Molde de dado


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões e ideias de Molde de dado para imprimir.

São exceleres para trabalhar em várias ocasiões, principalmente na educação infantil na elaboração de atividades lúdicas em sala.

Veja mais: Moldes de flores.

Molde de dado

Confira a lista de materiais que são essenciais:

  • Moldes;
  • Tesoura;
  • Cartolina, EVA, papel sulfite, feltro, etc..

Sugestões de Atividades utilizando os Moldes de dado

  • Confeccionar dois grandes dados e escrever vogais neles. Ao jogar os dois dados, a turma deve ler e anotar as junções criadas.
  • Confeccionar dois grandes dados e escrever neles sílabas. Ao jogar os dois dados, a turma deve ler, anotar e ilustrar as palavras formadas. Se surgir alguma palavra sem sentido, joga-se novamente.
  • Confeccionar quatro ou cinco dados. Escrever neles as letras iniciais dos nomes dos alunos. Cada aluno joga o dado e diz o nome do colega que começa com aquela inicial, até que todos participem.
  • Confeccionar um dado cujos lados sejam coloridos. Ao lançar o dado, o aluno que lançou diz a cor e algo que tenha esta cor, na natureza.
  • Confeccionar dados com bolinhas (quantidades). Divide-se a turma em dois grupos. Cada grupo joga os dados  e faz a soma. Vence o grupo que acertou o maior número de somas, mentalmente.
  • Ditado Ilustrado: Confeccionar dados e colar em seus lados ilustrações para o ditado. A cada vez que se joga o dado, os alunos criam uma frase com a ilustração que caiu. Pode ser repetida, e com ela criarão outra frase diferente. Liza

Molde de dado para imprimir

Molde de dado colorido:

Molde de dado colorido:

Cubo hexaedro:

Molde de dado - Cubo hexaedro

Cubo para imprimir:

Dado das vogais:

Molde de dado das vogais

Dados das vogais – Brincando e Aprendendo de forma lúdica

Atividades para sala de aula usando o molde de dado

Nesta brincadeira a criança vai perceber a importância das letras e que elas são necessárias para qualquer palavra.

Dado com a letra E

Colocar as crianças em círculo, com um dado em mãos  (vogais) o educador vai pedir para que uma criança lance-o,

Em seguida vem o questionamento, a letra E ficou para cima, olhem a letra E, o que será que podemos falar com a letra E…o educador coloca uma figura ao lado da letra correspondente a ela e pede para que as crianças imitem a figura com o corpo, depois incentiva as crianças a falarem várias palavras que comecem com E sempre imitando cada uma delas, assim, além de brincarem com as letras também estarão usando a expressão corporal e a oralidade.

Fazer o questionamento com todas as vogais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.