Ícone do site Educação e Transformação

Atividades para o Primeiro Dia de Aula

Atividades para o Primeiro Dia de Aula

Atividades para o Primeiro Dia de Aula

O que fazer no primeiro dia de aula? Que tipo de Atividades para o Primeiro Dia de Aula podemos utilizar nas series iniciais?

Sabemos que a academia nos forma, porém a profissionalização mesmo só adquirimos com a prática, quem nunca se perguntou. “o que farei com os alunos no primeiro dia de aula?” É um questionamento comum e quem entra na profissão de professor vai acabar passando por isso.

Pensando nisso, e também em maneiras de facilitar para vocês, selecionamos diversas sugestões de Atividades volta às Aulas, confira:

Atividades para o Primeiro Dia de Aula (Inicio do Ano Letivo)

Atividade de Conhecimento:

____________

Atividade Volta às Aulas para series iniciais – GARRAFA MÁGICA

Está é uma maravilhosa atividade para trabalhar com alunos com 8 anos em diante de idade. Com o objetivo de desenvolver a imaginação.

Para desenvolver a brincadeira vamos precisar apenas de uma garrafa. A atividade pode ser feita em sala de aula, e, ou pátio da escola.



Formação: círculo (Os alunos em círculo, o professor no centro)

Passo a passo da atividade:

____________

Atividades para o Primeiro Dia de Aula

Sugestões de Atividades para os primeiros dias de aulas:

______________________

3 Dinâmicas divertidas

1 – CACHORRO E GATO CEGO

IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

2 – QUAL O PERFUME?

IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
Objetivos específicos: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.

3 – TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

_________________

Quem é meu professor

Objetivos:  

Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.

Material:

Papel e caneta

Procedimento:

Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.

Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária: a partir de 8 anos

__________________________

CRACHÁS e/ou FICHAS COM NOME PRÓPRIO

  1. O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.
  2. Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.
  3. O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.
  4. Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.
  5. O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.
  6. As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.
  7. O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.

Atividades para o Primeiro Dia de Aula para imprimir

Salada de letras: Descubra as palavras e escreva-as os quadros:

Escreva o alfabeto de acordo com a primeira letra de cada desenho.

Ditado Recortado:

Vogais juntinha formam palavrinhas!

Enfatize a aglutinação por meio de histórias ou frases.

Como deve ser uma boa rotina na educação infantil ?

Modelo pronto de Rotina volta às aulas para Educação Infantil:

Produção de Texto para Volta às Aulas

Eu e seus colegas estamos curiosos para saber como foram suas férias? Você brincou, pulou, cantou, dançou, ou ficou de pernas pro ar sem fazer nada? Então? Você vai nos contar?

O que eu quero fazer na escola?

O que achou das nossas sugestões de Atividades para o Primeiro Dia de Aula? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Sair da versão mobile