Disciplinas, Figuras de Linguagem, Português

Metáfora


Uma das principais figuras de linguagem é a metáfora. Talvez seja a preferida entre escritores e músicos. Classificada como figura de palavras, consiste em trocar uma por outra com o mesmo sentido, mesmo que pareça não fazer sentido. Não estamos falando de paradoxo, figura de linguagem classificada como figura de pensamento, na qual ocorre uma contradição intencional. Na metáfora, o interlocutor diz Z ao invés de dizer A, porém, nos dois casos, o significado é C.

Em suma, trata-se de trocar um elemento linguístico por outro, com a finalidade. Ou seja, para explicitar o mesmo pensamento. É a utilização de dois termos como se fossem sinônimos mediante uma espécie de comparação.

Em algumas músicas e obras literárias, os autores utilizam uma palavra para designar um sentimento, uma qualidade ou característica pertencente à outra.

Essa é uma das características das figuras de palavras. Comparar termos trocando seus elementos. As figuras de palavras são o que podemos afirmar ter os principais sentidos figurados.

O que é metáfora?

Para entender melhor, vamos aos exemplos.

Exemplos de metáfora

Para exemplificar melhor toda essa comparação que as figuras de palavras promovem dentro de um texto, vamos utilizar as produções culturais como músicas e poesias, que é onde essa figura de linguagem é mais empregada.

  • “É melhor queimar de uma vez do que se apagar aos poucos”.

O sentido da frase é de que é preferível aproveitar tudo o que puder de algo o mais rapidamente, do que deixar a oportunidade escapar por não a priorizar.

  • “Aquela moça é uma gata”.

Neste exemplo, é claro que a moça não é um felino, mas há uma comparação com a beleza e a fofura do animal.

  • “Seu coração é feito de pedra e gelo”.

Esse exemplo é facilmente compreendido, pois remete a uma pessoa apática aos problemas alheios, sem sentimentos nem piedade.

  • “Nosso presidente controla o país com mãos de ferro”.

Um caso em que a pessoa tem total controle sob o que está comandando. Há uma alusão à resistência do metal em questão. Totalmente o oposto do exemplo a seguir.

  • “Troca esse goleiro mão de alface!”

Quem joga ou aprecia futebol, com certeza, está familiarizado com essa frase. Os goleiros são chamados de mão de alface quando não conseguem encaixar a bola entre as mãos durante uma defesa. Com isso, esses jogadores acabam soltando a bola, o que pode ocasionar um aproveitamento do lance pelo adversário ou um gol. A comparação aqui é com a flexibilidade e fragilidade de uma alface.

  • “A traição ao esposo é só a ponta do iceberg desta trama de violência”.

Aqui, compara-se um detalhe conhecido por pessoas alheias sobre a vida de um casal com o grande bloco de gelo que fica em parte fora da água. Quem lembra das aulas de ciências sabe que os blocos de gelo, ou icebergs, são quase que 80% invisíveis na superfície da água. A maior parte desses blocos está submersa. Assim, a traição entre o casal em questão é representada apenas por um fato mais brando dentre vários mais graves que ocorreram.

Atividades sobre metáfora (Figuras de Palavras) para imprimir

Metáfora Metáfora

Continue em nosso blog e conheça outras figuras de linguagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *