Modelos, Plano de Aula

Modelo de Planejamento Semanal


planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, planejar é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente, com plano de aula, e pensando nisso selecionamos para vocês nesta postagem Modelo de Planejamento Semanal, prontos para imprimir.

Veja Também:

Modelo de Planejamento Semanal de Atividades Externas

 Modelo de Planejamento Semanal Escolar para imprimir

Se preferir faça o download do modelo mostrado acima em WORD. Confira o link a seguir:

planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

Confira também: Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental

 Modelo de Planejamento Semanal para Educação Infantil

Modelo de Planejamento Semanal Escolar para imprimir Modelo de Planejamento Semanal Escolar para imprimir

Se preferir faça o download do modelo mostrado acima em WORD. Confira o link a seguir:


Modelo de Planejamento Semanal de Estudo

Modelo de Planejamento Semanal Escolar para imprimir

Se preferir faça o download do modelo mostrado acima em WORD. Confira o link a seguir:


Como fazer um planejamento de aula passo a passo:

Segue o roteiro de como elaborar um plano de aula:



  1. ESCOLHA O TEMA

Toda aula precisa de um tema principal, que deverá ser minuciosamente desdobrado. Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.

  1. DEFINA OS OBJETIVOS

O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.

  1. PONTUE OS CONTEÚDOS

É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.

  1. ESTABELEÇA A DURAÇÃO

Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil.  Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.

  1. ESCOLHA OS RECURSOS

Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.

  1. DEFINA A METODOLOGIA

Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A metodologia se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.

  1. FAÇA A AVALIAÇÃO

Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.


3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *