Esportes

Futsal


O futsal é um esporte coletivo também conhecido como futebol de salão, por ser bastante semelhante ao futebol jogada em campos, com algumas modificações no estilo de jogo.

As principais diferenças do futsal em relação ao futebol tradicional são a quantidade de jogadores que forma cada time e a área disponível para jogo, que é bastante reduzida.

História do Futsal

O futsal foi criado no Uruguai, na década de 30, por um professor de educação física chamado Juan Carlos Ceriani Gravier, da Associação Cristã de Moços. Quando surgiu, este esporte foi chamado de Indoor Football, ou seja, futebol em uma área fechada, e era jogado por times formados por14 jogadores cada, número que foi reduzido posteriormente para 10.

Quando foi inventado, o futsal era jogado com uma bola mais leve, que foi sendo substituída por bolas mais pesadas, usadas até hoje.

Veja também: Futebol.

Como é um jogo de Futsal

Ao entrar em quadra, um time de futsal tem como objetivo marcar mais gols do que seus adversários para ganhar a partida, num tempo de jogo total de 40 minutos. Estes 40 minutos são divididos em dois tempos de 20 minutos separados por um intervalo de 10 minutos.

Os jogadores de futsal trabalham a bola através de dribles, passes de bola, chutes, bicicletas e cabeçadas, para atacar, defender e manter a posse de bola.

Jogador de Futsal

Cada time de futsal possui cinco jogadores de linha e um goleiro, podendo haver até sete jogadores no banco de reservas. Os jogadores de linha atuam em posições de ala, fixo e pivô.

Um jogo de futsal é realizado em uma quadra do tipo quadrangular. Jogos da Liga Masculina são jogados numa quadra de 38 a 42 metros de comprimento e de 18 a 25 metros de largura.

Uma bola de futsal tem de 62 a 64 centímetros de circunferência e pesa de 400 a 440 gramas, de acordo com as regras estipuladas pela FIFA.

Cada partida de futsal é acompanhada por um árbitro principal e um auxiliar. As partidas também possuem um cronometrista que marca o tempo da partida e um anotador.

Vence a partida o time que marcar o maior número de gols e nessa modalidade não existe impedimento. As faltas cometidas no jogo podem ser cobradas direta ou indiretamente, e os jogadores podem ser punidos com cartões amarelos e vermelhos (que causam a expulsão do atleta).

Regras do Futsal

  • Um jogador de futsal não pode encostar na bola com a mão, com exceção do goleiro;
  • Se um jogador de futsal cometer faltas e levar três cartões amarelos, este jogador será expulso, pois estes cartões equivalem a um cartão vermelho;
  • Cobranças de escanteios, tiros de meta e laterais devem ser feitas em quatro segundos e são cobradas apenas com os pés;
  • As substituições de jogadores são ilimitadas, de acordo com as regras da FIFA;
  • Os jogadores não podem entrar em quadra com acessórios que possam causar acidentes ou lesões, como anéis, pulseiras ou brincos;
  • Um jogador não pode discutir com o árbitro da partida por conta de suas decisões, podendo ser punido por essa atitude;
  • Um jogador não pode simular faltas e tentar enganar o árbitro, podendo ser punido por essa atitude.

Posições dos jogadores de futsal

No futsal, os jogadores são divididos em posições de marcação, ataque e defesa, podendo ser classificados como fixos, alas, pivôs e goleiros:

  • Fixos são os jogadores que atuam em posições mais recuadas e atuam da defesa do time; estes jogadores têm como características a grande capacidade de marcação e a qualidade de passe. Estes jogadores também organizam a saída de bola de seu time;
  • Alas são os jogadores que atuam pelas laterais da quadra, sendo divididos em alas esquerdos e alas direitos. Estes jogadores têm como características suas altas velocidades e rapidez no toque de bola, tanto no ataque quanto na defesa das bolas.
  • Pivôs são os jogadores que atuam em posições mais avançadas na quadra, pois são jogadores mais ofensivos. Estes jogadores têm como características a qualidade do chute, do controle de bola e o alto poder de finalização. O jogador na posição de pivô precisa se movimentar constantemente movimento na quadra, buscando espaços na área adversária e furando o bloqueio defensivo para receber a bola e chutar para o gol.
  • Goleiros são os jogadores que atuam no gol, com o objetivo de impedir que a bola entre no gol e a equipe adversária marque pontos. O goleiro deve se movimentar com grande agilidade e pode utilizar qualquer parte do corpo para defender as bolas e proteger o gol. Esta posição demanda uma boa visão de jogo e bom posicionamento. Também há, no futsal, goleiros de linha, que atuam como jogadores  ao receberem a posse de bola. Estes goleiros buscam aumentar o poder ofensivo do time, ajudando a marcar gols.

A quadra de futsal

De acordo com a categoria dos times em campo, as dimensões quadrangulares da quadra podem variar de 24 a 42 metros de comprimento e de 15 a 22 metros de largura, podendo ser cobertas ou descobertas.

A quadra é dividida em duas partes, sendo cada metade destinada a uma equipe. Uma quadra de futsal também possui diversas marcações no chão que auxiliam nas cobranças de faltas e no posicionamento dos jogadores.

 As principais marcações da quadra são no centro da mesma, a área de penalidade e a área de substituição.

O centro da quadra é marcado por uma linha que tem a função de dividir o campo em dois. No meio desta linha é marcado um círculo de dez centímetros de diâmetro no qual o jogo começa. Ao redor deste círculo menor, existe outro círculo de três metros de diâmetro cuja função é marcar a posição na qual os demais jogadores devem estar no início do jogo.

A área de penalidade consiste em um semi-círculo com raio de seis metros marcado nas extremidades da quadra. Este área tem como função determinar e limitar  região onde os pênaltis são cobrados e a área em que o goleiro pode defender as bolas com as mãos.

A área de substituição consiste em uma marcação externa ao campo, e cada time tem sua própria área de substituição. Esta área possui cinco metros de comprimento e oitenta centímetros de largura, próxima ao banco dos reservas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x