<

O que é Paisagem?

Você sabe o que é paisagem natural e paisagem humanizada? Confira neste artigo.


Você sabe o que é Paisagem? A paisagem pode ser definida como tudo aquilo que está frente aos nossos olhos, ou seja, tudo que os sentidos humanos podem alcançar, então podemos assim dizer que as paisagens fazem parte do nosso cotidiano, pois esta sempre estará presente nas nossas vidas.

No caminho que você faz até a escola poderá observar a diferença entre as paisagens, seja ela uma mata fechada que é possível ver que não há transformação pelo homem e também as ruas, casas e prédios, que são resultados da transformação humana.

Um exemplo do que foi discutido no parágrafo anterior são essas imagens que diferenciam a paisagem natural e a paisagem humanizada.

Veja também: Mapa da África. 

Paisagens e suas diferenças

Podemos agora classificar as paisagens existentes no meio que habitamos, sendo elas: Paisagem natural e Humanizada.

O que é Paisagem Natural?

  • A Paisagem Natural está ligada aos elementos naturais, como os rios, mares, montanhas, matas, entre outros; esses aspectos da natureza na maioria das vezes podem sofrer alterações naturais, em virtude de algum acontecimento natural, mais conhecido como desastres naturais (ciclones, furacões, tufões, deslizamento, inundações, tempestades, tornados, etc.

O que é Paisagem Humanizada?

  • A Paisagem Humanizada ou cultural é perceptível a intervenção humana, ela é composta por elementos criados pelo homem. Nela percebemos também que ocorre uma mistura dos elementos naturais com os culturais, por exemplo, numa rua podemos encontrar várias casas, edifícios, árvores e até rios.

Desse modo, é possível constatar que a paisagem é composta por muitos elementos, como as pessoas, animais, carros, ônibus, além de cheiros, sons, calor, frio e até mesmo da cultura das pessoas.

A partir disso, é possível descrever que determinadas cidades, como São Paulo tem na sua composição o vai e vem das pessoas, muitos carros, poluição gerada pelos motores dos automóveis, é uma cidade barulhenta, cheia de sons de sirenes, buzinas, é o tipo de cidade que “nunca dorme”. Já em outros lugares mais sossegados, como sítios, pode-se notar o canto dos pássaros, o balanço das árvores, o barulho de uma queda d’água (cachoeiras) e também aquele cheiro típico de mato e terra. Portanto, a paisagem compreende a fusão de diferentes elementos, sendo eles, os elementos materiais, que são aqueles que conseguimos ver e os imateriais, aqueles que sentimos.

As Paisagens e as Desigualdades

Um assunto muito pertinente que envolve as paisagens é a desigualdade, visto que quando se tem a ação humana, as paisagens culturais revelam desigualdades sociais existentes em cada tipo de sociedade. Uma vez que há mansões de um lado e do outro uma favela, onde é visível a diferença de renda dessas pessoas. Outro exemplo de cenário é aquele que você visualiza um garoto na praia vendendo água de coco e um garoto que está de férias com seus pais, fazendo passeios de barcos e mergulho.

Como sabemos, o nosso país possui uma grande diferença de renda, onde muitos têm pouca renda e poucos usufruem de muito dinheiro, a chamada desigualdade social. Infelizmente esse cenário estará presente no nosso dia a dia.

O que é Paisagem? Paraisópolis

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.