Brincadeiras e Dinâmicas, Datas Comemorativas

Jogos, brincadeiras e atividades para gincanas do dia das crianças.


Confira nesta postagem várias sugestões de jogos, brincadeiras e atividades para gincanas dia das crianças. O dia das crianças é uma data comemorada anualmente no mês de Outubro, mas precisamente do dia 12.

Essas sugestões podem ser realizadas em casa com seus filhos e parentes ou na escola se você for um educador, com vários alunos, promovendo gincanas.

Várias das atividades que vamos propor aqui podem ser usadas em diversas épocas do ano, promovendo aprendizado e divertimento ao mesmo tempo.

Veja Também: Dinâmicas para o Dia das Crianças.

Gincanas dia das crianças – BRINCADEIRAS E DINÂMICAS INFANTIS

CACHORRO E GATO CEGO

IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

QUAL O PERFUME?

IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc… Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.

TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

COM QUEM ESTARÁ A BOLA?

IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

GARRAFA MÁGICA

IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

COMER A MAÇÃ

IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

Gincanas dia das crianças – Brincadeiras.

A seguir, confira algumas dicas e sugestões de Brincadeiras para gincanas dia das crianças: (Pode ser usada também no dia a dia).

 

1- Telefone sem fio:

Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 5 ou mais

Regra:

Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte.

Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

2-Descobrindo Versículos Introdução: 

“Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes.” Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão. A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo (5 ou 10 minutos?). Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.

3- Telefone sem fio:

Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 5 ou mais

Regra:

Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte.

Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

4- Corrida do envelope

Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina; Cada palavra deve ser escrita em uma ficha; Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope; Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças; Entregue um envelope a cada time; ao sinal de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo; O time que terminar primeiro, faz um ponto; Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira

5- Estátua:

Participantes: 5 ou mais

Materiais Necessários: 

  • Aparelho de som,
  • CD de Músicas.

Regra:

  • Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”!
  • Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
  • Não vale fazer cócegas.
  • Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.

6- Mímicas:

 Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. Dividida os times. Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe. A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.

7- Dança da Cadeira:

Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.

Coloque uma música animada, a criançada andam dançado ao redor das cadeiras, quando a música parar elas devem sentar-se, quem não conseguir, sai da brincadeira.

Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Confira também:  ATIVIDADES PARA GINCANAS.


Gincanas dia das crianças: Atividades.

Confira outras sugestões bem divertidas para gincanas dia das crianças:

Bola da pergunta

Pegue uma bola de praia e faça os jovens escreverem perguntas nela ou escreva todas as perguntas sozinho. Elas podem ser sérias, engraçadas ou uma mistura de ambos. Elas precisam ser bastante abertas e incentivar o diálogo. Todos se sentam em um círculo e uma pessoa começa jogando a bola para outra pessoa, que deve pegá-la. Em seguida, eles devem ler a pergunta escrita debaixo de seu polegar e responder. Depois, jogam a bola para outra pessoa e assim o jogo continua. Essa é uma das atividades para crianças  que faz com que elas conversem e riam enquanto aprendem coisas novas sobre os amigos.

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma das atividades para crianças mais dinâmicas pois normalmente é feita em equipe. Dê várias dicas durante a brincadeira, como pistas escritas ou fotos. Ou inclua atividades em que é preciso tirar fotos de itens ou onde cada equipe deve filmar coisas, situações e cenários listados em um papel. Escolha o que for mais adequado e viável ao seu grupo de jovens.

Twister

Pegue um jogo de “Twister” e deixe as crianças se divertirem fazendo contorcionismos engraçados. As regras são simples, basta colocar a parte do corpo designada na cor correta, conforme indicado na roleta que acompanha o jogo, e não cair durante a brincadeira. Veja quem sai o campeão do “Twister” e depois jogue novamente para dar aos outros uma segunda chance.

Jogos, brincadeiras e atividades para gincanas dia das crianças:

Gincanas dia das crianças - Jogos, Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades

Brincadeiras para gincanas dia das crianças – Escolar passo a passo:

Confira alguns modelos para imprimir:

Gincanas dia das crianças - Jogos, Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades Gincanas dia das crianças - Jogos, Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades Gincanas dia das crianças - Jogos, Brincadeiras, Dinâmicas e Atividades

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *