<

Dinâmicas de Páscoa

Selecionamos nesta postagem diversas brincadeiras e dinâmicas de Páscoa, para deixar o seu domingo de páscoa ainda mais divertido.

Durante as dinâmicas, as crianças adquirem experiências, organizam seus pensamentos, tomam decisões e criam maneiras diversificadas de brincar e produzir conhecimento. Um instrumento pedagógico importante e determinante para o desenvolvimento da criança.

Veja também: Outras Brincadeiras e Dinâmicas Infantis

As melhores Dinâmicas de Páscoa para trabalhar o real sentido da páscoa de forma lúdica e divertida.

Dinâmicas de Páscoa: Chicotinho Queimado Com Ovos

Dinâmicas de Páscoa
Dinâmicas de Páscoa

Material:

  • Mini ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança)

Objetivo:

  • Associar palavras. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Veja como funciona esta brincadeira de páscoa:

  • Dividir as crianças em duas ou mais equipes;
  • Esconder os mini ovos em diversos locais;
  • Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos (Quente = perto / Frio = longe);
  • Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencedora;
  • Ao final juntar todos os ovos e distribuir para as crianças.
  • O que você achou desta dinâmica de páscoa? Não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário.

Dinâmicas de Páscoa: A careta da cenoura

  • Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.
Brincadeiras de Páscoa
  • Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.

Dinâmicas de Páscoa – Corrida de Nariz

  • Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Brincadeiras de Páscoa
  • Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Dinâmicas de Páscoa: Hop… Hop… COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.

  • Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra “hop”. Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra “coelhinho”. Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra “hop” . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra “hop”. Caso o perseguidor consiga “pegar” o outro ele voltará ao seu lugar e a criança “pega” repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo…
Brincadeiras de Páscoa na escola: Hop... Hop... COELHINHO
Brincadeiras de Páscoa na escola: Hop… Hop… COELHINHO

Dinâmicas de Páscoa: Onde está o Coelhinho

  • Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.
Brincadeiras de Páscoa na escola: Onde está o Coelhinho
Dinâmicas de Páscoa
  • Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.
    Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

Dinâmicas de Páscoa: O Mapa do Tesouro da Páscoa

Esta é uma brincadeira que pode ser aplicada em crianças de várias idades, o principal objetivo é oferecer uma atividade lúdica para exercitar o raciocínio lógico dos alunos com uma boa dose de aventura e caça ao tesouro.

Onde a atividade deve ser feita: Por ser uma brincadeira de caça ao tesouro se recomenda que seja realizada em um lugar aberto, pode ser no pátio da escola ou em qualquer lugar que haja espaço suficiente. Como é uma caça ao tesouro é necessário ter espaço para esconder as pistas e o tesouro.

Material: 

  • Cartões coloridos onde serão escrito as pistas que levarão ao tesouro.
  • Folha de papel para desenhar um mapa do tesouro.

Sugerimos que o mapa seja dividido em várias partes espalhadas com as pistas para que o grupo vá encontrando ele por partes e unindo as partes para encontrar o tesouro.

Como realizar a atividade: 

  • Esta é uma dinâmica de páscoa que pode ser realizada em escolas do ensino fundamental e médio e também em catequeses e escolas bíblicas. O professor ou coordenador deverá escolher um local amplo onde possa esconder as pistas, os pedaços do mapa e o tesouro principal que pode ser uma cesta com ovinhos de chocolate ou uma caixa de bombom.

1º Fazer um reconhecimento do local onde será realizada a brincadeira identificando pontos estratégicos para esconder as pistas e as partes do mapa bem como o tesouro, este por sua vez deve ficar bem escondido para que só seja encontrado após as crianças terem encontrado as pistas e o mapa.

2º O professor, catequista ou coordenador deverá fazer uma série de cartões com pistas dando dicas de onde está o tesouro ou as partes do mapa. Da mesma maneira deverá desenhar um mapa grande com a planta do local e depois dividi-lo em 4 ou mais partes, sendo que cada parte estará escondida em um lugar diferente.

3º Realizado os procedimentos acima, o coordenador da brincadeira de páscoa deverá dividir os alunos em grupos 3 de participantes para que juntos possam explorar o local como uma equipe a fim de encontrar as pistas e as partes do mapa.

4º Deve ser feita uma introdução sobre a atividade explicando aos grupos de alunos que eles deverão andar pelo local procurando as pistas e as partes dos mapas e somente quando todas as pistas e partes forem encontradas é que o mistério será resolvido. O objetivo é que o grupo trabalhe unido percebendo que só poderão encontrar o tesouro se unirem todas as partes do mapa.

5º Quando o tesouro for encontrado este deve ser dividido em partes iguais entre os participantes, por isso é importante que o coordenador saiba o número exato de participantes para que não falte chocolate ou ovinhos.

6º No final o coordenador deverá reunir todos os alunos e explicar sobre o verdadeiro significado da páscoa, o que é comemorado nesta data e sugerimos a leitura do artigo Como é Calculada a Data da Páscoa, para explicar aos participantes por que todo ano é comemorada num dia diferente.

Observação final e sugestões:

  • Para atividades em catequese e células evangélicas, os cartões podem ter passagens bíblicas ou algum texto que explique esta data comemorativa, esta é uma maneira de estimular a aprendizagem durante a brincadeira.

