<

Brincadeiras antigas para relembrar a sua infância


Selecionamos nesta postagem diversas Brincadeiras antigas para relembrar a sua infância.

Hoje em dia, com o avanço tecnológico, as brincadeiras e jogos estão sendo deixadas de lado e muitas estão sendo (EXTINTAS).

Confira essa lista que preparamos com as melhores Brincadeiras antigas para relembrar a sua infância:

Brincadeiras antigas para relembrar a sua infância

Passa anel

Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel.

Depois disso ele escolherá outro participante que não esteja com o objeto e este deve adivinhar onde o anel está. Se acertar será a vez dele passar o anel. Se errar é eliminado do jogo.

Kit de Alfabetização Só Escola

A brincadeira pode ficar mais interessante se o passador tiver mais de um objeto na mão. Pode ser um anel, uma bola de gude e uma moeda, por exemplo. Neste caso é preciso escolher antes quem deverá tentar adivinhar. Cada objeto é passado de uma vez. O jogador escolhido terá então que adivinhar qual objeto está na mão de quem.

Veja também: Brincadeiras com bola

Jogo da Velha

O jogo da velha ou jogo do galo ou três em linha é um jogo e passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.

Kit Educação Especial

Como jogar

O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas.

Cada jogador é livre para colocar sua “marca” em qualquer posição vazia no tabuleiro, que pode ser uma bolinha ou um X, ou o que a criança quiser inventar.

Trava-língua

O Trava-línguas é um conjunto de palavras formando uma frase que seja de difícil pronunciação Os trava-línguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e alegria.

Kit Educação Especial

Adedonha ou STOP

Adedanha! ou Stop! é um jogo de conhecimentos gerais. Ele é muito comum entre as crianças e até mesmo entre adultos, que consiste em desenhar-se uma tabela em tópicos em um papel para cada jogador. 

Cabo de guerra

Cabo de guerra ou jogos da corda ou tração à corda é uma atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força e musculação, puxando a corda

Kit Educação Especial

Pular corda

Essa é uma das brincadeiras antigas que nossos avós brincavam! Duas pessoas seguram as extremidades de uma corda, batendo em movimentos rápidos e circulares, enquanto outras se colocam entre elas e pulam sempre que a corda se aproxima do chão. O desafio é ficar atento e pular no momento certo!

Pião

Pião é o nome dado em português aos vários tipos de brinquedo que consistem, na brincadeira clássica e antiga, em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido.

Forca

O jogo da forca é um jogo em que o jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do enforcado.

Kit Educação Especial

Cinco Marias

Cinco-marias, pipoquinha ou belisco, é um jogo também conhecido como “brincadeira dos cinco saquinhos”, ou “das cinco pedrinhas”, que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido, de mais ou menos 3 por 4 centímetros, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão.

Amarelinha

Amarelinha ou “Jogo da Macaca” em Portugal é uma brincadeira popular entre crianças. A palavra vem do francês marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo .

O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.

Dança da cadeira

Dança das Cadeiras é um jogo/brincadeira realizado para o divertimento de um grupos de pessoas, independente das suas idades. O jogo consiste numa roda de cadeiras e outra de pessoas, sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos em relação aos indivíduos participantes. 

Ciranda cirandinha

Ciranda-cirandinha é uma das cantigas de roda mais tradicionais. Isso quer dizer que até a vovó pode saber a letra e cantar com você! Quer dizer também que, para brincar, basta fazer uma roda, dar as mãos e cantar a música!

Peteca

O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão.

jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o chão numa certa área definida.

___

Brincadeiras Antigas em vídeo