Ícone do site Educação e Transformação

Meios de Comunicação

Meios de Comunicação

Meios de Comunicação

Vamos aprender um pouco sobre os Meios de Comunicação? A comunicação é simplesmente o ato de transferir informações de um lugar, pessoa ou grupo para outro.

Toda comunicação envolve (pelo menos) um remetente, uma mensagem e um destinatário. Isso pode parecer simples, mas a comunicação é, na verdade, um assunto muito complexo.

A transmissão da mensagem do remetente ao destinatário pode ser afetada por uma enorme variedade de coisas. Estes incluem nossas emoções, a situação cultural, o meio usado para se comunicar e até mesmo a nossa localização. A complexidade é a razão pela qual as boas habilidades de comunicação são consideradas tão desejáveis ​​pelos empregadores em todo o mundo: a comunicação precisa, eficaz e inequívoca é realmente extremamente difícil.

Resumo sobre os Meios de comunicação em VÍDEO

Definindo Comunicação

comunicação, n. A transmissão ou troca de informações falando, escrevendo ou usando algum outro meio. … O sucesso transmitindo ou compartilhando ideias e sentimentos.

Dicionário Inglês Oxford

Como essa definição deixa claro, a comunicação é mais do que simplesmente a transmissão de informações. O termo requer um elemento de sucesso na transmissão ou transmissão de uma mensagem, seja informação, ideias ou emoções.

Uma comunicação, portanto, tem três partes: o remetente, a mensagem e o destinatário.

O remetente “codifica” a mensagem, geralmente em uma mistura de palavras e comunicação não verbal. Ele é transmitido de alguma forma (por exemplo, na fala ou na escrita), e o destinatário o “decodifica”.

Naturalmente, pode haver mais de um destinatário, e a complexidade da comunicação significa que cada um pode receber uma mensagem ligeiramente diferente. Duas pessoas podem ler coisas muito diferentes na escolha de palavras e / ou linguagem corporal. Também é possível que nenhum deles tenha o mesmo entendimento do remetente.

Na comunicação face a face, as funções do remetente e do destinatário não são distintas. Os dois papéis vão passar para trás e para frente entre duas pessoas conversando. Ambas as partes se comunicam umas com as outras, mesmo que de formas muito sutis, como por meio do contato visual (ou falta de) e da linguagem corporal geral. Na comunicação escrita, no entanto, o remetente e o destinatário são mais distintos.

Categorias de Comunicação

Celular – Meios de Comunicação

Há uma ampla gama de maneiras em que nos comunicamos e mais de um pode estar ocorrendo a qualquer momento.

As diferentes categorias de comunicação incluem:

Comunicação falada ou verbal, que inclui comunicação direta, telefone, rádio ou televisão e outras mídias.

Comunicação não verbal, abrangendo linguagem corporal, gestos, como nos vestimos ou agimos, onde estamos e até mesmo o nosso perfume. Existem muitas maneiras sutis que nos comunicamos (talvez até sem querer) com os outros. Por exemplo, o tom de voz pode fornecer pistas sobre o estado emocional ou de humor, enquanto sinais manuais ou gestos podem adicionar a uma mensagem falada.

Comunicação Escrita:

Que inclui cartas, e-mails, mídias sociais, livros, revistas, internet e outras mídias. Até tempos recentes, um número relativamente pequeno de escritores e editores era muito poderoso quando se tratava de comunicar a palavra escrita. Hoje, todos nós podemos escrever e publicar as nossas ideias online, o que levou a uma explosão de possibilidades de informação e comunicação.

Visualizações:

Gráficos e mapas, mapas, logotipos e outras visualizações podem comunicar mensagens.

O resultado desejado ou objetivo de qualquer processo de comunicação é a compreensão mútua.

O processo de comunicação interpessoal não pode ser considerado como um fenômeno que simplesmente “acontece”. Em vez disso, deve ser visto como um processo que envolve participantes que negociam seus papéis uns com os outros, seja consciente ou inconscientemente.

Uma mensagem ou comunicação é enviada pelo remetente através de um canal de comunicação para um ou mais destinatários.

O remetente deve codificar a mensagem (a informação sendo transmitida) em um formato apropriado ao canal de comunicação, e o destinatário então decodifica a mensagem para entender seu significado e significado.

O mal-entendido pode ocorrer em qualquer estágio do processo de comunicação.

Uma comunicação eficaz envolve a minimização de possíveis mal-entendidos e a superação de barreiras à comunicação em cada estágio do processo de comunicação.

Um comunicador eficaz compreende seu público, escolhe um canal de comunicação apropriado, aprimora a mensagem para esse canal específico e codifica a mensagem com eficácia para reduzir o mal-entendido pelo (s) destinatário (s).

Eles também buscarão feedback do (s) destinatário (s) para garantir que a mensagem seja entendida e tentem corrigir qualquer mal-entendido ou confusão o mais rápido possível.

O processo de comunicação

Uma mensagem ou comunicação é enviada pelo remetente através de um canal de comunicação para um receptor ou para vários receptores.

O remetente deve codificar a mensagem (a informação sendo transmitida) em um formato apropriado para o canal de comunicação, e o (s) receptor (es) então decodifica a mensagem para entender seu significado e significado.

O mal-entendido pode ocorrer em qualquer estágio do processo de comunicação.

Uma comunicação eficaz envolve a minimização de possíveis mal-entendidos e a superação de barreiras à comunicação em cada estágio do processo de comunicação.

Um comunicador eficaz entende o seu público, escolhe um canal de comunicação apropriado, apura a sua mensagem para este canal e codifica a mensagem para reduzir o mal-entendido pelo (s) receptor (es).

Eles também procurarão feedback do (s) receptor (es) sobre como a mensagem é entendida e tentam corrigir qualquer mal-entendido ou confusão o mais rápido possível.

Receptores podem usar técnicas como Clarificação e Reflexão como formas efetivas de assegurar que a mensagem enviada tenha sido entendida corretamente.

Canais de comunicação

Canais de comunicação é o termo dado à maneira como nos comunicamos. Portanto, é o método usado para transmitir nossa mensagem a um destinatário ou para receber uma mensagem de outra pessoa.

Existem vários canais de comunicação disponíveis para nós hoje. Estes incluem conversas face a face, telefonemas, mensagens de texto, e-mail, Internet (incluindo mídias sociais como Facebook e Twitter), rádio e TV, cartas escritas, folhetos e relatórios.

A escolha de um canal de comunicação apropriado é vital para uma comunicação eficaz. Cada canal de comunicação tem diferentes pontos fortes e fracos.

Por exemplo, a transmissão de notícias de um evento futuro por meio de uma carta escrita pode transmitir a mensagem claramente a um ou dois indivíduos. Não será, no entanto, uma maneira eficiente em termos de tempo ou custo para transmitir a mensagem a um grande número de pessoas. Por outro lado, transmitir informações técnicas complexas é mais fácil através de um documento impresso do que de uma mensagem falada. Os destinatários são capazes de assimilar as informações em seu próprio ritmo e revisitar qualquer coisa que não entendam completamente.

A comunicação escrita também é útil como uma maneira de registrar o que foi dito, por exemplo, usando minutos em uma reunião.

Codificando Mensagens

Todas as mensagens devem ser codificadas em um formato que possa ser transmitido pelo canal de comunicação escolhido para a mensagem.

Todos nós fazemos isso todos os dias quando transferimos pensamentos abstratos para palavras faladas ou para uma forma escrita. Contudo, outros canais de comunicação requerem diferentes formas de codificação, e. o texto escrito para um relatório não funcionará bem se for transmitido por meio de um programa de rádio, e o texto breve e abreviado usado em mensagens de texto seria inadequado em uma carta ou em fala.

Dados complexos podem ser melhor comunicados usando um gráfico, gráfico ou outra visualização.

Os comunicadores eficazes codificam suas mensagens para que elas se encaixem no canal e no público-alvo. Eles usam linguagem apropriada, transmitindo as informações de maneira simples e clara. Eles também antecipam e eliminam prováveis ​​causas de confusão e incompreensão. Eles geralmente estão cientes da experiência dos destinatários na decodificação de comunicações semelhantes.

A codificação bem-sucedida de mensagens para o público e o canal é uma habilidade vital na comunicação eficaz.

Decodificando Mensagens

Uma vez recebido, o destinatário precisa decodificar a mensagem. Decodificação bem-sucedida é também uma habilidade de comunicação vital.

As pessoas decodificarão e entenderão as mensagens de maneiras diferentes.

Isso dependerá de sua experiência e compreensão do contexto da mensagem, quão bem eles conhecem o remetente, seu estado psicológico e como se sentem, e o horário e local de recebimento. Eles também podem ser afetados por quaisquer Barreiras à Comunicação que possam estar presentes.

Há, portanto, uma ampla gama de fatores que afetarão a decodificação e o entendimento.

Os comunicadores bem-sucedidos entendem como a mensagem será decodificada e antecipam e removem o maior número possível de fontes potenciais de mal-entendidos.

Comentários

A parte final de uma comunicação é o feedback: o destinatário informa ao remetente que recebeu e entendeu a mensagem.

Os destinatários das mensagens provavelmente fornecerão feedback sobre como entenderam as mensagens por meio de reações verbais e não verbais. Comunicadores eficazes prestam muita atenção a esse feedback, pois é a única maneira de avaliar se a mensagem foi entendida como pretendida e permite que qualquer confusão seja corrigida.

Tenha em mente que a extensão e a forma de feedback variam de acordo com o canal de comunicação. O feedback durante uma conversa presencial ou por telefone será imediato e direto, enquanto o feedback para mensagens transmitidas via TV ou rádio será indireto e poderá ser adiado, ou mesmo transmitido através de outras mídias, como a Internet. Comunicadores eficazes prestam muita atenção a esse feedback, pois é a única maneira de avaliar se a mensagem foi entendida como pretendida e permite que qualquer confusão seja corrigida.

Os Meios de Comunicação antigos e atuais

Pombo Correio: Os pombos correios foram usando para carregar mensagens escritas em papel claro e fino, em um tubo pequeno unido a um pé do pombo,

Carta: A origem deste meio de comunicação é relacionada a uma necessidade do homem em se comunicar as tabuinhas de argila. A primeira correspondência oficial brasileira foi enviada por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal.

O rádio: A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo Italiano Guglielmo Marconi. No Brasil a primeira transmissão de rádio foi realizada em 7 de setembro de 1922.

Computador: O primeiro computador foi construído pelo engenheiro alemão KONRAD ZUSE, em 1936. No Brasil, na década de 70, destaca-se o crescimento da infertilização no Brasil.

Telégrafo: Aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos e foram inventados por americanos: Joseph e Henry e Samuel Morse em 1835. Já no Brasil o primeiro telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852.

O telefone: Este maravilhoso dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci que o chamou eletrofonecado. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone,sendo esta geralmente atribuída a Alexandre Graham Bell.

Celular: A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA. O primeiro celular lançado no Brasil foi pela TELERJ,na cidade do Rio De Janeiro em 1990, segunda da cidade de Salvador.

Televisão: Primeiro sistema de televisão foi demostrado em fevereiro de 1924 em Londres. A imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925. A televisão no Brasil começou em 18 de Setembro de 1950.

Chegamos a conclusão que os meios de comunicação são muitos interessantes não é verdade? Através dos meios de comunicação estamos ligado ao mundo todo.

Podemos fazer intercâmbios,e ter amigos de outros países, com outras culturas e isso nos ajuda a adquirirmos novos conhecimentos.

Resumo – Meios de Comunicação em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, (leitores do educação e transformação), nós resolvemos disponibilizar todo o Resumo sobre os Meios de Comunicação para download em PDF.

Para ter acesso ao material, confira o link a seguir e baixe:

Sair da versão mobile