Conceito e Definição

O que é background?


Background é uma palavra derivada do inglês e já virou um termo cotidiano entre os brasileiros, podendo significar experiência, antecedentes, contexto, plano de fundo, educação, meio, fundo, etc.

Em uma frase em inglês, por exemplo, essa palavra pode significar algo que está ao fundo.

Eu conseguia ouvir seu sussurro, mesmo que havia barulho ao fundo. Em inglês: I could hear his whisper even though there was a background noise.

Um papel de parede em uma tela de computador pode se referir a um plano de fundo, ou seja, background. Os vetores backgrounds, muito utilizados em sites de imagem podem ser utilizados como plano de fundo do twiter, Tumblr, entre outros.

Na palavra em inglês, background pode se referir à educação de uma pessoa. Por exemplo: He is serious because he has a very strict religious background – Ele é sério porque teve uma educação religiosa muito rígida.

Na arte, refere-se ao plano de fundo de uma pintura. Também pode se referir a um termo que remete ao posicionamento distanciado de uma imagem em relação ao primeiro plano.

Background segundo o dicionário

Segundo o dicionário, a palavra background pode significar algo como escondido, discreto, imperceptível, obscuro. Exemplo: She seemed kind, but she kept a lot of anger in the background. – Ele parecia gentil, mas guardava muita raiva escondida em segundo plano.

  • Background:  substantivo
  • Plural: backgrounds
  • Fundo m  (plural: fundos m)

Ex. Tem um castelo no fundo da foto. (background)

Histórico 

Exemplo: A candidata conseguiu o emprego devido a seu bom histórico (background) acadêmico.

Contexto

É importante entender o contexto histórico (background) do conflito.

Base

Meu professor tem uma boa base (background) em filosofia.

Origem (plural: origens )

Ex. Minha origem étnica (background) influencia o meu jeito de se vestir.

CSS Background

Segundo a propriedade CSS é um atalho que define os valores de fundo em um único lugar na folha de estilo, individualmente. Background pode se assemelhar a definição de valores para os seguintes conceitos: background-position, background-clip, background-size, background-color, background-image, background-origin, background-repeat, background-attachment.

Quando os valores iniciais estão em falta, o fundo CSS propriedade estenográfica atribui valores de dados explícitos e conjuntos de propriedades para esses valores.

Veja também: Caráter.

Background no âmbito corporativo

Na linguagem corporativa, circula entre os membros do RH junto com palavras americanas tais como: networking, team building, brainstormings, on the job, entre outras. Conhece algumas dessas expressões?

É bom atentar-se a elas, pois podem ser usadas em uma entrevista de emprego. Confira abaixo o que significa cada uma delas, inclusive background.

  • Networking – Construir uma rede de contatos,
  • Team building – Construção de equipes,
  • Brainstormings – Técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos,
  • On the job – Treinamento que acontece no próprio ambiente de trabalho,
  • Background – vivência na área de atuação ou em qual curso o profissional possui formação

Esses termos seguem cada vez mais alinhados com o mundo globalizado em que vivemos, afinal, muitas empresas estrangeiras instalaram-se no Brasil, trazendo sua cultura e vocabulário que foram inseridos em nosso idioma.

Segundo alguns profissionais de RH, os termos em inglês não definem sucesso durante a entrevista, porem demonstram que o profissional está engajado com a atualização do mercado.

Como as principais corporações estão nos Estados Unidos, suas pesquisas e estudos de caso tornam o vocabulário do nosso país cada vez mais “americanizado”. Lógico que os termos devem ser usados com moderação, principalmente em uma entrevista de emprego, pois pode passar a impressão errada para o entrevistador.

Uma frase cheia de palavras estrangeiras pode ser considerada maneirismo, além de arrogância da parte do candidato. Agora se um profissional participar de uma entrevista de emprego onde surjam termos tais como background ou know how e a pessoa não souber o que significa, é melhor perguntar do que responder algo totalmente fora do contexto da pergunta.

No caso de background, como representa pano de fundo, contexto, vivencia e etc, pode muito bem ser definido como vivencia e conhecimento profissional e pessoal.

O termo pode ser utilizado como sinônimo da experiência de um profissional na área em que atua ou qual é a formação acadêmica dele. Portanto, se alguém perguntar: “Qual é o seu background?”, isso significa que a pessoa quer saber sobre qual é a sua vivência na sua área de atuação ou em qual curso você possui formação.

Background check

Outra possiblidade de uso da palavra está relacionada com antecedentes e está sendo muito utilizada em grandes corporações e é prevista por marcos legais como a Lei Anticorrupção e a Lei das Estatais.

Aqui no Brasil, o termo se popularizou devido à corrupção que tomou conta do país e isso fez com que gerentes e donos de empresas se interessassem por uma análise mais profunda do histórico profissional de candidatos a cargos estratégicos. Essa análise também é denominada background check.

O background check consiste em realizar uma pesquisa cabal e concisa da vida de um funcionário a fim de identificar riscos associados a uma possível contratação negativa do colaborador. Por exemplo, Carlos Lopes, diretor da Kroll no Brasil emitiu a seguinte nota sobre o assunto:

“Para reduzir vulnerabilidades e futuras ameaças reputacionais, empresas e gestores buscam cada vez mais decisões apoiadas em fatos e informações objetivas”.

Ele é consultor em gestão de riscos que presta o serviço a nível mundial e viu sua marca crescer em mais de vinte por cento, devido à alta procura por seus serviços. O background check list não é uma simples consulta sobre a vida do candidato.

Além de avaliações técnicas, o serviço cobre avaliação comportamental e de relacionamentos, e inclui opiniões postadas em redes sociais. Dependendo do tipo de histórico do candidato, ele não é aprovado para vagas do mercado. Segundo Carlos Lopes:

“O trabalho é coletar dados e reportá-los ao cliente. Não há recomendação nem indicação em nosso relatório”.

O background também insere informações sobre ações contra o candidato, biografia, litígios, associações empresariais ou pessoais consideradas sensíveis e conexões com a política. Todo o processo passa por investigação de dados públicos, entrevistas com fontes confiáveis e investigação comercial. Esse tipo de análise visa principalmente pessoas em cargos de alta patente.

Não deixe de conferir também: Upgrade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x