<

Desenhos do Saci Pererê

O Saci Pererê é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro.


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Desenhos do Saci Pererê para colorir e imprimir gratuitamente.

São excelentes ideias para trabalhar o folclore e as lendas folclóricas em sala de aula ou em casa.

O Saci Pererê

A lenda do Saci é uma das mais difundidas no Brasil, segundo muitos autores, o Saci é um menino travesso de cor negra que possui apenas uma perna, usa uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo, costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e dar nó em suas crinas.

O Saci Pererê pode também aparecer e desaparecer misteriosamente, é muito irrequieto e não para um instante sequer, pois fica pulando de um lugar para outro e toda vez que apronta as suas travessuras, ele dá risadas alegres e agudas e gosta de assobiar principalmente quando não existem as noites de luar.

Ao Saci Pererê são atribuídas às coisas que dá errado, ele entra nas casas e apaga o fogo, faz queimar as comidas das panelas, seca a água das vasilhas, dá muito trabalho às pessoas escondendo os objetos que dificilmente serão encontrados novamente, seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem. Dizem que ele veio do meio de um redemoinho e para espantá-lo as pessoas atiram uma faca no redemoinho que ele vai embora ou então o chamando pelo seu nome. Embora pertença ao folclore da região sudeste e sul, ele também foi introduzido ao folclore do norte por ser uma figura muito popular nesta região do país.

Veja também: Lobisomem para colorir.

Desenhos do Saci Pererê

Na hora de pintar seu desenho do Saci Pererê, existem alguns materiais que podem ser usados, confira a lista:

  • Lápis de cor variado;
  • Giz de Cera;
  • Glitter;
  • Papel crepom;
  • Canetinha colorida;
  • Entre outros.

Desenhos do Saci Pererê para colorir e imprimir

Menino travesso de uma perna só. Passa a maior parte da sua vida fazendo redemoinhos, assustando os animais no terreiro e toda espécie de traquinagem. Para prender um saci deve-se jogar uma peneira num redemoinho e fechá-lo numa garrafa.

Saci Pererê colorir

Saci Pererê colorir

Desenhos do Saci Pererê colorido para imprimir

Famoso por aprontar com todo mundo, o Saci é uma entidade fantástica brasileira que tem sua origem em mitos tupi-guarani.

Os tupis contavam a história de Matitaperê, um curumim perneta de cabelo-de-fogo que protegia as florestas. Sua função era de guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de beberagens e medicamentos feitos a partir de ervas medicinais. A ele também era atribuído o domínio das matas e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas. Já os guaranis falavam de Cambai (ou Cambay), um pequeno “índio” de perna torta (viria daí a expressão “cambaio”, que significa manco) com o poder de se tornar invisível, que vivia nos bosques e protegia os animais, escondendo-os dos caçadores.

Também confira: Desenhos do Curupira.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.