Festa Junina


A Festa Junina é uma tradicional e popular comemoração que é celebrada anualmente no Brasil.

A festa junina é conhecida mundialmente e começam no dia doze de junho (12/06), data que é véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro.

No dia 23 e 24 desde mês também é celebrado o dia de São João;

Como surgiu a festa junina

Depois do carnaval o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas. Você já se perguntou como essa festa começou? Como ela surgiu? Confira o vídeo a seguir:

Qual o verdadeiro sentido da festa junina e sua origem?

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança, marca característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

As tradições:

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Quais são as brincadeiras da festa junina?

Dentre muitas destacam-se entre as mais conhecidas e divertidas brincadeiras juninas:

Pau de sebo:

Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.

Corrida do saco:

Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

Jogo do rabo do burro

Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

Correio Elegante:

Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.

Pescaria:

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.

Corrida do Saci-Pererê:

Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.

Derrubando latas:

Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

Quebra-pote

Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.

Corrida do Ovo na colher

Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo

Músicas e Danças

São inúmeras músicas cantadas em Festa Junina. Normalmente, elas são muito populares no sentido de serem fácil, com palavras simples, sem muita frescura. É o canto popular mesmo. Dentre as mais famosas estão “Cai, Cai, Balão” e “Pula a Fogueira”.

Músicas e Danças

Sugestões de músicas para sua festa junina:

  1. Alegrando o São João – João Collares
  2. Cowboy do amor – A turma do balão mágico
  3. Boi da cara preta – Mastruz com leite
  4. São João do Bita
  5. Dança do espantalho – Fagner
  6. Chimarrita Balão – Enezita Barroso
  7. Entra na roda
  8. Festa no interior – Gal Costa
  9. Olha o fogo, olha o fogaréu 
  10. Olha pro céu-Luís Gonzaga
  11. Feira de Mangaio
  12. A,e,i,o,u Ypisilone
  13. Sai preguiça-palavra cantada
  14. O sanfoneiro só tocava isso-Xuxa
  15. Eu quero ver você pular feito pipoca
  16. Pula pula pipoquinha
  17. Noite de são João
  18. Quadrilha da Xuxa 
  19. Poutporri do interior​-Chiclete com banana
  20. Massa de mandioca
  21. Pula fogueira
  22. Mastruz com leite cantando Luiz Gonzaga
  23. Requebradinho
  24. Dança dá peneira
  25. Flor do Mamulengo-Mastruz com Leite
  26. Dança da peneira
  27. Alegrando o São João-Cristina Collares
  28. Pai Francisco entrou na roda
  29. Sapeca sanfoneiro

Quadrilha:

Esta dança,de origem francesa surgiu em paris,no século XVIII . A quadrilha foi introduzida no BRASIL durante a Regência e fez muito sucesso nos salões brasileiros do século XIX. No Rio de Janeiro ,foi muito popularizada. Suas evoluções básicas foram modificadas e novas foram agregadas, modificando inclusive sua música e seus comandos.

Música de Festa junina – Capelinha de Melão:

Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não!
Acordai, acordai, acordai, João!

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Comidas tipicas em Festa Junina

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Atividades de Festa Junina para escola

Em escolas de todo o pais, professores e demais funcionários utilizam esta data comemorativa para trabalhar em sala de aula, principalmente com os alunos das series iniciais.

Pensando nisso, e também em maneiras de facilitar para vocês, criamos uma pequena lista com sugestões de atividades e brincadeiras, confira:

  • Trabalhar as comidas tipicas;
  • Trabalhar as principais tradições;
  • Atividades de festa junina
  • Brincadeiras e Dinâmicas Juninas;
  • Quadrilhas;
  • Desenhos e Atividades para colorir e imprimir;
  • Produção textual;
  • Projetos;
  • Confecção de Lembrancinhas;
  • Confecções de Bandeirinhas;
  • Atividades juninas
  • Confecções de Murais e Painéis;
  • 13 Ideias para Festa Junina
  • Entre outras coisas.

Modelos para imprimir:

Artes:

Atividades Festa Junina

Ligue os pontos e pinte o desenho:

Atividades Festa Junina

O baile lá na roça foi até o sol raiar a casa estava cheia, mal se podia andar.

Atividades Festa Junina

Encontre no caça palavras abaixo palavras relacionadas as festas juninas. Cubra-as.

Atividades Festa Junina

Vamos contar quantos elementos tem em cada conjunto e pintar o quadradinho com número correspondente.

Atividades Festa Junina

Observe esta ilustração e descubra quais os objetos que estão faltando.

Atividades Festa Junina

Marque com x o desenhos que não pertence a uma festa junina.

Atividades Festa Junina

E também modelos para colorir:

Desenhos para colorir 01:

Atividades Festa Junina

Desenhos para colorir 02:

Atividades Festa Junina

Desenhos para colorir 03:

Atividades Festa Junina

Desenhos para colorir 04:

Atividades Festa Junina

Desenhos para colorir 05:

Atividades Festa Junina

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.