Energia elétrica

Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos, saiba mais


Sem ela ainda estaríamos a base de velas para iluminar as casas e talvez nos locomovendo com trens à vapor e carroças. Sem a energia elétrica o mundo não teria evolução.

Tales de Mileto que viveu na antiga Grécia era um matemático, filósofo, astrônomo e engenheiro. Foi este gênio que a descobriu.

O que é energia elétrica?

A energia elétrica é a capacidade de realizar um trabalho através de energia química ou energia mecânica através de turbinas e geradores que fazem a transformação de várias formas de energia em energia elétrica.

Entre dois pontos de um condutor quando há aplicação de uma diferença de potencial é gerada a energia elétrica entres seus terminais.

A função principal dela é gerar outras foram de energia como a mecânica e térmica.

A energia é identificada como joule (J) no sistema internacional de unidades mas a unidade de media mais usada é quilowatt-hora (kWh).

Em nosso país no ano de 2015, 60% da energia elétrica produzida veio das usinas hidrelétricas e o resto veio das usinas nucleares Angra I e Angra II.

E também a energia vem das fontes termoelétricas e fontes de energia renováveis que são energia eólica e biomassa.

Como é calculada a conta de energia pelas companhias elétricas?

É utilizado o kWh para medir o consumo da energia de um determinado local. A empresa multiplica o custo da unidade do kWh pela quantidade de energia consumida durante os dias do mês.

Digamos que o consumo do mês de maio foi de 120 kWh e o custo de 1 kWh é de r$ 0,48, a conta de energia de maio será:

C = 120 x 0,48

C = r$ 57,60

______


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.