Calor específico

Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica.


O calor específico (c) ou capacidade térmica mássica é uma grandeza da física que está relacionada com a quantidade de calor quanto é recebida e a variação térmica gerada.

O calor específico determina a quantidade que é necessária para aumentar a temperatura de 1º C de 1g do elemento. No sistema internacional (SI) o calor específico é medido em J/Kg.K (joule por quilograma e por Kelvin).

Mas é comum ser medido também em cal/g.º C. (caloria por grama e por grau Celsius)

1 cal = 4,186 J

O calor específico molar

A capacidade calorífica molar ou calor específico molar é identificado pela relação que há entre a capacidade térmica e o número de mols presentes.

Quando a capacidade calorífica de uma substância é para o mol desta substância ela é nomeada como calor específico molar.

Recomendamos também a leitura do artigo: Leis de Newton

Capacidade térmica

A capacidade térmica ou calor específico é determinada pelo volume ou quantidade de calor presente em um corpo em relação a variação agindo neste corpo.

Calor sensível e calor latente

O calor latente (L) é a quantidade de calor recebida por um corpo. Aqui sua temperatura permanece inalterado e seu estado físico, ou forma, se modifica.

No Sistema Internacional (SI) o calor latente tem sua medição em J/Kg (Joule por quilograma) mas também pode ser medido em cal/g (caloria por grama).

Atenção: O calor latente não depende da temperatura como o calor específico. Pois na mudança de estado, a temperatura fica neutra. Um exemplo disso é um cubo de gelo derretendo. A água em estado líquido e sólido tem a mesma temperatura.

Veja também:

Calor sensível

O calor sensível é a variação de temperatura de um corpo. Quando aquecemos uma barra de metal, a sua temperatura aumenta, mas seu estado físico não é alterado.

Saiba o que é calor específico – Teoria e exercício

Outros artigos:


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.