Datas Comemorativas, Pesquisas

Dia das Bruxas – Halloween: O que é, Símbolos e Origem



Você sabia que o Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro?

O dia das bruxas é uma cultura tipicamente americana e irlandesa, mas que acabou se espalhando por todo o planeta, inclusive no Brasil, se adaptando através das superstições e lendas de cada região.

Etimologicamente, a palavra “halloween” é derivada da expressão inglesa “hallow evening“, que em português significa “noite sagrada”.

Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, celebrada pelos povos celtas, era chamada de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en até chegar a forma atual: Halloween.

Veja Também: HALLOWEEN DESENHOS PARA COLORIR

Significado de Halloween

Halloween – conhecido como Dia das Bruxas – é uma celebração popular de culto aos mortos.

A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada.

Origem do Dia das Bruxas

As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos, com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário Celta), os mortos e espíritos malignos saiam de suas tumbas para atormentar os vivos.

Para tentar se proteger do “mortos-vivos”, os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as “forças do mal”.

Dia das Bruxas - Halloween: origem, história, fantasias, símbolos e contos

A celebração original é chamada de Samhain, que significa “Fim do Verão”, e era conhecida como uma comemoração pagã, tanto que as pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.

Para tentar “abafar” a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Dia das Bruxas – Halloween: No Brasil.

No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países, principalmente do Hemisfério Norte.

Assistir filmes de terror (envolvendo bruxas, fantasmas e demais temas assustadores, por exemplo), acaba por ser uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas durante o Halloween no Brasil.

Dia das Bruxas – Halloween: De onde vem o nome?

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”.

“Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.

Quando surgiu o Dia das Bruxas?

O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800.

Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir no Halloween. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.

Outro costume de Halloween era o de prever o futuro – previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher.

Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor.

Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.

Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada.

Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Igrejas de paróquias costumavam tocar seus sinos, às vezes por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique 3º e a rainha Elizabeth tentaram bani-la, mas não conseguiram. Este ritual prosseguiu, apesar das multas regularmente aplicadas a quem fizesse isso.

Navegando pela internet encontramos este vídeo no YouTube do canal – Desinformados, confira:

Dia das Bruxas – Halloween: Como a festa começou?

Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa “fim do verão”).

O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.

O problema com esta teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados.

A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região. Os galeses celebravam, por exemplo, o “Calan Gaeaf”. Há pontos em comum entre este festival realizado no País de Gales e a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também.

Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain.

Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de “cristianizar” o Samhain.

Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

Símbolos do Dia das Bruxas – Halloween:

Dia das Bruxas - Halloween: origem, história, fantasias, símbolos e contos

Os símbolos presentes nesta comemoração são:

Bruxas:

São as principais simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Abóboras e velas:

As abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Gato Preto:

É um símbolo ligado às bruxas, pois elas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que esses são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.

Travessuras ou gostosuras:

É uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Vassoura:

É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

Morcego:

Simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Maçã:

Fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.

De acordo com o costume do “Trick or Treat” do Halloween norte-americano, as guloseimas (chocolates, balas, pirulitos e etc) também são consideradas símbolos modernos desta data.

Os símbolos do Halloween também são utilizados como inspiração para as fantasias. É um costume entre as pessoas que celebram o Dia das Bruxas usar fantasias cujo tema seja o imaginário sobrenatural popular (fantasmas, lendas urbanas, monstros, vampiros, zombies e etc).

Dia das Bruxas: As cores mais usadas na festa de halloween.

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para  sugar suas energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.

Dia das Bruxas – Halloween: Fantasias.

A decoração da festa também está relacionada com temas sombrios e macabros e, por isso, predominam os tons escuros.

Dia das Bruxas - Halloween: origem, história, fantasias, símbolos e contos

Os símbolos mais populares da festa estão sempre presentes como as abóboras com caras, as bruxas, os fantasmas, as caveiras, etc.

Curioso notar que com a popularização da festa pelo mundo, atualmente existem diversos jogos on-line com o tema do dia das bruxas.

Dia das Bruxas – Halloween: CONTOS DO DIA DAS BRUXAS

(TRICK ‘R TREAT)

O “Contos dos Dias das Bruxas” (em inglês, Trick ‘r Treat) é um filme estadunidense do gênero de humor negro. Foi dirigido pelo cineasta Michael Dougherty e lançado em 2009. ​​​​​

Dia das Bruxas - Halloween: origem, história, fantasias, símbolos e contos

Resumo:

O filme desenvolve quatro contos de horror que ocorrem de forma interligada, ambientados no mesmo bairro numa única noite de Dia das Bruxas. Um casal descobre o que acontece quando destroem uma abobora decorada para a data antes da meia-noite; o diretor de uma escola revela ser um assassino em série; uma jovem colegial pode ter conhecido o rapaz para perder sua virgindade; brincadeira conduzida por um grupo de adolescentes maldosos pode sair do controle; um ermitão é visitado por crianças a trás de doces ou travessuras.

Dia das Bruxas – Halloween: Mensagens.

É Halloween:

Travessuras, gostosuras ou PPS?
Aproveite o seu Halloween com slides divertidíssimos sobre o Dia das Bruxas.

Feitiço do bem

Feliz Dia das Bruxas!
Que nesta data o feitiço vire contra os feiticeiros
e que seu dia seja excelente!

É Halloween!

Que hoje, todos os bons pensamentos se façam realidade, como se fossem movidos por varinhas de condão.


Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas. Por um triz não sou uma bruxa.


Eu tenho cara de quê? Mágico de OZ? Você precisa de um cérebro? Precisa de um coração? Venha aqui, pegue o meu. Leve tudo que tenho.


Eu adoro o Halloween, é o único dia do ano em que todos usam uma máscara, e não apenas eu. As pessoas gostam de fingir que são monstros, enquanto eu tenho que passar o ano fingindo que não sou um.


Frases para o Dia das Bruxas.

01 – Que nesta data o feitiço vire contra os feiticeiros e que seu dia seja excelente!

02 – Neste Dia das bruxas espante os fantasminhas de sua vida! Feliz Halloween.

03 – Aproveite a data e solte a bruxa, livre-se dos fantasmas, sorria!

04 – Que nesta data o feitiço vire contra os feiticeiros e que seu dia seja excelente!

05 – O que você quer? Travessuras? Doces? Ou doces e travessuras?

06 – Tudo o que eu quero, minha doce alma, é que este dia nos seja mágico. Que tudo o que existe de bom transpareça e floresça, para que hoje seja realmente um dia encantado. Que hoje, todos os bons pensamentos se façam realidade, como se fossem movidos por varinhas de condão.

07 – Que neste Dia das Bruxas todos se divirtam e saiam felizes ao final do dia, que o amor seja a magia mais forte e traga sempre esperança e alegria as pessoas.

08 – Neste Dia das Bruxas que os feitiços virem contra os feiticeiros e as varinhas mágicas sejam usadas para trazer paz e harmonia.

09 – Cuidado para não passar na frente dos cemitérios, pois todos hoje estarão assombrados e não esqueça de trazer os doces ou terá muitas travessuras

10 – Então queridos, neste Dia das Bruxas, vamos acordar com os sentimentos abertos para a beleza da nossa mãe Terra e agradecer por sermos seus hóspedes, tão privilegiados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *