Conceito e Definição, Dúvidas de Português

Feedback


Feedback é o termo utilizado principalmente em áreas profissionais como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. A palavra é de origem inglesa e significa “dar uma resposta” a um determinado pedido ou acontecimento.

Para algumas situações, feed back pode ser simplesmente resposta ou reação, independente se for positiva ou negativa. Quer ver um exemplo do uso da palavra?

Ex. “Terminei um relatório e apresentei para os líderes da equipe. O feedback foi positivo e vamos aderir às novas práticas apresentadas”.

Feedback na Administração

Em administração, o uso da palavra se dá no parecer de determinado gestor a um funcionário em relação ao seu trabalho com intenção de avaliar o seu desempenho.

Por exemplo: funcionária Y foi contratada por três meses como temporária. A intenção é efetivá-la, mas se algo não está saindo conforme desejado pela empresa, o contratante pode dar um feed back para a colaboradora para ver se a mesma se adequá ao perfil da empresa.

Palavra Feedback na madeira

Ou seja, o feedback trata-se de uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

Feedback na Psicologia

Para a psicologia, a palavra pode se tratar de uma devolutiva, ou seja, uma espécie de ramificação da comunicação interpessoal que visa suavizar conflitos entre indivíduos e melhorar sua comunicação.

Feedback na Engenharia, Elétrica e Eletrônica.

Em relação a termos técnicos da Engenharia, a palavra é utilizado para se referir à transferência do sinal de saída para a entrada do mesmo sistema ou circuito, resultando num aumento do nível de saída (feedback positivo) ou diminuição do nível de saída (feedback negativo).

Em um sistema de som, por exemplo, a palavra refere-se ao retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a entrada do mesmo, provocando uma distorção do som produzido.

Feedback na área da comunicação

A palavra pode ser utilizada em comunicação quando um dos elementos presentes no processo envia uma mensagem para um receptor, através de um canal X.  Quando é interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feed back – a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

Feedback na fisiologia

Na fisiologia, o mecanismo de auto regulação de desiquilíbrios no organismo está intimamente ligada ao feedback. Se o feedback é negativo, significa que houve uma resposta contrária a um estímulo que resultou em desequilíbrio. Se o feedback for positivo, significa respostas do organismo que contribuem para o aumento do desequilíbrio causado.

Feedback na Educação Física

Para a Educação Física, o feedback é essencial para a aprendizagem motora. Isto porque ele consiste nas respostas obtidas quando o indivíduo que aprende faz uma determinada movimentação motora. Estas respostas podem acontecer durante ou depois do movimento em questão.

Feedback e relações interpessoais

O feedback, como já vimos, é um retorno, ou uma resposta de algo ou alguém para um determinado trabalho. Muitas pessoas recebem criticas positivas e negativas praticamente todos os dias. Esse feedback deve ser feito com cautela e pode ser responsável por desafetos, porém é necessário.

Principalmente em âmbito empresarial, o feedback muitas vezes não é visto com bons olhos. Isso se dá, porque geralmente a pessoa que dá um feedback para outra, pode fazer essa crítica com o mínimo de tato.

Porém, o feedback tem muitos aspectos positivos:

  • Melhora o funcionamento de rotinas empresariais
  • Ajuda o colaborador a realizar seu trabalho com destreza
  • Auxilia nas conquistas empresariais e
  • Muito mais.

Avaliação de Desempenho versus Feedback

Encontrar funcionários qualificados para as suas funções está cada vez mais difícil ultimamente, por isso é imprescindível dar feed backs para colaboradores para que eles se aprimorem cada vez mais em seus serviços laborais.

Palavra Feedback no quadro negro

É muito importante ter um feedback de cada funcionário para que a empresa não perca talentos dentro do âmbito empresarial. Com um feed back para cada funcionário, é possível traçar planos de melhorias e aperfeiçoamento, aproveitando assim o melhor de cada colaborador.

A importância de um feed back dentro das empresas se dá tanto para quem é funcionário quanto para quem tem cargos de alta patentes como diretores e gestores. É importante que ambos os lados estejam atentos aos feedbacks para que sejam feitas melhorias nas vias de trabalho.

Alguns líderes ainda insistem na ideia de que sua voz é lei e não precisam ser contrariados. Isso é coisa do passado. Líderes competentes enxergam as críticas construtivas de seus subordinados como sendo um trampolim para melhorias em sua empresa.

Quando se trata de relacionamentos interpessoais, a palavra sempre andará em uma via de mão dupla, onde o único caminho para o crescimento é ouvir com paciência e falar no tempo certo.

Feedback e sua relação com o crescimento profissional

Como já vimos, o feed back anda de mãos dadas com o crescimento profissional. Mas é valido ressaltar que a postura ao relatar uma crítica ou dar um retorno para alguém deve ser de extrema importância.

Funcionários que sempre escutam críticas negativas e recebem o mesmo retorno negativo em todas as suas empreitadas, facilmente ficarão desmotivados, e o resultado será espelhado em suas funções e exigências.

Outro fator muito importante em relação ao feed back é que o gestor também deve estar aberto a criticas em geral. Quando se trata de cargos de liderança, é muito comum existirem gestores impenetráveis, que não aceitam sugestões e sequer escutam alguém que consideram “inferior”.

Este é um dos principais erros de postura na gerência de uma empresa. Se o gestor for um bom líder, ele receberá conselhos que podem fazer com que a empresa cresça.

Estar aberto para soluções que não sejam necessariamente suas é sinônimo de humildade e parceria. Aceitar esse tipo de inovação é o caminho certo para o sucesso de todos os setores: gerência, quadro de funcionários e consequentemente empresa em geral.

Fica claro então que o feed back afeta todos os relacionamentos interpessoais. Isso se dá também em relacionamentos amorosos e dentro do círculo de amizades. Se a pessoa dá e recebe feedback significa que ela escuta e aconselha, gerando assim um circulo de confiança que dificilmente será rompido.

Recomendamos também: Significado de Pragmático.

Na música


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x