Datas Comemorativas, Educação Infantil

Máscaras de Carnaval


Selecionamos nesta postagem lindas sugestões de Máscaras de Carnaval com modelos prontos para imprimir, colorir e enfeitar. Nós sempre buscamos por fantasias e máscaras de carnaval que estejam dentro do nosso orçamento não é verdade? E que tal se elas possam ser feitas por nós, com custo quase ZERO?

Foi pensando nisso que nós reunimos essas maravilhosas dicas e ideias para sua máscara carnavalesca, com moldes prontos para imprimir.

Confira também: Decoração de carnaval para escola.

Como fazer máscaras de carnaval em casa?

  • Escolha o molde que tem a ver com você;
  • Imprima o molde em papel de sua preferencia (Comum é o sulfite);
  • Recorte o molde;
  • Escolha um bom material para riscar o molde: Lápis;
  • Recorte a máscara;
  • Por fim,  decore ela do seu jeito.

Máscaras de Carnaval

Como fazer máscaras de carnaval de papel

No vídeo a seguir você vai aprender a fazer maravilhosas máscaras de carnaval de papel, passo a passo:



Máscaras de Carnaval para imprimir, colorir e enfeitar

Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir

Confira ainda:

Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir Máscaras de Carnaval - Moldes para imprimir

Veja outras em:

Máscaras de Carnaval para imprimir – 48 Máscaras Infantis

Para facilitar para vocês na hora de escolher a sua máscara de carnaval infantil, resolvemos disponibilizar diversas máscaras infantis para o carnaval em PDF, confira o link a seguir e faça o download:

Máscaras de Carnaval – Ideias diversas

Confira diversas máscaras para te auxiliar e servir como exemplo na hora de preparar a sua:

Máscaras de Carnaval Máscaras de Carnaval Máscaras de Carnaval Máscaras de Carnaval Máscaras de Carnaval Máscaras de Carnaval Máscaras de CarnavalMáscaras de Carnaval

Como surgiu as máscaras de carnaval?

As máscaras carnavalescas surgiram na cidade italiana de Veneza, mais precisamente no século XVII. Elas eram usadas pelos nobres que queriam esconder a verdadeira identidade para pular carnaval com o povo. A busca pelo anonimato motivou a criação de máscaras coloridas, divertidas e criativas.

A tradição de usar máscara no carnaval não ficou restrita à Itália. Os portugueses também incorporaram esse costume e trouxeram-no ao Brasil. Até hoje, as pessoas confeccionam máscaras carnavalescas para pular carnaval na rua, nas escolas ou nos salões.

Curiosidades sobre as máscaras de carnaval

  • Sabia que a primeira máscara de Carnaval data de 30.000 anos A.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos?
  • No Antigo Egito, o povo acreditava que a colocação de uma máscara na face dos mortos ajudava na passagem para a vida eterna.
  • Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos.
  • Na Grécia, eram utilizadas nas suas cerimônias religiosas.
  • O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza data de 02 de Maio de 1268.
  • Um outro, datado de 22 de Fevereiro de 1339, proibia os mascarados de vaguearem pela noite nas ruas da cidade. Todavia, o seu uso era permitido durante todo o carnaval, exceto nas festas religiosas e ao entrar nas igrejas.
  • Na Itália, os “bobos da corte”, artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens que inspiraram o Carnaval de Veneza, sendo que as máscaras, tinham o poder de revelar ou ocultar sentimentos.
  • Na necessidade do homem de se embelezar e de se transformar, surge em Veneza, no século XV, o primeiro baile de máscaras, “Ball Masquê”, onde o uso da máscara também se fazia necessário devido aos constantes conflitos políticos. Os Cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais.
  • Em Veneza, as máscaras também se tornaram peças decorativas, transformando-se na principal atividade econômica da região.

One Comment

  1. PARABÉNS SEU MATERIAL FOI ESPETACULAR E EMBORA A ESCOLA QUE TRABALHO TENHA DECIDIDO PELA MAIORIA NÃO TRABALHAR ESTE TIPO DE ATIVIDADE VOU TENTAR FAZER COM MEUS ALUNOS COMO ATIVIDADE DE ARTES E ALEGRAR MEUS ANJINHOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *