<

Dia mundial da água


No dia 22 de Março é comemorado anualmente o Dia Mundial da Água.

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população mundial sobre a importância da água e sua preservação e para a sobrevivência de todos os seres e ecossistemas do planeta, o Dia Mundial da Água foi criado no dia 21 de fevereiro de 1993.

Dia mundial da água

Estamos passando por um período em todas as atenções do mundo estão voltadas para a questão da água. Um elemento indispensável para a nossa vida que é desperdiçado todos os dias em vários lugares do planeta.

Há lugares no mundo que não há tanta abundância de água como temos em boa parte do Brasil e por esse motivo vale ressaltar o dia mundial da água.

Há períodos de extrema seca no nordeste que deixa milhares de famílias necessitadas devido a poluição da água e o desperdício.

Criou-se então o dia mundial da água para conscientizar o povo da importância deste elemento.

Origem do Dia Mundial da Água

Como já mencionamos no inicio do texto, o dia da água foi criado no dia 21 de fevereiro de 1993, e foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, que através da resolução A/RES/47/193, determinou o dia dia 22 de março para comemorar e celebrar a água.

21 de fevereiro de 1993

Neste dia, a Organização das Nações Unidas, lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, confira:
  • Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
  • Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
  • Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
  • Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  • Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  • Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  • Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  • Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
  • Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  • Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A água é um recurso fundamental para que todos os seres vivos sobrevivam

Dia mundial da água

Ela mantém o nosso organismo hidratado, auxilia no transporte de substâncias, é um excelente solvente e regula a temperatura, ajuda nas reações químicas e além de tudo é de onde é gerada a energia elétrica que abastece todos os lares no Brasil.

O planeta tem água em abundância, porém só 0,75% tem utilidade para consumo, como em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

E a quantidade de água não é distribuída igualmente em todos os lugares. Alguns recebem em abundância e outros quase nada.

Aliás, em época de estiagem, quem nunca ficou sem água, em períodos em que é necessário racionar água?

A Onu criou o dia mundial da água e o trouxe em pauta  várias vezes, como precioso para o abastecimento do planeta, animais, humanos e plantas.

A água é de todos, não há donos, apesar de ser comercializada pelas grandes empresas de bebidas.

Há anos as grandes empresas de bebidas vêm comprando jazidas de águas, locais com nascentes de rios porque sabem que no futuro a água se tornará um bem mais caro que o álcool e gasolina.

Se compararmos o preço de uma garrafinha de água mineral com o preço de um litro de gasolina em alguns lugares que é comercializada, a água pode ter um valor que sobressai as expectativas gerais.

 Já vivemos em período em que água já é super valorizada e mundialmente reconhecida e assim deverá se manter para que a geração seguinte tenha estabilidade neste ponto.

No Brasil há 11,6% da água doce do mundo, boa parte distribuída na Amazônia onde vive apenas 6% da população do Brasil.

Devido a distribuição irregular apenas 3% da água fica no Nordeste, sendo que em algumas cidades não há a presença da mesma.

O dia mundial da água serve para lembrarmo-nos de exatamente destes dados

Dia mundial da água

Enquanto há água em sua torneira há lugares no país em que as pessoas passam dias sem tomar banho, lavar louça ou até mesmo ter água para beber.

Parece surreal para algumas pessoas em algumas regiões viver sem água, a impressão que temos é que o recurso é infinito quando na verdade é finito e milhares de pessoas ao redor do mundo já vivem essa triste realidade.

Há políticas públicas para um gerenciamento melhor dos recursos hídricos em todo o país, isso se dá devido a possibilidade de faltar água de forma generalizada no mundo todo, já se estimou inclusive a possibilidade de guerras e doenças graves devido a falta de água.

A sobreposição do rio São Francisco, formas e técnicas de reutilização da água e construção de infraestrutura para saneamento básico são medidas tomadas enquanto políticas públicas pensando no futuro da nação em relação a água.

O esgoto de boa parte das cidades é despejado em rios, lagos e mar, criando uma poluição, pois eles são despejados sem tratamento adequado.

Há cidades como São Paulo que já tem a primeira morte de um rio, o rio Tietê.

Na França houve um caso de um rio que estava morto, porém o governo começou a fazer um tratamento para que o rio voltasse ser saudável, o tratamento deu certo e hoje em dia é possível até mesmo criar peixes entre outros seres vivos no rio.

A o ONU estabeleceu que 50% das doenças e mortes em países subdesenvolvidos acontece pela escassez de água ou contaminação.

Há estimativa que 1,7 bilhão de pessoas viverão sem água em 2025, sendo aproximadamente 30% da população do planeta.

A expansão urbana, a industrialização, agricultura, pecuária e a geração de energia elétrica estão relacionadas a elevação do nível de vida e ao crescimento populacional, porém quanto maiores são estes setores, mas água é necessário para mantê-los.

O dia mundial da água se comemora 22 de março de 1992, a ONU divulgou uma variedade de medidas, sugestões e informações que são úteis para despertar a consciência ecológica dos governantes de todo o planeta.

