<

Lançamento oblíquo


O lançamento oblíquo é o estudo do movimento de objetos quando são arremessados.

E que produzem uma trajetória específica, onde várias ações ocorrem juntas para este movimento acontecer.

O lançamento oblíquo ou lançamento de projétil, é um movimento que é realizado por um objeto quando lançado na diagonal.

O lançamento oblíquo faz um movimento com trajetória parabólica, unindo movimento na horizontal e vertical (sobe e desce).

Neste movimento, o objeto que foi arremessado forma um ângulo que varia de 0º à 90º em relação a posição horizontal. Quando na vertical, o objeto realiza o Movimento Uniformemente Variado (MUV).

E a posição horizontal produz o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Nesta trajetória, o objeto tem uma velocidade inicial (v0) e está sob o efeito da força da gravidade (g).

Kit de Alfabetização Só Escola

A velocidade da trajetória de um objeto na vertical é chamado de vY e a velocidade na horizontal é vX. O lançamento oblíquo é utilizado em dois eixos, x e y, quando ilustrado para indicação de dois movimentos sendo realizados.

Também recomendamos: Lei de HookeLei de Faraday;

A posição inicial (s0) é onde começa a trajetória do objeto e a posição final (sf) mostra a trajetória final do objeto onde para o movimento parabólico.

Quando o objeto é lançado ele segue em direção vertical até atingir sua altura máxima e depois desce, também na vertical. Um exemplo simples disso seria o chute de um jogador de futebol ou a trajetória de uma bola de golfe.

Exercício resolvido de Lançamento oblíquo

Formula:

v2 = v02 + 2 . a . Δs

Onde,

v: velocidade final
v0: velocidade inicial
a: aceleração
ΔS: variação de deslocamento do corpo

Lançamento oblíquo resumo em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar um resumo sobre este tema para download gratuito em PDF.

Para ter acesso confira o link a seguir: