Brincadeiras e Dinâmicas, Datas Comemorativas, Educação Infantil

Dinâmicas para o Dia das Mães


Selecionamos nesta postagem diversas Brincadeiras e Dinâmicas para o Dia das Mães para fazer em sala de aula na escola ou em família em casa.

Você sabia que o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Maio? Está comemoração importantíssima para todos não tem dia fixo para ser celebrado.

Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. É um dia de celebrar e agradecer a todas as mães pelo amor e carinho que recebemos desde o nosso nascimento.

Neste período é comum ver familiares em geral (Pais, filhos…), prepararem surpresas e organizando homenagens que demonstram o amor e admiração que sentem por elas.

Para saber mais sobre a data acesse: Dia das Mães.



Dinâmicas para o Dia das Mães – Caixinha

Dinâmicas para o Dia das Mães

Materiais: uma caixinha bem enfeitadinha com papeis com perguntas dentro.

Como brincar:

  • Vá passando a caixinha de acordo com a musica.
  • Enquanto cantam a música abaixo, eles deverão passar a caixinha para o colega ao lado:
  • Participantes: todas as mães.
  • Parar a bola somente em mínimo 5 e máximo quantos achar necessário . Dependendo do momento e do tempo disponível.
  • A Ultima mãe que pegar o papelzinho ganhará um presente e um lindo cartão que a coordenadora irá lê para todos!

Desenvolvimento da brincadeira:

  • Quando a música acabar, quem estiver com a caixinha tira um papel diz o seu nome e uma outra pergunta selecionada por quem está coordenado a dinâmica que estará dentro da caixinha . Terminando vem na frente e ganhará um brinde surpresa por ter participado e ter tido a sorte da caixa ter parado em sua mão e a brincadeira recomeça. A dinâmica segue até todos se apresentarem.

Obs: colocar perguntas de acordo com os participantes e várias perguntinhas.


Dinâmicas para o Dia das Mães – Variadas

Dinâmicas para o Dia das Mães

Balão de Gás:

  • Necessita de um membro de cada equipe, todos os participantes recebem um balão, dado sinal pelo dirigente, todos sopram seus balões segurando-os com apenas dois dedos (para evitar que alguém estoure o balão com a unha). Será o vencedor quem conseguir estourar primeiro o seu balão.

Cego Alimentando Cego:

  • Dois jovens sentados em cadeiras, frente a frente. Ambos de olhos vendados e próximos um do outro. Cada um terá na mão uma banana descascada que dará ao companheiro. Dão -se as mãos esquerdas. Com uma toalha , forra -se o peito de cada “cego” e começa a refeição. Ao sinal ambos estendem os braços procurando acertar a banana na boca do companheiro. Vão tentando até que o outro possa mordê-la. O engraçado é que antes de acertar um lambuza o outro. Vencerá o que primeiro acertar a banana na boca do outro. Não pode apalpar com a mão o rosto do outro.

Corrida das Maças:

  • Quatro componentes de cada equipe são divididos ficando uma equipe em frente da outra, tendo o primeiro componente da fileira uma maça. Ao sinal do dirigente, os dois primeiros descascam a maça, passando ao companheiro, este a parte ao meio e passa ao terceiro que a parte em quatro e passa ao último que a comerá. O que primeiro acabar de comer dará aviso disto. Cantando como se fosse um galo e é o vencedor.

Caixa de Fósforo:

  • Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo. Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar um palito de fósforo e acendê-lo. O primeiro que conseguir será o vencedor.

Pescaria de Cego:

  • Estica-se na sala ou no pátio um barbante. No barbante penduram-se bombons ou alguma fruta, à altura da boca das pessoas que participam da brincadeira. Escolhem-se dois os três participantes que são conduzidos diante dos bombons ou das frutas, para tomar conhecimento da situação.
  • A seguir, seus olhos são vendados e, com os braços cruzados nas costas, deverão procurar
    apanhar com a boca os bombons ou as frutas.