São sugeridas algumas dicas para economizar água

Não é somente no dia mundial da água que devemos lembrar-nos da importância dela, mas também no restante do ano e todos nos devemos tomar atitudes que colaborem para que ela seja preservada.

Dia mundial da água

Para continuarmos tendo água é importante salientar que:

  1. Não jogar lixo em rios, lagos para evitar que estes afluentes não sejam contaminados.
  2. Enquanto você escovar o dente, mantenha a torneira fechada.
  3. Na hora do banho, ensaboar e fechar a torneira enquanto, só abrir para se enxaguar, evitando que a água seja desperdiçada;
  4. Não usar mangueiras para regar plantas, o melhor é usar canecas, baldes e regadores.
  5. Enquanto estiver fazendo a barba tome cuidado, para que a torneira fique fechada, enquanto você passa o sabão no rosto milhares de litros água podem ser desperdiçados com a torneira aberta.
  6. Sempre que possível reutilize a água.
  7. Já pensou em lavar a louça usando uma bacia? Desta forma economiza milhares de litros de água por ano.
  8. Sabe aquele hábito de lavar apenas uma peça de roupa por vez? Evite-o, compre um cesto de roupa, acumule a roupa suja e lave tudo de uma vez.
  9. Torneiras pingando podem gerar um consumo altíssimo, antes que a sua conta gire em torno de centenas de reais e muita água seja desperdiçada, arrume o vazamento.
  10. Evite jogar lixo em bueiros e na rua, ele vai direto para o rio e na maioria das cidades não há tratamento de esgoto, o plástico demora centenas de anos para se decompor.
  11. Sabe a água da máquina de lavar roupa, ela tem sabão e é limpa o suficiente para lavar o quintal e limpar os dejetos dos animais de estimação.
  12. Não lave calçadas com mangueiras, principalmente em época de estiagem, milhares de litros de água são desperdiçados com este mau hábito todos os anos. Use baldes ou até mesmo a água da máquina de lavar.

São medidas simples e inteligentes que farão que ajude a não faltar água na sua região, principalmente em época que não chove.

O futuro do nosso planeta depende da forma consciente que usamos a água hoje em dia, a água está presente em tudo e devemos ao máximo preservá-la.

Os métodos mais simples e convencionais  podem ser os que acabam por apresentar melhor resultado, acredite. Invista em seu próprio futuro.

 Invista no país que você mora!!!!

 Se possível entre em projetos, algumas organizações lhe auxiliam a diminuir seus gastos, e consecutivamente, fazer com que a economia seja realmente possível.

Seus custos irão diminuir uma vez que se equilibre nessa área. Aproveite o dia mundial da água para reaver seus conceitos sobre seus gastos diários.

Dia Mundial da Água – A água

A água é um recurso natural que garante a existência da biodiversidade de espécies em nosso planeta. Uma molécula simples, formada por oxigênio e hidrogênio, mas que está envolvida em grande parte das reações químicas que sustentam a vida.Diante de tal importância e tendo em vista a sua escassez na forma potável, dado que apenas 0,01% dos 70% de água que constitui o nosso planeta é própria para o consumo, nada mais justo do que criar um dia comemorativo, mas que também objetive a conscientização a respeito do uso consciente deste recurso.Medidas simples e cotidianas podem ser adotadas para auxiliar na preservação deste bem natural: fechar bem as torneiras após seu uso, durante a escovação dos dentes e a lavagem de louças e roupas; demorar menos tempo no banho, utilizando a água de forma consciente; não jogar lixo nas ruas, já que podem atingir a rede de esgoto e serem encaminhados para os rios e lagos; dar uma destinação apropriada para óleos de cozinha e derivados de petróleo, de forma que não se acumulem nas águas fluviais; utilizar detergentes biodegradáveis, os quais são decompostos por microrganismos presentes nos cursos d’água.Sendo assim, vamos comemorar o dia da água através da conscientização de uso sustentável. Cada pessoa, ao fazer o seu papel, estará ajudando na preservação de toda a vida existente no planeta.

Atividades para Dia Mundial da Água

Professores de todo o pais, utilizam essa data para trabalhar a importância da água e de preservar esse recurso indispensável para a nossa vida. E pensando nisso resolvemos disponibilizar algumas dicas e ideias de atividades, confira:

  • Peça teatral, poemas, versos;
  • Desenhos sobre a água;
  • Apresentação mostrando a importância da água em nossas vidas (Recursos como vídeos e murais podem ser utilizados);
  • Faça um debate em sala de aula;
  • Confecção de Murais e Painéis com os alunos (40 ideias de Mural para Dia).

A seguir confira uma lista de Atividades sobre o dia da água para imprimir:

(Atualização) Mais Atividades para o Dia Mundial da Água

Em escolas de todo o pais, professores utilizam essa importante data comemorativa para trabalhar com os alunos a importância da preservação da água e pensando nisso selecionamos algumas sugestões de Atividades Dia Mundial da Água, confira:
  • Atividades diversas para imprimir
  • Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil);
  • Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas);
  • Faça trabalhos com colagem
  • Confecções de Lembrancinhas e Murais decorativos para sala de Aula (Educação Infantil);
  • Roda de conversa no Pátio da escola ou na sala;
  • Realização de um teatro ou jogral com a turma;
  • Leitura em voz alta com os alunos (A professora começa e em seguida pede para um aluno ler e assim por diante);
  • Crie um poema
  • Painel ilustrado;
  • Leitura de Poesias em sala de aula;

Músicas para Dia Mundial da Água

Frases para Dia Mundial da Água

  • Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.
  • A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos.
  • A água é fonte de vida para todos os seres
  • A água é tudo para a vida
  • “O dinheiro na palma da mão do descuidado é como a água numa peneira. “
  • Sem água não há vida
  • Nós somos todos feitos de água
  • Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda – Provérbio Chinês

Frases para Dia Mundial da Água – Para imprimir

Frases para Dia Mundial da Água - Para imprimir

                           

Mensagens e Frases para o Dia Mundial da Água

Cuidando bem da água usufruiremos de suas possibilidades. Maltratando-a, vivenciaremos suas limitações.
A água é um dos principais elementos da natureza. Não podemos viver sem ela.
Sem água não haveria vida humana, pois ela é cerca de 70% do nosso corpo.
Neste Dia Mundial da Água, precisamos nos conscientizar de usar este importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte.
A água é fonte de vida para todos os seres.
A água é tudo para a vida.
Sem água não há vida.
Nós somos todos feitos de água.
Economizar água é uma medida inteligente, econômica e vital para nossa espécie e para o planeta em geral.
A água potável é um recurso muito limitado, portanto, não podemos desperdiça-la.
Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.

Você sabia?

Cerca de 3.800 pessoas vivem na área que carece de infraestrutura e saneamento básico.Setenta por cento da superfície do planeta é coberta por água, quase toda salgada e, portanto, imprópria para o consumo humano. Apenas 2,5% desse total é potável e a maior parte das reservas (cerca de 80%) está concentrada em geleiras nas calotas polares.O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do Brasil e do mundo.

Os temas do Dia Mundial da Água

Ano após ano, a ONU elege um tema fixo para celebrar o dia mundial da água. A seguir vamos disponibilizar alguns temas desde 1995
  • 1995: Mulheres e Água
  • 1996: Água para cidades sedentas
  • 1997: Águas do Mundo: há suficiente?
  • 1998: Água subterrânea: o recurso invisível
  • 1999: Todos vivem rio abaixo
  • 2000: Água para o século XXI
  • 2001: Água e saúde
  • 2002: Água para o desenvolvimento
  • 2003: Água para o futuro
  • 2004: Água e desastres
  • 2005: Água para a vida
  • 2006: Água e cultura
  • 2007: Lidando com a escassez de água
  • 2008: Saneamento
  • 2009: Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades
  • 2010: Água limpa para um mundo saudável
  • 2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
  • 2012: Água e segurança alimentar
  • 2013: Cooperação pela água
  • 2014: Água e Energia
  • 2015: Água e Desenvolvimento Sustentável
  • 2016: Água e Empregos
  • 2017: Água Residual
  • 2018: Soluções Naturais para a Água
  • 2019: Água para Todos e alerta para o fato de que 2,1 bilhões de pessoas vivem sem água potável em casa.

A importância da Água

Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água… Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.Mas… Há um detalhe importante…Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d’água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.Você sabe qual é a importância da água para nós?A água é muito importante para a nossa vida. Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia:
  • Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc;
  • Em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia ou brincamos na piscina; Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.
  • Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar pisos etc;
Há muita coisa a saber a respeito da água. Ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água. Mais de 70% do corpo humano é composto de água.Como vimos, a água é essencial para a nossa vida e bem-estar!

Dicas para preservação e economia da água

Algumas mudanças simples no consumo diário fazem toda a diferença na economia da casa e também na preservação da água que é muito importante.Confira a seguir algumas dicas para preservação e economia da água:
  • Escove os dentes, faça a barba, lave louça e roupas com a torneira fechada
  • Economize água e energia elétrica com o tempo do banho (máximo 10 minutos)
  • Aperte o botão da descarga somente o tempo necessário
  • Evite lavar garagens, calçadas com a mangueira (utilize a vassoura e baldes)
  • Após a utilização, verifique se as torneiras estão bem fechadas
  • Verifique se as torneiras ou as privadas apresentam algum problema de vazamento
  • Ao lavar frutas, verduras e legumes utilize uma bacia, ao invés da água corrente
  • Ao limpar e trocar a água de aquários, utilize a antiga para regar as plantas
  • Reutilize a água da máquina de lavar para outras tarefas cotidianas
  • Reutilizar a água da chuva para aguar as plantas, lavar o quintal ou o carro
  • Utilize somente quando estiver cheia a máquina de lavar roupa e louça
  • Se tiver piscina, utilize uma capa para evitar a evaporação da água
O que achou do artigo “Dia Mundial da Água”, ele foi útil para você? Se gostou, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.