<

Dinâmica de volta às aulas 2019

Uma das maneiras mais eficazes de começar o ano escolar é promover uma boa Dinâmica de volta às aulas 2019.

Todo inicio de ano letivo é igual, a velha pergunta surge… (O que fazer no primeiro dia de aula?, que tipo de atividade posso fazer no primeiro dia de aula?).

E pensando nisso, e em maneiras de facilitar para vocês professores, resolvemos disponibilizar diversas sugestões de Dinâmica de volta às aulas para este ano de 2019.

Não deixe de conferir também essas sugestões de Plano de Aula Volta às Aulas 2019.

Dinâmica de volta às aulas 2019

Na hora de promover atividades lúdicas e divertidos podemos utilizar dos momentos em que as crianças se sentem mais a vontade, tais como: O momento de brincar, hora do lanche, hora do cantar, ouvir músicas, ler histórias, parlendas, poemas, assistir filmes, dramatizar. 

Todas essas atividades devem ser realizadas a partir de brincadeiras, jogos, que permitam a socialização, a integração entre as crianças e com o meio, sua autonomia.

Acolhida na educação infantil passo a passo:

  • Chegada e acolhida;
  • Iniciação e roda de conversa;
  • Hora do Lanche;
  • Intervalo / Recreio;
  • Hora da higiene;
  • Brincadeira livre;
  • Atividades Lúdicas e Organizadas;
  • Final da aula: Despedida.

____________

Dinâmica de volta às aulas 2019 – Técnica do Abraço

A dinâmica técnica do abraço é um excelente recurso para o inicio do ano letivo e tem como objetivo principal criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas já que estão voltando às aulas.

Dinâmica de volta às aulas 2019

Esta brincadeira não tem número máximo de participantes. Todas as crianças podem participar, independente do número de aluno por classe.

Objetivos diversos:

  • Avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;
  • Sentir que precisa da colaboração do outro para não ser “atingido” pelo balão.

Frase: Você sabe quanta coisa cabe em um abraço?

Materiais Necessários:

  • Bexigas (Balão);
  • CD.

Passo a passo da atividade:

  • Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de “par”.
  • Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém”disponível” que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

Dinâmica de volta às aulas 2019 – A arvore dos Sonhos

Dinâmica de volta às aulas 2019 - A arvore dos Sonhos

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre…

Ex.: Como gostaríamos que fosse…?

Cada criança receberá uma “folha da árvore” para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que “aconteça de melhor” para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Observação: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

____________

Dinâmica de volta às aulas 2019 – O lago de leite

Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo.

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: “No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar…”

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a ideia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.

____________

O lápis – Dinâmica de volta às aulas 2019

A dinâmica do lápis é uma maravilhosa atividades para o inicio do ano letivo. Ela também é conhecida como “Emprestando o Lápis”.

Está atividades tem como objetivo principal trabalhar a importância da partilha e a união entre as crianças.

Não existe número máximo de participantes requeridos. A dinâmica pode ser realizada com toda a classe de uma só vez.

Para fazer vamos precisar de: Lápis de Cor e Desenhos impresso.

  • Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.Importante:
  • Cada criança deve trazer apenas um lápis.
  • Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
  • A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem.
  • O ideal é uma folha para cada criança.
  • Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.Descrição:
  • Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe.
  • O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
  • Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.

Conclusão da atividade:

  • O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho,
  • O desenho ficou mais bonito, colorido. Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente,explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.

O que achou das nossas sugestões de Dinâmicas de volta às aulas 2019? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.