Ícone do site Educação e Transformação

Corrente elétrica

Corrente Elétrica

Corrente Elétrica

O mundo vive e respira a corrente elétrica. Esta força incrível nos impulsionou a sair da vela e luz de lampiões.

Também foi o milagre para serem criados aparelhos eletrônicos de todo tipo e até como meio de transporte com a conhecida partida elétrica nos automóveis.

A corrente elétrica é o deslocamento de partículas carregadas eletricamente para um determinado sentido ou direção.

Nesta situação estas partículas estão em desequilíbrio eletrostático. Estas correntes elétricas deram origem a eletricidade tão indispensável em nossos dias.

A corrente elétrica é provocada pela movimentação de elétrons em um condutor. Também há possibilidade de haver corrente de íons positivos e negativos.

A corrente elétrica surge pela diferença de um potencial elétrico (ddp/tensão). Quando consideramos uma carga A positiva e outra B negativa, então teremos um campo orientado da carga A para B.

Quando um fio condutor é ligado a carga A e carga B, os elétrons livres se deslocam no sentido da carga A, que seria a carga positiva, pelo fato de terem cargas negativas, pois os opostos, se atraem.

Assim, uma corrente elétrica passa a existir no fio, com sentido oposto ao campo elétrico que seria o sentido real da corrente elétrica.

O cálculo matemático desta corrente é considerado o módulo da carga passada por um condutor em um intervalo de tempo.

Continuidade da corrente elétrica

A corrente elétrica sempre será igual para os condutores sem dissipação, independente de sua secção transversal. Este comportamento é chamado de continuidade da corrente elétrica.

Se houver opções de caminhos diferentes em um condutor, por exemplo, uma bifurcação de fios, a corrente anterior a ela, será igual a soma das correntes em cada parte da bifurcação.

Exercício resolvido

Resumo em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar um resumo sobre este tema para download gratuito em PDF.

Para ter acesso confira o link a seguir:

Sair da versão mobile