Dúvidas de Português

De novo ou denovo


Na hora de falar, a pronúncia é a mesma, mas e na hora de escrever? A confusão entre “de novo ou denovo”, assim como tantas outras palavras e expressões na língua portuguesa, é muito comum. Nem todos sabem, entretanto, qual das duas formas está realmente correta.

A verdade é que apenas uma delas está correta e deve ser utilizada. A outra, contudo, não existe no português. A dúvida acontece justamente porque há casos em que ambas existem, como em “demais” e “de mais”. Já “de novo” ou “denovo” não funciona com a mesma lógica.

Saiba qual a forma correta: De novo ou denovo?

Na hora de escrever é preciso ter o conhecimento certo! Acompanhe a explicação a seguir e descubra qual das duas formas está correta: “de novo ou denovo”:

Denovo

Apesar de o som ser o mesmo da expressão “de novo ou denovo”, escrito tudo junto, não existe na língua portuguesa. A palavra surgiu apenas pela dúvida de muitas pessoas, mas o seu uso está incorreto e deve ser evitado na ortografia.

De novo

Essa, sim, é a forma correta! A locução adverbial “de novo” é formada a partir da união de uma preposição (de) e um substantivo (novo). Assim, ela é utilizada como sinônimo de “novamente” ou “mais uma vez”, por exemplo. Tudo o que puder ser substituído por essas expressões, é possível utilizar “de novo”.

Confira os exemplos abaixo para entender melhor a explicação:

  • Eu quero ir de novo naquela cidade que visitamos!
  • Você não pode ligar para ele de novo.
  • Eu poderia convidá-lo de novo para uma reunião.
  • Você vai até lá de novo?
  • Tem certeza de que é possível fazer isso de novo?

Como você pode perceber, em todas as sentenças acima é possível substituir “de novo” por “novamente”.

A principal função dessa locução “de novo” é alterar o sentido do verbo. Ao incluir o “de novo”, você dá a ideia de algo que se repetirá. Se você irá encaminhar algo de novo/novamente, por exemplo, estará, na verdade, reencaminhando.

Há outras locuções muito utilizada na língua portuguesa que atuam como “de novo”, exprimindo uma relação de modo. Algumas delas são: de costas, de todo, de supetão.


De novo ou denovo? Como se escreve? É junto ou separado?

Confira o vídeo do canal do YouTube “DICIO” preparou um vídeo curto que pode te ajudar de uma vez por todas a diferença e o uso do (De novo ou denovo) nas frases, confira:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *