Ícone do site Educação e Transformação

Avaliação diagnóstica 1º ano

Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental

Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Avaliação diagnóstica 1 ano de portuguêsAvaliação diagnóstica 1 ano de matemática, pronta para imprimir e aplicar em alunos do ensino fundamental.

São excelentes sugestões para trabalhar no inicio do ano letivo, com as volta às aulas, mas que podem ser utilizados durante todo o ano, conforme foi necessário.

Avaliação diagnóstica 1 ano – Simulado em WORD

Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental – Para imprimir

Saber o que os alunos já conhecem é de fato essencial para o ponto de partida do planejamento docente. Essa prática tem sido bastante disseminada nas séries inicial do ensino fundamental. E, além disso, muitos autores endossam esta prática, oferecendo referencias teóricas que a sustentem.

Mais importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, é o fato de que o professor faça a avaliação diagnóstica inicial e, assim, estabeleça os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais a serem alcançados.

Pensando nisso hoje trago para vocês uma Avaliação Diagnóstica indicada para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Está avaliação está pronta para imprimir.

Veja também:

Para facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar todas as atividades mostradas acima “Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental” para download em PDF, confira o link:


Avaliação diagnóstica 1 ano – Leitura e Escrita

Este é um momento importante para a escola, para os alunos e, principalmente, para você. Trata-se de um momento privilegiado, cujos objetivos são a avaliação diagnóstica do processo de alfabetização no 1º Ano e o planejamento do trabalho pedagógico, visando à aprendizagem de todos os alunos no tempo esperado.

Sugerimos os seguintes passos:

1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que é importante que cada um mostre o que aprendeu. Importante também dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais.

2- Os responsáveis devem ser avisados, para que seus filhos sejam estimulados a estar presentes na escola.

3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento das atividades.

4- Antes de iniciar a avaliação, explique a eles, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas por você, Professor, para cada questão.

5- Incentive-os a responderem. Mas, ao mesmo tempo, mostre a eles que, caso não consigam resolver determinada questão, haverá outros momentos para que as dificuldades sejam superadas.

6- É de fundamental importância que você, Professor, siga as instruções de cada questão. O que vem precedido da palavra PROFESSOR são os comandos, que devem ser lidos pausadamente por você – exceto o que está entre parênteses, pois estes contêm instruções de procedimentos que dizem respeito apenas a você.

Objetivos da avaliação diagnóstica

Para ter acesso ao material completo “Avaliação diagnóstica 1 ano”, disponibilizado pelo RIO EDUCA, confira o link a seguir e baixe em PDF:


Avaliação diagnóstica 1 ano de Português para imprimir

Folha 01:

Folha 02:

Folha 03:


Avaliação diagnóstica 1 ano de Matemática para imprimir


avaliação diagnóstica 1 ano, ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem.

Objetivos principais:

Ela pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno.
O  professor tem o dever de verificar o conhecimento prévio de cada um, constatando as condições necessárias para garantir a aprendizagem.
Além disso, ela também funciona como uma análise do ensino na escola, já que os resultados das salas de aula de uma mesma série podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos.

Dentre os instrumentos que utilizo para verificar a aprendizagem das crianças, destaco:

  • Produção de texto: retomo os gêneros trabalhados em cada série nas diferentes modalidades organizativas. Assim, planejo uma situação em que os alunos produzirão um texto de determinado gênero e analiso os aspectos linguísticos e discursivos de cada um.
  • Leitura e interpretação de textos: organizo práticas de leitura para identificar quais habilidades os alunos dominam e quais ainda precisam desenvolver.
  • Resolução de problemas envolvendo as operações: considero neste caso os diferentes tipos de problemas que envolvem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Cálculos diversos.
  • Análise de dados das turmas: índice de alfabetização e resultado de avaliações anteriores.

Avaliação diagnóstica 1 ano inicial – Para imprimir

No total são 10 páginas em uma super apostila de Avaliação diagnóstica 1 ano inicial, confira:

Avaliação diagnóstica 1 ano inicial em PDF

Para facilitar para você (leitor do Educação e Transformação) resolvemos disponibilizar as atividades mostradas acima (Avaliação diagnóstica 1 ano inicial) para download em PDF, confira o link a seguir e baixe:

Sair da versão mobile