Dinâmicas para o Dia das Mães – Casas das Mães

Dinâmicas para o Dia das Mães - Casas das Mães

Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as mães possam se movimentar.

Descrição: Dividir-se em grupos de três pessoas e deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e uma moradora. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.

A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

MORADORA!!!

  • Todos os moradores trocam de “paredes”, devem sair de uma “casa” e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma “casa”, fazendo sobrar outra pessoa.

PAREDE!!!

  • Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

TERREMOTO!!!

  • Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir até observar que há interesse dos participantes.

Conclusão:

  • Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?

Sugestão:

  • Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!!

Dinâmicas para o Dia das Mães – Varinhas

Brincadeiras para o dia das mães - Varinhas

Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)

Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas

  • Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
  • Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
  • Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
  • Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
  • Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos Professores e Mães pela educação das crianças.

Confira também: Música “TREM BALA” para o Dia das Mães com letra


Dinâmicas para o Dia das Mães – Afeto

Brincadeiras para o dia das mães - Afeto
Brincadeiras para o dia das mães – Afeto

Para a realização desta atividade vamos precisar de um bichinho de pelúcia e 7 a 30 pessoas podem participar. O objetivo desta brincadeira é exercitar manifestações de carinho e afeto.

Descrição:

  • Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.

Recomendo também: Atividades variadas para o dia das mães


Dinâmicas para o Dia das Mães – Os números

Brincadeiras para o dia das mães - Os números
Brincadeiras para o dia das mães – Os números

Para está brincadeira vamos precisar de: Cartões com números diferentes.

Passo a passo:

  • Cada mãe recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.
  • Dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu e não acha.
  • Comentam-se as conclusões: a mãe é única e insubstituível.

Dinâmicas para o Dia das Mães – Bolinho

Brincadeiras para o dia das mães – Bolinho
Brincadeiras para o dia das mães – Bolinho

Recursos de brincadeira para fazer com as mães: Bolinho

  • Publico Alvo: Mães e alunos.
  • Recursos: bolinhos em forminhas

Passo a passo das brincadeiras para fazer com as mães: Bolinho

  1. Em uma mesa coloque diversos bolinhos tipos cupcake.
  2. debaixo de alguns deles os organizadores colocarão tarefas para as mães, como por exemplo: Contar sua reação quando soube que seria mãe, contar a história do nome de seu filho, etc.
  3. e em algum bolinho  deverão conter 1 brinde para a mamãe.
  4. Se desejarem rir um pouco pode colocar também nos bolinhos tarefas engraçadas.

Essa brincadeira pode se tornar uma oportunidade de muitas mães contarem aos filhos, o que nunca souberam sobre elas.


Dinâmicas para o Dia das Mães – Jogo Comunitário

Atividades dia das Mães Educação Infantil - Jogo Comunitário

Para essa Brincadeiras para o dia das mães vamos precisar de uma flor.

Desenvolvimento:

  • Os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhora… (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhora…(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou…
  • E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gata. Quando tiverem que se referir a ela, as suas vizinhas, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-la pelo nome do bicho.
  • O animador deve ficar atento e não deixar as participantes entediadas. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
    Esta dinâmica é muito boa para realizar com as mães da turma.

Veja mais: Atividades para o dia das mães do ensino fundamental


Dinâmicas para o Dia das Mães – Dinâmica das Balas

O objetivo dessa dinâmica de grupo para o dia das mães é integrar alunos, professores e pais numa atividade em que o trabalho em grupo é fundamental para o sucesso.

Atividades dia das Mães Educação Infantil - Dinâmica das Balas

Da mesma maneira sugerimos que os professores comuniquem com antecedência as mães dos alunos para que aquelas que queiram participar compareçam no dia da atividade e colaborem com o desenvolvimento.

Material necessário:

  • Um saco de balas e uma bandeja.

