<

Carga elétrica


Neste artigo vamos falar um pouco sobre Carga elétrica.

Soa estranho dizer isso mas, nós somos feitos de eletricidade. Assim como todas as coisas e seres criados.

O que é carga elétrica?

A carga elétrica faz parte das partículas elementares que compõem o átomo que por sua vez tem a carga de elétron positiva e negativa.

  • Elétrons: está na eletrosfera que fica ao redor do núcleo do átomo e sua carga é sempre negativa.
  • Prótons: eles ficam no núcleo do átomo e tem carga positiva.
  • Nêutron: está no núcleo do átomo mas é neutro, não possui carga elétrica.

Coulomb é o nome da unidade de grandeza que representa a carga elétrica. É sempre identificada pela letra C, este nome foi dado em homenagem ao físico francês Charles Augustin Coulomb que nomeou a unidade.

Todos os corpos existentes são formados por cargas elétricas. Quando os corpos estão em estado neutro, eles possuem a mesma quantidad e elétrons e prótons, o que dificulta identificar qual propriedade elétrica possuem.

O corpo é considerado eletricamente positivo quanto tem mais prótons que elétrons. E eletricamente negativo quando tem mais elétrons do que prótons.

O que é carga elementar?

A carga elementar é a menor carga elétrica encontrada a natureza. O seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C referente a carga de elétrons e prótons.

Princípios da eletrostática

A eletrostática é um departamento da física que estuda os fenômenos que se manifestam quando a carga elétrica está em repouso. E tem seus princípios distintos:

  • Princípio da conservação– é constante a somatória da carga elétrica de um sistema que é eletricamente isolado.
  • Quantização – é quantizada, sempre um múltiplo do valor da carga elétrica elementar.

Para cálculo:

Q – carga elétrica total de um corpo

n – número de elétrons recebidos ou perdidos

e – a carga elementar (1,6 . 10-19 C)

  • Princípio da atração e repulsão – repelem-se cargas que são de mesm sinal enquanto que as de sinal contrário se atraem.

Eletrização

Para que um corpo em estado neutro fique carregado eletricamente, é preciso passar por um processo de eletrização que pode ocorrer das seguintes formas:

Por atrito

Quando dois corpos de materiais diferentes estão em estado neutro e tem atrito entre si, um desses corpos ganha elétrons, carga negativa e o outro corpo perde elétrons, carga positiva. Nesta eletrização a cargas tem quantidade igual mas com sinais opostos.

Por contato

É quando dois corpos condutores eletrizados são mantidos em contato e isso faz com que a carga elétrica seja restribuida entre os dois corpos criando um equilíbrio eletrostático. E por fim, ficam com a mesma carga.

Por indução

Ocorre em três fases:

  • Acontece com a aproximação de um corpo neutro de um corpo eletrizado criando uma separação de cargas.
  • Corpo neutro sendo ligado à terra. Isso faz que uma parte do condutor da carga seja neutralizada.
  • Desconectado o corpo da terra, este corpo fica eletrizado mas com sinal oposto ao corpo que foi usado para induzir a separação de cargas.

Vídeo aula 

Exercícios resolvidos

Fórmula 

A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Veja a seguir algumas formulas deste conteúdo.

Carga elétrica formula

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.