Atividades Educativas, Produção de Texto, Volta às Aulas

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas


Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais.

Uma excelente sugestão para trabalhar nas primeiras semanas de aulas, quando na maioria das vezes pegamos mais leve por conta da fazer de acolhimento e adaptação escolar dos alunos.

Saiba mais em: O que fazer no primeiro dia de aula?

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias

Veja também:

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, leitores do Educação e Transformação, resolvemos disponibilizar todas as “Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas – Minhas Férias”, mostradas acima para download gratuito em PDF, confira o link para baixar:


Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas – Nas minhas férias eu…

Trabalhando produção de pequenos textos: “Nas minhas férias eu…” com alunos do Ensino Fundamental Inicial.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Trabalhar com os gêneros cartão postal e carta;
  • Ampliar as habilidades de produção textual;
  • Sistematizar um evento significativo. Optamos nessa aula pelo registro escrito das memórias das férias escolares

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  1. Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
  2.  Que utilizem a escrita alfabética;

Desenvolvimento:

  • Professor, o objetivo final desta aula é a construção de um painel com o registro de todos os alunos e do(s) professor (es) da turma sobre as férias escolares.
  • O ideal é que assim que o segundo semestre letivo iniciar, você faça uma roda de
  • conversa com seus alunos para que todos compartilhem como foram as férias.
  • Estimule-os a contar, onde foram, o que fizeram, se ficaram em casa, se algum parente ou vizinho foi brincar na casa deles, quais as brincadeiras ou brinquedos diferentes que tiveram acesso nas férias, se viajaram, realizaram passeios, foram ao shopping, comeram ou viram algo diferente, descansaram, etc.
    Você pode começar fazendo um relato da sua experiência nas férias para que as crianças tenham na sua fala um exemplo de organização de idéias e eventos. Você não precisa enfatizar apenas ações que dependam de grandes investimentos financeiros, mas procure valorizar as pequenas ações importantes que podemos fazer nas férias como: conviver com os amigos, descansar, conviver com os familiares, etc.
  • Então peça que um a um contem suas experiências.
  • No segundo momento, ajude-os a organizar em uma folha de rascunho, em poucas linhas, o registro dos principais eventos das férias. Dê a todos uma frase inicial para começar a redação, sugiro: “Nas minhas férias eu…”
  • Depois é hora de transcrever para a folha que fará parte do painel, lembre a todos de caprichar na letra para que fique um painel bem bonito!

Sugestões:

  • Nesta atividade você pode utilizar um xerox colorido da foto 3×4 da criança para que ela ao realizar o desenho sobre suas férias Utilize a foto na sua produção.
  • Converse com seus alunos e explique a eles que durante as férias eles podem enviar um cartão postal, do lugar que eles estiverem.
    Se possível, mostre para toda a sala alguns postais preenchidos. Conversando com o grupo, explique que poderão compartilhar imagens de um lugar com uma pessoa querida e distante através de um simples postal.
  • Agora as crianças podem pensar em alguém da sala que gostariam de ter enviado um cartão nas férias, se possível, cuide para que todas as crianças recebam um cartão.
  • Na frente às crianças desenham uma paisagem ou momento das férias e no verso escrevem um pequeno texto, contando sobre as férias a um amigo.
  • Para finalizar você pode fazer um grande painel com todos os textos e um grande envelope para que cada um coloque seu cartão postal.

* Vocês podem ainda fazer uma brincadeira, uma das crianças será o carteiro e entregará os postais aos colegas.

Ideias:

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias

Recursos Complementares

• Cartolinas;
• Xerox coloridos das fotos 3×4 das crianças da turma;
• Cartões postais;

Avaliação

Primeiro você pode avaliar como as crianças fazem o relato das férias, a capacidade de síntese, de expor com clareza informações e a forma e a forma como organizam e expõem as informações por meio da oralidade.

Depois você poderá avaliar como as crianças transpõem estas informações para o papel. É uma oportunidade de observar o processo de escrita de cada uma das crianças, a redação de palavras e a organização do texto no papel.

Com os postais, além de observar como as crianças realizam a produção escrita, você pode analisar a percepção do gênero cartão postal, se ele representa algo novo para as crianças, se elas compreenderam e atenderam a proposta da atividade.


Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas – Pense e Escreva

Agora que voltou das férias pense e escreva:

Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas – Como foi minhas férias.

Eu e seus colegas estamos curiosos para saber como foi suas férias.

Você deve ter se divertido bastante. Então, no espaço a baixo escreva tudo que você fez durante as férias.

O que achou da postagem? Gostou? Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *