Dúvidas de Português

Catorze ou quatorze


A língua portuguesa possui “armadilhas” que podem confundir muitas pessoas. Na hora de escrever “Catorze ou quatorze”, muitos pensam que essa é mais uma dessas armadilhas, mas a verdade é que as duas formas estão corretas. É isso mesmo: na hora de se referir ao cardinal 14, tanto faz se você escrever “catorze ou quatorze”.

Recomendamos também: Trouxe ou trousse.

Você sabe a diferença entre Catorze ou quatorze?

Confira a seguir a origem de cada palavra “Catorze ou Quatorze” e entenda melhor porque ambas podem ser utilizadas para não ter mais dúvidas!

A origem da palavra com “qu” é do latim: quattuordecim. Assim, quando foi adaptada ao português, manteve-se naturalmente a escrita também com “qu”. Essa forma, contudo, é mais utilizada no Brasil.

Já o número 14 escrito “catorze”, com “ca” também não está incorreto. A origem, especula-se, é provavelmente a mesma: quattuordecim, do latim. Entretanto, o que aconteceu nesse caso foi que a língua adaptou-se com o tempo, quando muitos falantes substituíram o “qu” pelo “c”. Essa troca é mais característica em Portugal, onde o uso de “catorze” é quase geral.

Abaixo, confira exemplos escritos das duas formas e com o mesmo significado em todas as sentenças:

  • Estou há quatorze dias sem falar com ele.
  • Há catorze meninas para o time.
  • Ele nasceu no dia quatorze de abril.
  • O número catorze tem significado para você?
  • Ele conhece quatorze pessoas daquela festa.
  • São catorze reais, por favor!

Os acordos ortográficos da língua brasileira são claros e não excluem nenhuma das duas formas. Assim, você pode seguir utilizando qualquer uma delas e não está incorreto!

Catorze ou quatorze

Formas variantes

Pode parecer estranho que uma palavra tenha duas escritas diferentes, mas esse fenômeno é conhecido. O que acontece com “quatorze” e “catorze” é que são formas gráficas variantes. Ou seja, é uma palavra com duas grafias diferentes.

Esse fenômeno não é considerado errado. Qualquer uma das duas formas escritas é aceita e pode ser utilizada na língua.

Veja também: Bem-vindo ou Benvindo.

Catorze ou quatorze – Qual a diferença?

Você ainda está com dúvidas na hora de usar o “Catorze ou quatorze”? Confira o vídeo a seguir:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *