<

Ator


Vemos e ouvimos atores quase todos os dias – retratando vários personagens em produções de cinema, televisão, rádio ou teatro. Quando a maioria das pessoas pensa em atores, elas pensam nas principais estrelas de Hollywood. Esse, é claro, é o sonho final de quem segue uma carreira de ator.

No entanto, é bastante difícil atingir esse tipo de sucesso. A maioria dos atores se apresenta em produções menores, geralmente começando em comerciais ou como extras em programas de televisão ou filmes.

Veja também: O que faz um contador?

O que um ator faz?

Existem muitos atores que fazem uma carreira bem-sucedida com as chamadas partes pequenas e nunca têm um papel de protagonista, o que ainda pode ser uma carreira muito satisfatória. Outros que alcançam grande sucesso logo no início de suas carreiras se tornam nomes conhecidos e têm muitos papéis importantes. A maioria dos atores terá uma carreira que está em algum lugar entre esses dois extremos.

O trabalho de um ator é representar completamente o personagem que está interpretando e convencer seu público de que o personagem é real, envolvendo-o e atraindo-o para a história. Isso se aplica a papéis principais e peças menores, pois todos os papéis se combinam para criar uma produção bem-sucedida.

Existem muitas maneiras de entrar no personagem e os atores geralmente pesquisam os empregos, hobbies ou atividades dos personagens que interpretam, para que possam se colocar nesse estado de espírito. A aparência física também pode ser importante na criação de um personagem, e os atores geralmente perdem ou ganham peso, ou mudam a cor do cabelo para criar fisicamente o personagem que estão interpretando.

Kit de Alfabetização Só Escola

Se a parte exige algum tipo de drama emocional (por exemplo, lidar com a morte), um ator geralmente pesquisa pessoas que experimentaram o que o enredo descreve para entender e transmitir realisticamente as emoções envolvidas.

Como é o local de trabalho de um ator?

O local de trabalho de um ator varia de acordo com o tipo de produção envolvido. Alguns filmes e programas de televisão, assim como a maioria dos anúncios, serão filmados em estúdios e em sets. Isso pode ser bastante empolgante, ver como um local pode ser criado por cenógrafos e feito parecer real. Outros programas de cinema e televisão são filmados no local e podem envolver muitas viagens – às vezes para lugares distantes e exóticos.

As produções teatrais acontecem no palco e têm considerações muito diferentes das performances filmadas. As apresentações serão na frente de uma platéia ao vivo – nos cinemas e nos estúdios de alguns programas de televisão. Outras performances não têm audiência e o feedback dessas performances não é instantâneo.

O local de trabalho é muito variado, e os atores precisam ser flexíveis em relação a onde trabalham e o tipo de ambiente em que trabalham. Aqueles preparados para trabalhar em todos os tipos de situações diferentes e capazes de se adaptar a seus diferentes ambientes serão mais bem-sucedido em encontrar seu nicho.

Devo me tornar um ator?

O que um ator faz?

Se você está pensando em se tornar um ator, mas não está 100% convencido de que é a carreira certa para você, faça as seguintes perguntas:

Você está confiante e está bem com as críticas?

  • Desde a primeira audição até o ensaio, as críticas ao desempenho são uma grande parte do processo de atuação. É essencial ter confiança e continuar tentando, apesar das rejeições, críticas e contratempos.

Você tem tenacidade?

  • Até os atores mais bem-sucedidos enfrentam competição e rejeição. Ter força de vontade e persistência para seguir em frente mesmo depois de enfrentar muitas rejeições é a única maneira de sobreviver como ator.

Você é observador e perspicaz?

  • Os atores precisam ser capazes de observar e absorver o que está acontecendo ao seu redor no mundo, bem como observar as interações e emoções humanas. Eles precisam ser capazes de explorar com sucesso os personagens que estão retratando, tendo uma ideia do que faz com que humanos diferentes funcionem. Essas habilidades são essenciais para que os atores se conectem ao seu trabalho.

Você é bom em ler um script e seguir as instruções?

  • Ser bom em análise textual, e entender e extrair informações de personagens de um script é uma parte vital de ser um ator de sucesso. Ter a capacidade de ouvir e seguir instruções é outro grande componente da atuação, pois todos os atores precisam trabalhar e respeitar a visão de seu diretor.

Você gosta de trabalhar com outras pessoas?

  • É necessária muita colaboração durante as etapas de ensaio e apresentação, e os atores precisam ser capazes de trabalhar de forma coesa com os outros, a fim de torná-lo uma boa experiência para si e para os que os rodeiam.

Você precisa ter uma programação regular?

  • Infelizmente, a maioria dos atores costuma ter um horário anormal, trabalhando longos dias e fins de semana. Os ensaios e as sessões de filmagem costumam chegar tarde da noite ou começar de manhã cedo.

Você é emocionalmente saudável?

  • O show business pode ser um terreno fértil para distúrbios alimentares, abuso de drogas e depressão. Se você já está lidando com questões pessoais, é melhor procurar ajuda antes de mergulhar neste setor.
O que um ator faz?

Você pode se imaginar fazendo outra coisa?

  • Se você se imaginar fazendo um trabalho diferente, pode não ter o que é necessário para se comprometer totalmente com a ação. Você precisa ser extremamente motivado para ser ator e abraçar as lutas do dia a dia que enfrentará. A vida de um ator é incrivelmente competitiva e uma das carreiras mais difíceis de se sustentar. Os atores passam a maior parte do tempo tentando conseguir um emprego de ator, trabalhando em outro emprego para pagar as contas, o treinamento e a criação de redes. Se você notou, nenhuma dessas coisas envolvia atuar. O nível de comprometimento necessário para ter sucesso e a pele grossa necessária para sobreviver à constante rejeição que é a rotina diária do ator são enormes.

Seu objetivo é estabilidade financeira?

  • Se seu objetivo na vida é segurança financeira, ser ator não é a melhor opção de carreira. Você poderia literalmente passar toda a sua vida adulta lutando para sobreviver, sem esperança de poder se aposentar.

Você vai passar a vida agindo de qualquer maneira, mesmo que você nunca faça um centavo fazendo isso?

  • A única razão para se tornar ator é se nada pode impedi-lo de fazê-lo – e, nesse caso, faça-o como amador ou como hobby. Se você chegar ao ponto em que está igualmente determinado a experimentá-lo profissionalmente, só então deverá fazê-lo.

É importante pensar no que você quer da vida, pois há muitas opções e caminhos a serem seguidos. Lembre-se de que, se você decidir atuar como uma carreira, pode ser muito difícil mudar de carreira se você se encontrar na meia-idade ainda no serviço de alimentação e na audição.

Um caminho alternativo é talvez encontrar uma maneira de ganhar a vida que não está agindo, mas permitirá que você continue atuando. Não há nada de errado em atuar como um hobby no teatro da comunidade local ou em filmes estudantis. Não tente atuar pela fama ou pelo dinheiro, porque você provavelmente ficará muito decepcionado.

Não deixe de ler: O que faz um esteticista?