O coordenador pedirá que todos sentem em círculo. Deve pegar todas as balas e colocar sobre a bandeja no meio da roda. A tarefa é simples, pais e alunos devem ir, um de cada vez, até a bandeja e pegar uma bala para chupar, só que aí entra o detalhe. NINGUÉM PODE USAR AS MÃOS para descascar a bala e por na boca.

Foi apresentado o desafio que somente com o trabalho em grupo poderá ser solucionado.

Essa é uma dinâmica de dia das mães divertida e engraçada, as pessoas se esforçam e todos riem muito e no final concluem que a ajuda dos demais participantes é fundamental para cumprir a tarefa.

No final da atividade o professor ou coordenador deverá explicar que tal como na dinâmica, a escola também precisa da colaboração dos pais e alunos para desenvolver suas atividades. O trabalho em grupo entre pais, professores, alunos e funcionários da escola é a base para o sucesso da instituição.

Da mesma maneira, ao longo da vida pessoal e profissional o aluno vai entender que o trabalho em equipe é a alavanca que move as grandes instituições.


Dinâmicas para o Dia das Mães – Rolo de Barbante

O objetivo dessa brincadeira de dia das mães é integrar o grupo, alunos, mães, professores e coordenadores com o propósito de apresentar conceitos de relacionamentos e integração pessoal.

Atividades dia das Mães Educação Infantil - Rolo de Barbante

Essa é uma dinâmica muito simples, fácil de fazer e que dá excelentes resultados.

Essa atividade pode ser feita em sala de aula com professores e alunos ou se a escola permitir, o professor pode fazer um convite as mães dos alunos para que essas compareçam num determinado dia para o desenvolvimento da dinâmica.

Primeiramente todos os participantes devem formar um círculo, podem estar sentados ou em pé.

Estando todos presentes o coordenador deve providenciar um rolo de barbante, segurando a ponta do barbante o rolo é lançado para um dos participantes, o coordenador sempre segurará a linha, esse participante, pode ser um aluno ou uma mãe deverá responder algumas perguntas previamente definidas como por exemplo:

  • Para uma mãe: O que você poderia dizer sobre como seu filho vê a instituição de ensino e o que pode ser feito para melhorar tanto nas instalações quanto no ensino.
  • Para um aluno: O que você gostaria de ser quando adulto e por que?
  • Para um professor, pergunta de mãe: Como tem sido o progresso da sala de aula neste semestre?

E assim por diante, cabe ao coordenador preparar as perguntas e deixá-las no quadro negro para que pais, alunos e demais participantes possam ler ou se preferirem fazer suas próprias perguntas.

Cada pessoa que recebe o rolo deve responder uma pergunta, depois segura a linha e joga o rolo para outro participante, e assim por diante.

No final teremos uma grande teia de barbante, nesse momento o coordenador deve explicar que essa teia representa os laços e relacionamentos criados durante a atividade e que devem ser mantidos para um progresso tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e pais.

A teia de relacionamentos será a base para que os alunos entendam que no mundo globalizado e dominado pela internet os relacionamentos podem ser determinantes na formação e do progresso pessoal e profissional do aluno.


Dinâmicas para o Dia das Mães – Cumprimentar as Mães

Atividades dia das Mães Educação Infantil - Cumprimentar as Mães
Brincadeiras para o dia das mães – Cumprimentar as Mães

Matéria: Musica animada.

Descrição:

  • Orientador explica ao grupo de mães que quando a música tocar todas deverão mover-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical, congelar o movimento e prestando atenção a solicitação que será feita pelo orientador. Quando a música recomeçar atender a solicitação feita.
  • Orientador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.

Exemplo:

  • Com as palmas das mãos;
  • Com os ombros;
  • Com os cotovelos;
  • Com as costas;
  • Com os joelhos;
  • Com os pés;

Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, orientador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estarem de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar as companheiras e sentar.

Comentar o exercício:

  • O que foi mais difícil executar? Por quê?
  • O que mais gostou?
  • O que pode observar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *