<

Citoesqueleto


O que é Citoesqueleto? O Citoesqueleto é encontrado nas células eucariontes, esse encontro permite que a mesma adote formatos e execute movimentos variados, em uma teia complexa de Fibras.

O Citoesqueleto é formada por estruturas, sendo 3: Microtubulos, Microfilamentos ou Filamentos de Actina  e os Filamentos Intermediários.

O Citoesqueleto

Microtubulos: Os Microtúbulos tem ~25nm diâmetro, esse ser é um tipo de fibra espessa, formadas de tubulina, proteína globular,  constituídas por filamentos longos e ocos, o principal objetivo é fazer com que as células se movimentem, a mesma tem capacidade de aumentar ou diminuir seu tamanho, esse efeito acontece pela adição de subunidades de tubulina, ou a perda dela, participa também do transporte de vesículas e organelas, e a formação de cílios e flagelos.

Microfilamentos/ Filamentos de Actina: São encontradas por toda célula, concentradas principalmente na membrana plasmática, os Microfilamentos se constituem de fibras solidas, formando duas linhas entrecruzadas de moléculas de Actina, são os mais finos filamentos do Citoesqueleto, todas as Actina são proteínas globulares, essa relação permite a manutenção das celulas, motilidade celular e contração muscular. Os Microfilamente tem o diâmetro de ~5 a 9 nm, o objetivo principal é a migração de células, formação de microvilosidades, e participação na contração muscular.

Já os Filamentos intermediários, possuem tamanho maior que seu amigo Microfilamentos, e menor que os Microtubulos, são filamentos superenrolados em cabos, o mesmo é bem especial e até mesmo raro, sua presença pode conter em apenas células de alguns animais, e muito pouco em outros tipos células, o filamento age na manutenção das células, como os Microfilamentos, são totalmente resistentes a temperaturas muito altas. O diâmetro dos Filamentos é de ~10nm, o principal objetivo é o transporte vesículas e outras organelas.

Todas formam uma rede citoplasmática, formando uma estrutura dinâmica entre si, essa dinâmica é importante para que a célula possa responder variados estímulos,  

Kit de Alfabetização Só Escola

Funções do Citoesqueleto

  • [Coordenar a distribuição de organelas na célula]
  • Sustentação e resistência da Célula
  • Importantíssima na contração celular
  • Segregação dos cromossomos durante a divisão celular
  • Manter a forma da célula e dar suporte a membrana plasmática

Portanto, o Citoesqueleto garante a movimentação de vesículas e o movimento da membrana plasmática, com esse resultado, permite que a endocitose e exocitose aconteça.

Outros artigos: