Brincadeiras e Dinâmicas

Dinâmicas para Reunião de Pais


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de mensagens e Dinâmicas para Reunião de Pais e Mestres.

Lidar como ser humano não é uma tarefa fácil. Para o Professor isso fica ainda mais difícil quando chega o momento da Reunião de Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional. Para você brilhar na próxima Reunião de Pais, aqui vão algumas dicas para você usar:

  1. CONVIDE O PAI E A MÃE: Encoraje ambos os pais para que venham na Reunião de Pais. Mal entendidos serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a dizer.
  2. ESTABELEÇA e firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe sempre aos pais o que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos para entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse feedback apenas depois que as notas estiverem fechadas.
  3. REUNIÃO SEM PRESSA: Jamais faça reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de modo que todos os assuntos sejam abordados de maneira apropriada. Quando a Reunião de Pais for individual, 20 a 30 minutos é adequado.
  4. ESTEJA PRONTA para todo tipo de perguntas. Esteja preparada para responder todo o tipo de perguntas que os pais venham a ter. Ocorrerão perguntas específicas, difíceis ou ainda as indelicadas. Mantenha sempre o domínio das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o lado pessoal.
  5. TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS organizados com antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados: Diários de classe, anotações feitas na agenda do aluno, relatórios, provas/trabalhos realizados pelo aluno, e quaisquer outros registros pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá como comprovar as suas afirmações.
  6. RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS. Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para sentarem-se nas carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da sala do prezinho. Arrume o lay-out da sala de aula de um modo que todos possam ver uns aos outros (Ex. em semi-circulo, ou circulo).
  7. INIMIGA X PARCEIRA: Se você quiser ficar com a fama de inimiga no. 1 dos Pais é só concentrar nos DEFEITOS do aluno. A solução para ser parceira dos Pais é concentrar nos TALENTOS, e quando houver problemas, foque nas NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: “seu filho é indisciplinado e só arruma briga com os amigos”, é diferente de: “constatei que o João apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso gostaria de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta questão”.
  8. SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS: Os Pais podem se perder nos comentários generalizados. Ao invés de dizer “Ela não assume responsabilidades”, focalize no problema apontando “Maria teve a semana inteira para terminar o trabalho, no entanto ela apenas escreveu e entregou dois parágrafos”.
  9. OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS: Muito mais que receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de ação para seguir. Assim, se a Maria não é responsável, será apreciado sugerir aos pais dar a ela uma lista de tarefas semanais ou ainda permitir que ela encarregue-se de tomar conta do bichinho de estimação. Quando você oferece conselhos, faça com que os pais saibam que você está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as melhores estratégias conforme o perfil da família.
  10. ESQUEÇA O PEDAGOGUÈS: Jamais utilizar-se do “pedagoguês” com frases do tipo: “a coordenação motora fina”, “o processo de ensino aprendizagem”, “está na fase silábica-alfabética”, são frases sem sentido para muitos Pais.
  11. DOMÍNIO PRÓPRIO: Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que mostram-se abusivos ou hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela fraqueza e insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar adiante. Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer durante a Reunião de Pais  Bimestral, proponha aos Pais agendar horário específico para tratar em particular. Verifique com a Escola qual o procedimento adotado.
  12. FOCALIZE NOS PONTOS FORTES: É muito fácil para os Pais sentirem-se na defensiva, pois muitos deles se veem nos filhos. Você poderá ajudar se levantar as áreas onde estão os pontos fortes do aluno e as áreas que precisam ser melhoradas, ao invés de criticar e apontar apenas as fraquezas.
  13. USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR: A linguagem não verbal pode ser sua aliada ou sua inimiga. O seu corpo fala, e expressa sempre o que você sente e pensa. É esta linguagem que os Pais estarão atentos, antes mesmo de você começar a falar.
  14. ENFOQUE NA COLABORAÇÃO: Faça com que os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com eles, no melhor interesse da criança. Um comentário do tipo “Você precisa comparecer na escola o mais rápido possível para discutirmos as dificuldades do João”, apenas inflama hostilidade nos Pais. O seguinte comentário diz a mesma coisa de um modo mais proativo: “Constatei que o João está encontrando algumas dificuldades, então gostaria de conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas”.
  15. OUÇA O QUE OS PAIS TEM A DIZER: A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas vidas ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que você obtenha o máximo em qualquer Reunião de Pais de Pais procure realmente ouvir o que eles dizem e principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal deles. Você vai se surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas observações.
  16. CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS: Idealmente falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar coisas positivas, os sucessos e as conquistas. Realisticamente falando, a situação é bem diferente. As reuniões de Pais acontecem porque existem problemas. Entretanto todas as reuniões poderão transcorrer dentro da cordialidade e paz sempre que você focar nas soluções ao invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o que você e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação. Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem (Você, os Pais, e o Aluno).
  17. FECHAMENTO: Antes que a Reunião de Pais finalize, faça o fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram implementar.
  18. MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO DE PAIS: Será muito útil você manter um breve relato do que foi discutido na reunião. O que foi dito, sugerido, e estabelecido para ser realizado. Após a reunião, faça as anotações enquanto os detalhes ainda estiverem frescos na memória. Fonte: SOS PROFESSOR
Como você pode observar, interagir com as pessoas requer lidar com uma alta carga de emoções que envolvem expectativas, frustrações, medos e incertezas, por isso esteja atenta a essas dicas e você vai arrasar na próxima Reunião de Pais.
Para te auxiliar ainda mais, a seguir vamos compartilhar com vocês algumas sugestões de Dinâmicas para Reunião de Pais e Mestres, TESTADAS e aprovadas, confira:

Dinâmicas para Reunião de Pais: Receita do Monstrinho

O objetivo desta dinâmica é fazer com que os pais percebam que cada criança tem suas especificidades, seu tempo e sua maneira de aprender.

Depois da reunião, socialize com as crianças os monstrinhos feitos na dinâmica. As crianças adoram ver as produções dos pais.

Dinâmicas para Reunião de Pais: Receita do Monstrinho
Dinâmicas para Reunião de Pais: Receita do Monstrinho

Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica das diferenças

Material:

  • Pedaço de papel em branco;
  • Caneta;

Procedimento:

  • O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.

Dinâmicas para Reunião de Pais: Pintura Surpresa

Dinâmicas para Reunião de Pais: Pintura Surpresa
Dinâmicas para Reunião de Pais: Pintura Surpresa

Desenvolvimento:

  • Cada um irá fazer sua pintura Surpresa, e escreverá num papel o que forma está vendo, o que acha que parece. Depois trocarão com alguém e este deverá dizer o que parece para ele.

Conclusão: 

  • Os pais chegarão à conclusão que cada um tem uma visão diferente de mundo, assim como as crianças, que aprendem do seu jeito, vêem as coisas de uma maneira própria, e assim como na vida, direcionam seu olhar de acordo como foram vistas, amadas, incentivadas. Cada um aprende de um jeito diferente, num ritmo diferente.

Mais em: A FUNÇÃO DA REUNIÃO DE PAIS


Dinâmicas para Reunião de Pais: Medo de Desafios

Objetivos: Mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.

Dinâmicas para Reunião de Pais: Medo de Desafios
Dinâmicas para Reunião de Pais: Medo de Desafios

Material:

  • Caixa;
  • Chocolate;
  • Aparelho de som (rádio ou CD).

Procedimento:

  • Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja… ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
  • Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa…é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem… Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

Dinâmicas para Reunião de Pais: Sorriso milionário

Dinâmicas para Reunião de Pais: Sorriso milionário
Dinâmicas para Reunião de Pais: Sorriso milionário

Material: bolinhas de papel amassado

Procedimento:

  • Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais “dinheiro”, que será o milionário.

Outras ideias em: KIT FAMILIAR PARA REUNIÃO DE PAIS


Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica 1,2,3

Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica 1,2,3
Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica 1,2,3

Procedimento:

  • 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
  • 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
  • 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
  • 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma “reboladinha”.

A situação fica bem divertida.


Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica do Amor

Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica do Amor
Dinâmicas para Reunião de Pais: Dinâmica do Amor

Objetivo e Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.

Procedimento: 

  • Para início de ano Ler o texto ou contar a história do “Coração partido” – Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho.” Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de… No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Outras sugestões em: Reunião dos Pais: Textos Reflexivos


Dinâmicas para Reunião de Pais: A árvore de frases

A dinâmica da árvore de frases é uma oportunidade surpreendente para os pais se declararem para seus filhos, incentivarem, demonstrar amor e cuidado

Dinâmicas para Reunião de Pais: A árvore de frases
Dinâmicas para Reunião de Pais: A árvore de frases

Recursos para a dinâmica da árvore de frases

Uma árvore feita com material reciclado

Fita adesiva

Papel e caneta execução

Execução da dinâmica árvore de frases

  • No dia da reunião de pais comente com os presentes o que é necessário para que uma árvore cresça forte o cuidado deve vir desde a semente, a escolha da terra, onde plantar
  • Depois seguem os cuidados com o excesso de água, a saúde das folhas depois de todo este empenho é possível visualizar o crescimento da árvore
  • Explique aos pais que assim é também com os nossos
  • Filhos feito isso Oriente os pais a escreverem algo que gostaria de falar para os seus filhos para que eles possam crescer árvores fortes que dão lindos frutos
  • Peça para que sejam rápidos, uma frase ou duas, em seguida os pais que quiserem podem socializar suas frases

Depois dessa breve discussão cole com ajuda dos Pais as frases nos galhos da árvore. A arvore das frases pode acompanhar a turma durante todo o ano ela será o incentivo que a falta de tempo às vezes impede os pais de falarem aquilo que deseja os seus filhos.


Dinâmicas para Reunião de Pais – Qual é meu filho?

Claro que todo pai sabe quem é eu filho, mas pela falta de tempo talvez nos esquecemos de reparar nos detalhes e com a dinâmica qual é meu filho? Trazemos essa dura realidade à tona como um momento de reflexão.

Dinâmicas para Reunião de Pais - Qual é meu filho?
Dinâmicas para Reunião de Pais – Qual é meu filho?

Recursos para a dinâmica qual é meu filho?

Foto da Criança

Papel pardo

Execução da dinâmica qual é meu filho?

  • Escolha a parte do rosto da criança que você deseja que os pais descubram pode ser os olhos ou a boca, por exemplo
  • Imprima as fotos das crianças use o papel pardo para cobrir a foto e deixar a amostra apenas os olhos ou a parte que você escolheu mostrar
  • Cole estas fotos no mural da sala e peça para que os pais tentem descobrir qual deles é o seu filho

Ressalte que o intuito da dinâmica não é constranger e sim alertar a importância que os pais olhem para os filhos pois, o tempo passa muito rápido e eles mudam mais rápido ainda.

Também confira outras em: Textos reflexivo para reunião dos Pais


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *