Brincadeiras e Dinâmicas, Educação Infantil, Volta às Aulas

Dinâmica quebra gelo


As aulas estão para começar e nós do Educação e Transformação sempre pensando em facilitar para vocês reunimos algumas sugestões de Brincadeiras e Dinâmica quebra gelo, para trabalhar essa primeira semana de aula (volta às aulas).

Outras sugestões para o retorno as aulas podem ser vistas aqui:

Dinâmica quebra gelo para o primeiro dia de aula – O Nome

Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.

Procedimento:

  • O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
  • Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
  • Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe.

Observações:

  • Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto… e assim por diante.
  • Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1 a 8 alunos.

Dinâmica quebra gelo – 9 Brincadeiras Infantis

1 – CACHORRO E GATO CEGO

IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

2 – QUAL O PERFUME?

IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
Objetivos específicos: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.

3 – TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

4 – COM QUEM ESTARÁ A BOLA?

IDADE: 9 anos
Objetivos específicos: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados.
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

5 – GARRAFA MÁGICA

IDADE: 8 anos em diante
Objetivos específicos: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro.
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

6 – COMER A MAÇÃ

IDADE: 9 anos em diante
Objetivos específicos: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

7 – O CACHORRO E O OSSO

IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

8 – O MICO

IDADE: 7 anos em diante
Objetivos específicos: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”.
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

9 – ESTALINHO

Objetivos específicos: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

Confira todas as brincadeiras e dinâmicas.


Dinâmica quebra gelo – Dinâmica das Balas

Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo” em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.

Dinâmica quebra gelo - Brincadeiras e Dinâmicas para volta às aulas

Desenvolvimento:

  • Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes da brincadeira.
  • Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.
  • Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno.
  • Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.

Como jogar

  • Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.
  • Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.

Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira

Pessoais

Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?

Hábitos

O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.

Escola

Qual a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? / Que tipo de profissão vai escolher?

Outras sugestões

Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.


Dinâmica quebra gelo – Dinâmica Escravos de Jó

Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de “quebra gelo” podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.

Dinâmica quebra gelo - Brincadeiras e Dinâmicas para volta às aulas

Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:

Os escravos de jó jogavam cachangá; os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;

Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º Exemplo: Os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita);

Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (pé na sua frente na mesa), deixa o zé pereira ficar (aponta para o toquinho na frente e balança o dedo);

Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o outro da direita) (Refrão que repete duas vezes).

2º Exemplo: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda

3º Exemplo: Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º Exemplo: Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.

5º Exemplo: Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.


Também Recomendo:

Dinâmica quebra gelo- Pega-pega de nomes

Essa dinâmica de quebragelo necessita de muita atenção de todos os participantes, foca em resultados, estratégia e persistência.

Materiais: Crachá para todos os participantes com nome bem visível.

Procedimento: Todas as pessoas em círculo.

O coordenador chama uma pessoa da roda pelo seu nome, andando em sua direção.

A pessoa chamada tem que sair do lugar antes de o coordenador chegar. Para isto, tem que chamar outra pessoa da roda e dirigir-se a ela, e assim sucessivamente.

Dicas: Observar e questionar os participantes quanto a atenção, se conseguiram lembrar com facilidade os nomes dos outros participantes, como se comportam ao trabalharem sob pressão e se respeitaram as regras.

Regras para a dinâmica: Quem dá o passo antes de chamar o nome, vira “estátua” e para sair da “estátua”, o participante tem que ser chamado por outra pessoa, que automaticamente vira “estátua”.


Dinâmica quebra gelo – Dinâmica do Jogo de Bola

Reunir o grupo ou equipe de trabalho em uma área livre de obstáculos, explicar o funcionamento da dinâmica e que será feita para quebrar o gelo entre os participantes.

Dinâmica quebra gelo - Brincadeiras e Dinâmicas para volta às aulas

Materiais: Uma bola.

Procedimento: Todos os participantes ficam em pé, inclusive o coordenador, formando um círculo.

Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um “HOBBY”.

Iniciando pelo coordenador, todos se apresentam.

Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou, ou esquecer algum item da apresentação, recebe um “castigo” imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc).

Dicas: Observar se os participantes estão se integrando e estão atentos.

Observações: Ao invés do apelido ou “hobby”, pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.


Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil – Dica Extra para as Dinâmica quebra gelo:

Dinâmica quebra gelo - Brincadeiras e Dinâmicas para volta às aulas

1 – Continue atualizado
Por mais que a Educação Infantil não lide com disciplinas como Português e Matemática, é preciso continuar estudando sobre a área da pedagogia para conhecer as novas técnicas de ensino para os alunos. Procure ler as obras de teóricos importantes como Paulo Freire e, porque não voltar a estudar? Invista em cursos, como a pós-graduação. Caso você esteja sem tempo, cursos online podem ser uma ótima opção. Alguns, inclusive, também são gratuitos.
2 – Aproveite a tecnologia
Atualmente, com o avanço de tablets e smartphones, as crianças estão em contato com a tecnologia cada vez mais cedo. Sendo assim, é importante que a sala de aula e os professores acompanhem esse processo. É preciso conhecer as ferramentas necessárias, como aplicativos, jogos e vídeos que estimulam o raciocínio lógico de maneira lúdica.
Confira a lista completa : Aqui.
O que achou da postagem “Dinâmica Quebra Gelo”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também comente a sua opinião e sugestões para outras postagens.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *