Ícone do site Educação e Transformação

Meningite

Meningite

Meningite

A Meningite faz parte de um processo inflamatório da membrana que envolve o sistema nervoso central, principalmente o cérebro e a medula óssea, é uma doença grave, infecciosa e que pode trazer sérios riscos para a saúde.

Meningite: CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA

Nosso corpo humano é revestido por diversos órgãos de funções importantes, os mesmo são revestidos por uma capa de proteção, no sistema nervoso essa capa é chamada de meninge, se esse órgão sofrer algum processo inflamatório pode ocasionar a meningite.

A doença no Brasil tomou grandes proporções, acarretando mais de 150 mil casos por ano, na cidade de Teresina nesse ano foram diagnosticados mais de 47 casos de meningite, ou seja, é um numero bastante grande, sendo um grande alerta para doença a mesma é considerada endêmica, ou seja, afeta diretamente certa regiões do Brasil e outras não.

A meningite pode ser tanto de origem viral, que é menos agravante, por fungos, que é um caso que acontece bem raramente, e alguns casos de parasitas e germes, o caso mais comum é por bactérias, sendo mais freqüente nos diagnósticos médicos, essa bactéria é chamada de meningococo, entre outras, como pneumococo, treponema pallidum, encherichia.

A meningite bacteriana é uns dos fatores mais agravantes, ocorrendo em épocas mais frias como no outono-inverno, é de extrema importância ter o diagnostico rápido e preciso, se isso não ocorrer, pode haver a falência múltiplas dos órgãos, levando a morte.

Veja também:

TRANSMISSÃO

A transmissão pode ocorrer por vias respiratórias, gotículas do ar e secreções do nariz e garganta, algumas outras espécies de bactérias, podem ser transmitidas através do alimento, isso ocorre principalmente na meningite bacteriana, diferenciando das outras transmissões virais, a transmissão viral pode ocorrer por meio fecal-oral, ou até por um simples aperto amigável de mãos, e um alerta importante, é preciso tomar cuidado em tocar em objetos que podem ter a contaminação do vírus, pois com o toque pode levar para áreas do corpo, como boca, nariz e olhos.

A meningite causada por fungos diferentemente das outras não é necessariamente transmitida por pessoa para pessoa, o fungo pode ser absorvido através de excrementos deixados por animais, temos como exemplo os pombos e alguns tipos de pássaros, esse fungo inalado pela narina entra diretamente para os pulmões que chega até a meninge ocasionando a meningite.

Já a transmissão ocasionada por parasitas é mais comum afetar animais, em pessoas a transmissão pode ocorrer na ingestão de alimentos e líquido contaminados.

Um fator interessante é que uma pessoa pode não desenvolver a doença e mesmo assim ter em seu corpo bactérias da doença, ou seja, essa pessoa pode transmitir a mesma para outras pessoas sem estar necessariamente infectado.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

É extremamente necessário se vacinar contra a meningite, principalmente os grupos de mais riscos que são as crianças menores de 5 anos de idade e os idosos que apresentam algum quadro clinico de doenças crônica.

TRATAMENTO:

SINTOMAS

Os sintomas podem ser diversos de acordo com o tipo de vírus:

Sintomas da Meningite Viral:

Sintomas da Meningite causados por parasitas e Fungos

REAFIRMANDO:

Sair da versão mobile