<

O que significa Spoiler


O que significa dar um Spoiler? Observe esses spoilers (que claro são de filmes antigos para não estragar a surpresa do leitor). Imagine que você está prestes a assistir esses filmes no cinema e alguém que está com você na fila da pipoca comenta:

“No Titanic o personagem principal, Jack morre”.

“No Star Wars, Luke Skywalker é irmão da princesa Leia.”

“No Rei Leão o pai do Simba morre.”

Ou digamos que você está assistindo a sua série predileta e alguém chega do seu lado falando:

 “Em Friends, a Rachel fica com o Ross no final”.

Kit de Alfabetização Só Escola

“Um maluco no pedaço acaba com cada um indo para um canto e Will fica sozinho de novo”.

Qualquer pessoa que estraga um final de filme ou série está dando um spoiler. Isso vale também para trechos de filmes ou cenas muito esperadas de um determinado episódio. As redes sociais são mestres em trazer à tona finais de novelas, seriados ou filmes.

É só digitar o nome do filme que está em cartaz e pronto! As revistas na banca de jornal mostram tudo o que vai acontecer em uma novela, por exemplo, já na capa. Existem pessoas que gostam de saber os finais antes. Existem pessoas que odeiam.

Veja também: O que é background?

Origem da palavra spoiler

Spoiler vem do verbo spoil, em inglês, que significa literalmente estragar. Spoiler também se refere ao termo Espólio ou Espoliação, termo do meio jurídico que se refere ao ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou a que tem direito por meio de fraude ou violência.

O espoliador é aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, dilapidando ou depredando algo).

Ou seja, quando você dá um spoiler, é a mesma coisa de privar a pessoa do direito dela de assistir ou ler aquela informação.

Isso acontece geralmente em relação à informação de conteúdo, quando um site, uma revista, alguém da roda de amigos revela informações sobre o que vai acontecer em um enredo de filme, em um livro, sem que a pessoa tenha visto.

Geralmente o spoiler não é só associado a finais de conteúdos, mas partes relevantes do conteúdo, como trechos que fazem revelações imprescindíveis para a cena. O spoiler “estraga” literalmente a diversão, pois desvenda todo o enredo de determinado acontecimento sem nem ao menos saber se a pessoa que está ouvindo gostaria de saber.

Séries alvos de spoilers

Através da internet, em especial das redes sociais é muito comum aparecerem “memes” contando um trecho importante de alguma história e os principais alvos desse “estrago” de expectativa são séries épicas como:

  • Game of Thrones
  • The Walking Dead
  • Vikings
  • La casa de Papel
  • Supernatural
  • Outlander
  • Entre outras.

Em muitos desses “memes”, o usuário posta uma foto da cena spoiler do personagem com frases de legenda ou apenas a foto fundamental para aquela determinada resolução de capítulo. Isso irrita a maioria das pessoas e é considerado como uma prática desnecessária, além de um ato de má-fé.

Inclusive, existem alguns sites na internet que chegam a banir um usuário em sites ou até mesmo grupos de debate sobre séries e filmes se essa pessoa for pega revelando spoilers. Alguns amigos até mesmo abusam da prática como forma de brincar ou “trollar” alguém que detesta a prática.

Sites próprios para spoilers

Como já vimos anteriormente, spoiler pode ser trechos, fotos, ou partes importantes da cena, livro ou novela em questão. A grande maioria das pessoas não gosta de saber esses detalhes antes de assistir.

Mas toda regra há uma exceção. Para o caso dos spoilers também. Existem pessoas que preferem já saber logo se o mocinho morre no final ou não, se vai haver traição ou se um bebê vai nascer. Para esse público em especial existem páginas na internet que são profissionais no assunto e especializados em contar fatos sobre séries, livros e filmes.

No caso da Netiflix, por exemplo, o Spoil Yourself é uma página onde os usuários e fãs da plataforma podem votar e decidir quais informações já podem ser consideradas “no spoiler”.

Spoiler Alert

Uma regra de boas maneiras nesse caso é a expressão “spoiler alert” que sempre deve ser usada para avisar o leitor que o conteúdo sobre um filme, série ou livro pode contar trechos que alguns ainda não assistiram.

Então cabe ao usuário da página decidir se quer saber elementos importantes sobre a história ou não. Todos os conteúdos com spoilers deveria conter esse aviso, pois ficaria a critério da pessoa decidir a questão.

A partir dos anos 90 os avisos de spoilers on-line começaram a ser usados em sites, grupos de noticias, revistas e blogs para preceder informações importantes sobre obras ficcionais. Atualmente, muitos posts, artigos de blogs sobre séries e filmes e mesmo a Netflix já contém avisos contra spoilers.

Spoiler inocente

Nem todo spoiler é maldoso. A pessoa que assiste um filme ou série pode de um modo inconsciente, se ver comentando sem querer numa conversa sobre o assunto um trecho que não deveria.

A pessoa que escuta essa informação, muitas vezes impactada pelo que descobriu, também pode se tornar um espoliador, sem se aperceber relatando para um terceiro o que escutou.

Embora os espoliadores sejam muitas vezes alvos de ódio da população, existe a grande procura por fãs de uma obra que gostariam de entender melhor um final de filme ou série e querem uma outra opinião, de alguém que possa complementar à percepção original.

Esse tipo de spoiler é inocente e não visa prejudicar a expectativa de outra pessoa.

O estraga-prazeres da roda de amigos

É muito importante entender o tema porque existem pessoas que realmente detestam saber um trecho ou o final de um conteúdo antes mesmo de conseguir “ver com os próprios olhos”. É uma questão de educação e empatia com o próximo se preocupar com esse detalhe que por vezes pode parecer irrelevante. Mas em um mundo onde parece que a opinião alheia perdeu o significado, mostrar respeito é fundamental. Afinal de contas, você quer ser considerado o “chato” da turma?


    Deixe um comentário