Datas Comemorativas, Pesquisas

Dia dos Professores – 15 de Outubro.



No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado anualmente no dia 15 de Outubro, data que foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Em Outubro: Dia Das Crianças.

A comemoração deste dia começou em São Paulo, ode quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data e também traçar novos rumos para o próximo ano.

O Decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Dia dos Professores pelo Mundo:

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

A origem do Dia dos Professores

A origem do dia dos professores se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Confira: O papel do professor mediador.

Mensagem para o Dia dos Professores:

Neste dia do Professor, imagens suas surgiram em meu pensamento! Você foi, com grande maestria, uma professora memorável. Ainda recordo com alguma nostalgia o quanto suas aulas eram especiais, dinâmicas e cheias de vida. 

Assim, aprender é fácil! Hoje, o ensino não conta mais com sua maravilhosa presença para os novos alunos, mas seu nome será sempre recordado por todos que cresceram junto com você! Feliz Dia do Professor!


O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência


Parabéns por vocês serem aquelas pessoas em quem nos espelhamos. Aos nossos queridos professores, um muito obrigado!


Quem compartilha o conhecimento, merece parabéns todos os dias. 15 de Outubro, Dia do Professor.


Professor não é aquele que apenas ensina fórmulas e regras, mas sim o que desperta o aluno para aventura da vida. Parabéns pelo seu dia professor!


Obrigado pela paciência e parabéns pelo seu dia. 15.10 – Dia dos Professores!


Gente que compartilha conhecimento. 15 de Outubro, Dia do Professor.


Uma professora amiga não é fácil de se encontrar, mas eu tenho a sorte de ter uma todos os dias comigo. Quando as coisas não correm bem ela sempre me apoia e seu jeito carinhoso de falar me dá forças para nunca desistir.

A escola é um lugar maravilhoso para aprender se tivermos quem nos ensine com muito amor. Agradeço muito por todo o esforço e atenção que me dá a cada dia. Feliz Dia do Professor!


Sugestões de Atividades para o Dia dos Professores:

Nas escolas de todo pais, assim como em outras datas comemorativas, professores e outros funcionários realizam atividades, principalmente nas crianças das series iniciais.

Para auxiliar vocês no dia dos professores, confira algumas sugestões CLICANDO AQUI.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *