Ícone do site Educação e Transformação

O que é um indivíduo sociopata?

Sociopata

Sociopata

O que é um indivíduo sociopata? Você sabia que segundo alguns estudos, uma a cada vinte e cinco pessoas são sociopatas? Isso mesmo. Em uma sociedade cada vez menos empática e sem amor ao próximo, fica até difícil definir o que é descaso e o que é a doença, sociopatia em si.

Vamos considerar nesse artigo algumas características de pessoas sociopatas e como elas agem no dia a dia.

Também recomendamos: Ego.

O que é sociopata?

Segundo a Biblioteca Nacional de medicina dos Estados Unidos, a sociopatia está enquadrada na DSM-5 (Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) como sendo um “transtorno de personalidade antissocial”.

A definição para esse distúrbio é caracterizada por indivíduos que exploram, manipulam e violam o direito de terceiros, sem empatia pelos mesmos. Esse tipo de transtorno afeta os relacionamentos do individuo, pois ele sofre de um transtorno de personalidade antissocial.

Esse tipo de distúrbio está associado à psicopatia, pois é caracterizado por um padrão de desprezo e manipulação que começa muitas vezes na infância ou na adolescência e se estende até a idade adulta.

O diagnostico é realizado apenas se o paciente já completou a maioridade. Esse paciente também deve ter tido sinais de desvios de conduta desde os 15 anos de idade. Para ser diagnosticado como sociopata, o individuo deve apresentar um padrão de comportamento característico, envolvendo violação de regras e desvios comportamentais.

Geralmente, esse indivíduo não respeita os princípios básicos de moral e ética e seus atos são vistos desde cedo em sua vida: agressão contra animais ou pessoas, destruição de propriedades alheias, roubo, manipulação, fraude ou outros tipos de violações que possam ser consideradas graves.

O sociopata não respeita as leis e sempre acha que está acima das normas impostas pela sociedade.

Diagnósticos de sociopatia

Existem alguns critérios básicos que caracterizam um individuo sociopata. Alguns deles estarão expressos nas linhas abaixo:

 O individuo sociopata tende a não demonstrar a empatia que um ser humano normal sente, o que leva muitos a pensarem que ele é cruel. Ao demonstrar um sentimento de arrependimento, o individuo força as emoções, pois na verdade, em seu intimo despreza os sentimentos alheios.

Geralmente, o sociopata é arrogante e sempre se coloca à frente dos outros em relação a trabalho ou opinião. Na maioria das vezes, o sociopata não permanece em um emprego por achar que aquele trabalho não é bom o suficiente para ele.

Um sociopata costuma ser conhecido como alguém obstinado, que corre atrás do que quer com veemência. Usa termos que impressionam, principalmente jargões técnicos que outras pessoas não estão acostumadas, apenas para impressionar seus expectadores.

Muitas características de um sociopata são encontras no psicopata, como charme superficial, conceito elevado de si mesmo e abusos em relacionamentos íntimos, principalmente relacionados à sexualidade.

Como discernir se uma pessoa próxima é sociopata?

Os sociopatas convivem conosco todos os dias. Muitos deles conseguem controlar o seu ego e sua falta de empatia em relação ao próximo. Porém infelizmente alguns deles podem representar uma ameaça para as pessoas que os cercam.

Mas existem diversos níveis de sociopatia. Os graus mais sutis não representam perigo à sociedade. Mas o problema pode piorar e se estender a níveis alarmantes que os levam a matar ou se tornarem seriais killers, por exemplo.

Confira se você conhece alguém com essas características, pois isso pode te ajudar a entender porque determinada pessoa age dessa maneira. Mas sempre se lembre: não é bom julgar as pessoas por atos individuais. Apenas um profissional capacitado pode dar um diagnostico sério como esse.

Qual é a diferença entre o sociopata e o psicopata?

Na verdade não existem grandes diferenças entre o psicopata e o sociopata, pois ambos se encaixam na descrição do mesmo CID e são encaradas como pessoas que sofrem de personalidade dissocial ou antissocial.

É importante fazer uma ressalva importante sobre o assunto. Uma pessoa ser considerada um psicopata ou sociopata não significa que é um assassino frio. A pessoa pode controlar seus impulsos e conseguir conviver normalmente com a sociedade. E o mais importante: a pessoa só pode ser considerada com o distúrbio se for constatado por um profissional da área.

Sair da versão mobile