<

Estória ou história


Escrever “estória”, com “e” ao invés de “h”, parece um tipo de escrita arcaica. Na verdade, o seu uso já deveria ter sido descartado, pois é realmente antigo, mas, ao contrário disso, ganhou novos significados. Hoje, “Estória ou história” possuem significados distintos e nenhum dos dois está errado!

Embora a Academia Brasileira de Letras e alguns dicionários de língua portuguesa ainda aceitem o termo mais antigo, ele foi substituído. “História”, com “hi”, tomou o lugar com o passar dos anos e as mudanças na língua.

Estória ou história: você sabe qual das duas palavras usar?

Estória versus história

Se você abrir livros mais antigos de literatura, encontrará facilmente a palavra estória neles. Nesse caso, estão provavelmente em seu significado original. Já atualmente, a palavra escrita com “e” é utilizada para diferenciar fatos reais de fatos da ficção.

Ambas palavras originam-se do grego com a palavra “historía”. O termo inglês “story” também teve alguma influência para se criar “estória”. Durante a Idade Média, por exemplo, utilizava-se “estória” e “istória”. Foi em 1919, com o gramático João Ribeiro, que “estória” passou a ser aceito juntamente à “história”.

Desde então, em 1943, a Academia Brasileira de Letras chegou a recomendar a extinção da palavra. Hoje, contudo, o uso segue com a nova função.

Estória

Quando desejar se referir à narração de fatos provenientes de uma ficção, uma não-realidade, opte por “estória”. Essa é a diferenciação básica da palavra para “história”. Apesar de os dicionários de língua portuguesa já excluírem a palavra, isso não quer dizer que ela é incorreta, apenas caiu em desuso.

Kit de Alfabetização Só Escola

Confira alguns exemplos:

  • A estória dos Três Porquinhos já é antiga!
  • Você pode contar a estória da princesa que congelou o castelo?
  • Era uma vez uma estória com magia e muitos castelos com princesas!

História

Estória ou história

Conforme recomenda a Academia Brasileira de Letras, “história” deve ser utilizado em qualquer situação, independente do uso de “estória”. Nesse caso, ela é utilizada para tudo aquilo que se refere a narrativas, sejam elas reais ou ficção.

Observe os exemplos dos seus diversos usos.

  • Os livros de história contam tudo sobre a II Guerra Mundial, mas é difícil imaginar como foi.
  • A história não aconteceu exatamente assim, você não sabe a outra versão.
  • Conte mais sobre a história do Rei Leão!

Também recomendamos:


Estória ou história – Como se escreve?

Você ainda está com dúvidas na hora de usar o “Estória ou história”? Confira o vídeo a seguir:

 


    1. VILSON LIMA

    Deixe um comentário