Educação e Transformação

Brincadeiras para o dia das mães

Brincadeiras para o dia das mães


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Dinâmicas e Brincadeiras para o dia das mães.

Você sabia que o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Maio? Está comemoração importantíssima para todos não tem dia fixo para ser celebrado.

Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. É um dia de celebrar e agradecer a todas as mães pelo amor e carinho que recebemos desde o nosso nascimento.

Veja também:

Para trabalhar essa data tão importante em sala de aula, selecionamos algumas sugestões de Dinâmicas e Brincadeiras para o dia das mães, para Educação Infantil e Ensino Fundamental, confira:

Brincadeiras para o dia das mães – Varinhas

Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)

Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas

Confira também: Música “TREM BALA” para o Dia das Mães com letra


Brincadeiras para o dia das mães – Afeto

Brincadeiras para o dia das mães – Afeto

Para a realização desta atividade vamos precisar de um bichinho de pelúcia e 7 a 30 pessoas podem participar. O objetivo desta brincadeira é exercitar manifestações de carinho e afeto.

Descrição:

Recomendo também: Atividades variadas para o dia das mães


Brincadeiras para o dia das mães – Os números

Brincadeiras para o dia das mães – Os números

Para está brincadeira vamos precisar de: Cartões com números diferentes.

Passo a passo:


Brincadeiras para o dia das mães – Bolinho

Brincadeiras para o dia das mães – Bolinho

Recursos de brincadeira para fazer com as mães: Bolinho

Passo a passo das brincadeiras para fazer com as mães: Bolinho

  1. Em uma mesa coloque diversos bolinhos tipos cupcake.
  2. debaixo de alguns deles os organizadores colocarão tarefas para as mães, como por exemplo: Contar sua reação quando soube que seria mãe, contar a história do nome de seu filho, etc.
  3. e em algum bolinho  deverão conter 1 brinde para a mamãe.
  4. Se desejarem rir um pouco pode colocar também nos bolinhos tarefas engraçadas.

Essa brincadeira pode se tornar uma oportunidade de muitas mães contarem aos filhos, o que nunca souberam sobre elas.


Brincadeiras para o dia das mães – Jogo Comunitário

Para essa Brincadeiras para o dia das mães vamos precisar de uma flor.

Desenvolvimento:

Veja mais: Atividades para o dia das mães do ensino fundamental


Brincadeiras para o dia das mães – Dinâmica das Balas

O objetivo dessa dinâmica de grupo para o dia das mães é integrar alunos, professores e pais numa atividade em que o trabalho em grupo é fundamental para o sucesso.

Da mesma maneira sugerimos que os professores comuniquem com antecedência as mães dos alunos para que aquelas que queiram participar compareçam no dia da atividade e colaborem com o desenvolvimento.

Material necessário:

O coordenador pedirá que todos sentem em círculo. Deve pegar todas as balas e colocar sobre a bandeja no meio da roda. A tarefa é simples, pais e alunos devem ir, um de cada vez, até a bandeja e pegar uma bala para chupar, só que aí entra o detalhe. NINGUÉM PODE USAR AS MÃOS para descascar a bala e por na boca.

Foi apresentado o desafio que somente com o trabalho em grupo poderá ser solucionado.

Essa é uma dinâmica de dia das mães divertida e engraçada, as pessoas se esforçam e todos riem muito e no final concluem que a ajuda dos demais participantes é fundamental para cumprir a tarefa.

No final da atividade o professor ou coordenador deverá explicar que tal como na dinâmica, a escola também precisa da colaboração dos pais e alunos para desenvolver suas atividades. O trabalho em grupo entre pais, professores, alunos e funcionários da escola é a base para o sucesso da instituição.

Da mesma maneira, ao longo da vida pessoal e profissional o aluno vai entender que o trabalho em equipe é a alavanca que move as grandes instituições.


Brincadeiras para o dia das mães– Rolo de Barbante

O objetivo dessa brincadeira de dia das mães é integrar o grupo, alunos, mães, professores e coordenadores com o propósito de apresentar conceitos de relacionamentos e integração pessoal.

Essa é uma dinâmica muito simples, fácil de fazer e que dá excelentes resultados.

Essa atividade pode ser feita em sala de aula com professores e alunos ou se a escola permitir, o professor pode fazer um convite as mães dos alunos para que essas compareçam num determinado dia para o desenvolvimento da dinâmica.

Primeiramente todos os participantes devem formar um círculo, podem estar sentados ou em pé.

Estando todos presentes o coordenador deve providenciar um rolo de barbante, segurando a ponta do barbante o rolo é lançado para um dos participantes, o coordenador sempre segurará a linha, esse participante, pode ser um aluno ou uma mãe deverá responder algumas perguntas previamente definidas como por exemplo:

E assim por diante, cabe ao coordenador preparar as perguntas e deixá-las no quadro negro para que pais, alunos e demais participantes possam ler ou se preferirem fazer suas próprias perguntas.

Cada pessoa que recebe o rolo deve responder uma pergunta, depois segura a linha e joga o rolo para outro participante, e assim por diante.

No final teremos uma grande teia de barbante, nesse momento o coordenador deve explicar que essa teia representa os laços e relacionamentos criados durante a atividade e que devem ser mantidos para um progresso tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e pais.

A teia de relacionamentos será a base para que os alunos entendam que no mundo globalizado e dominado pela internet os relacionamentos podem ser determinantes na formação e do progresso pessoal e profissional do aluno.


Brincadeiras para o dia das mães – Cumprimentar as Mães

Brincadeiras para o dia das mães – Cumprimentar as Mães

Matéria: Musica animada.

Descrição:

Exemplo:

Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, orientador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estarem de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar as companheiras e sentar.

Comentar o exercício: