
  3. Que dentes as crianças não tem?
  4. Quantos dentes os adultos tem a mais do que as crianças?
  5. Para que serve os dentes do meio?
  6. Com quantos anos o dente das crianças começam a serem trocadas?
  7. Como se chama os dentes da frente?
  8. Quantos dentes molares as crianças possuem?

Escolha um dos personagens de um desenho animado de que você gosta e faça a descrição dele.

Atividades de Interpretação de texto 4º ano para imprimir: Televisão

  1. Qual o Meio de Comunicação ao qual o texto se refere?
  2. A que conclusão o autor chega ao final do texto?
  3. A definição de “televisão” dada pelo autor é:
  4. Quem é o narrador da história?
  5. No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela“, Apalavra sublinhada refere-se a que:
  6. Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gosta de televisão.
  7. Qual a crítica que o narrador faz em relação aos doces anunciados na tv?

Exercícios de Interpretação de texto 4º ano do ensino fundamental para imprimir.

  1. Se quiser convide um colega para ler junto e responder as perguntas.
  2. Escreva no caderno gírias que você costuma usar. Depois explique o significado de cada uma.

Leia a piada a seguir e resolvas as questões (A, B, C e D).

Atividades de leitura e interpretação de texto 4 ano

  1. Quem convocou a reunião?
  2. Quem chegou para a reunião?
  3. Qual era o objetivo da reunião?
  4. Por onde começou a limpeza?
  5. A palavra FLORESTA é uma trissílaba. Retire outras 3 palavras que sejam trissílabas do texto e escreva abaixo:
  6. Agora retire duas palavras do texto (monossilabas)

  1. Observem os personagens da história na cena em que joão revela a sua mãe que trocou a vaca por um punhado de feijões.
  2. A expressão no rosto da mãe mostra que ela está.
  3. A expressão no rosto do joão mostra que ela está.
  4. Procure no dicionário 2 significados pra cada palavra utilizada pra descrever joão e sua mãe na cena.

Confira também:

Atividades de Interpretação de Texto 4 ano.

1) O texto que você leu é uma versão cômica de um conto de fada muito conhecido. Qual é o nome desse conto?

2) Leia

3) Leia e responda:

Atividades de Interpretação de Texto 4 ano: A chata ou as baratas.

  1. Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

  2. A) os cachorros, gatos e peixes.
  3. B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
  4. C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
  5. D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.
  6. Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

  7. A) as baratas começaram a subir em seus pés.
  8. B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
  9. C) a irmã não era assim tão ruim.
  10. D) a irmã entrou em seu sonho e falou.
  1. A frase “Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços… e as reticências (…) mostram que as baratas
  2. A) pararam de subir nos pés do menino.
  3. B) continuaram a subir, subir, subir.
  4. C) fugiram assustadas.
  5. D) ficaram cegas de repente.
  6. O texto A chata e as baratas foi escrito para

 

  1. A) explicar por que as crianças sonham.
  2. B) ensinar que irmãos não devem brigar.
  3. C) contar uma história divertida.
  4. D) provar que as crianças são sempre medrosas.
  1. Um título que também combina com o texto 3 é
  1. A) A voz dos bichos.
  2. B) O fim de um pesadelo.
  3. C) Os bichos que eu amo.
  4. D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu

era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu

sonho e falou:

— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

  1. A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de exclamação (!) mostram que Andréia estava
  1. A) assustada.
  2. B) nervosa.
  3. C) triste.
  4. D) animada.

As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala

A) do narrador.

B) de Andréia.

C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

Sair da versão mobile