Dinâmicas de Páscoa: Pega, Pega Coelhinho

Objetivo:

  • Integrar alunos das mais variadas idades numa atividade divertida utilizando um dos principais símbolos da páscoa, o coelhinho.

Material: 

  • Elástico e Cartolina para desenhar o rosto de um coelhinho ou utilizar uma máscara pronta. Opcional: 1 caixa de bombom ou ovinhos de chocolate.

Como fazer a brincadeira: O professor ou coordenador desta dinâmica deverá escolher um local onde as crianças possam sentar no chão e que haja espaço livre em volta. Com a cartolina e o elástico deverá desenhar uma mascar com a cara do coelhinho da páscoa. Se tiver 1 caixa de bombom ou ovinhos de chocolate estes devem ser colocados dentro de uma caixa que pode ser enfeitada como se fosse um presente e esta será colocada no centro da roda como um objeto misterioso e no final da brincadeira o professor abre a caixa e distribui os chocolates para as crianças.

1º Reúna todos os alunos e peça para que sentem no chão em forma de círculo. Em seguida o coordenador explica que uma aluno será escolhido para começar a brincadeira e deverá colocar a máscara do coelhinho e andar em volta da roda, do lado de fora, e escolher um colega e tocar em seu ombro e dizer, pega, pega coelhinho.

2º Ao tocar o ombro do colega aquele que está com a máscara do coelhinho sai correndo e o que foi tocado se levanta e sai correndo atrás. São dois objetivos nesta brincadeira. 1º o coelhinho (aluno com máscara) deverá voltar e se sentar no lugar do coleguinha que foi tocado no ombro, tendo assim escapado, se conseguir escapar aquele que foi tocado pegará a máscara do coelhinho e começará andar em volta da roda e novamente tocar o obro de outro coleguinha e repetir o processo. 2º aquele que recebeu o toque no ombro deverá perseguir o coelhinho e tentar tocá-lo antes que este sente em seu lugar, se assim conseguir ele pegou o coelho e este perdeu, deverá voltar a andar na roda e tocar outro colega e iniciar a perseguição novamente, se não conseguir tocar o coelho fujão este pegará a máscara e começará a brincadeira novamente.

3º Importante que o coordenador oriente as crianças para sempre tocarem em alguma outra criança que ainda não brincou para que todos possam participar.

4º Para deixar a brincadeira de páscoa mais divertida pode orientar os participantes que o colega só pode levantar e sair correndo atrás aquele que estiver com a máscara disser pega, pega coelhinho, se ele só tocar e não disser nada a criança não pode levantar, é só um suspense, para criar uma espectativa.

5º No final o coordenador deverá reunir o grupo e abrir a caixa com os bombons ou ovinhos de chocolate e distribuir para todos os participantes, também pode ser lido um Poema ou Conto de Páscoa.


Dinâmicas de Páscoa na escola

1 – Pulo de Coelho

Essa brincadeira exigirá bastante espaço. Então, faça uma marca com giz no chão e separe a turma em equipes. Depois do “já”, todos terão que saltar, como um coelhinho, até a marca de chegada. O representante da equipe que chegar primeiro, vencerá.

2 – Caça-ovos

Brincadeiras de Páscoa

Conte para seus filhos que, durante a noite, o coelhinho escondeu vários ovos pela casa. A criança precisa apenas procurar. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, cole no chão as pegadas do coelho que podem ser feitas de papel. Você também pode usar talco e seus dedos para simular as pegadas do bichinho.

3 – Pintar ovos

Reúna as crianças para pintarem os ovos de galinha. Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos avós e tios. Para não ter muita sujeira, é melhor trabalhar com os ovos já cozidos.

Brincadeiras de Páscoa

4 – Corrida dos ovos

A criança precisa pegar um ovo cozido, colocar uma colher na boca ou na mão e correr de um lado para outro equilibrando o ovo. Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair é o grande vencedor.

Brincadeiras de Páscoa

Dinâmicas de Páscoa

5 – Amigo ovo

É como um amigo secreto, mas de Páscoa. Nele, cada participante deverá tirar um papel com o nome de outro participante – e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar quem é. Quando isso ocorre, há troca de ovos de Páscoa. Quem recebe o ovo é o próximo que dá as dicas e, assim, sucessivamente.

Confira ainda: Dinâmicas para Páscoa

6 – Coelhinho sai da toca

Brincadeiras de Páscoa
Dinâmicas de Páscoa

Distribua bambolês pelo chão. Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê. Sempre que você gritar: “coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê para dificultar a brincadeira.

Confira o vídeo:

7 – O rabo do coelho

Desenhe em uma cartolina um coelho gigante e fixe na parede. Desenhe depois, separadamente, o rabo do coelho e coloque uma fita adesiva na ponta. Um participante vendado deve colocar o rabo no lugar certo, tudo isso com todo mundo dado palpites e brincando.

Brincadeiras de Páscoa

Confira um vídeo:

8- O bingo do ovo

Faça essa brincadeira como se fosse um bingo normal. Com a tabela em formato de ovo e dentro dele os números. Cada vez que você tirar um número, a criança marca se há ou não. Então, quando a criança bingar todos os números é o grande vencedor do ovo de chocolate.