Conceito e Definição

Qual é o significado da palavra permuta?


A permuta é a nomenclatura que se dá quando uma das partes é obrigada a dar algo em troca de alguma coisa, que não seja moeda financeira.

Na permuta, a troca é feita por qualquer produto que não seja valor em moeda. A permuta é muito utilizada em imobiliárias quando as trocas são feitas por terrenos, casas ou apartamentos.

A permuta é o contrato pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que não seja valor monetário. É contrato bilateral, comutativo, translativo e oneroso de propriedade que serve como título adquirido. Cada membro da permuta fica obrigado a transferir para o outro o domínio do objeto de sua prestação. São suscetíveis de troca todas as coisas que puderem ser vendidas, e não precisam ter igual valor.

Significado de Permuta segundo o dicionário online de Português

  • Substantivo feminino
  • Troca recíproca; acordo em que as partes trocam entre si propriedades, bens; transferência mútua de alguma coisa entre seus respectivos proprietários: permuta de casas, de bens, de automóveis.
  • Intercâmbio de ideias, de informações entre indivíduos ou entidades.
  • Genética. Permutação; troca mútua de fragmentos de cromossomos homólogos que acontece no decorrer da meiose.
  • Etimologia (origem da palavra permuta). Forma regressiva de permutar.
  • Sinônimos de Permuta
  • Permuta é sinônimo de: permutação, mudança, troca

Definição:

  • Classe gramatical: substantivo feminino
  • Flexão do verbo permutar na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo
  • Separação silábica: per-mu-ta
  • Plural: permutas

Exemplos com a palavra:

  • A moça aceitou um carro na permuta do apartamento.
  • A loja oferecia permuta de livros entre os colecionadores.
  • Aquela palestra foi uma permuta de conhecimento entre o professor e seus alunos.

Permuta na Publicidade

A permuta muitas vezes é utilizada na publicidade como sendo uma negociação de troca de serviços de marketing. Também pode ser uma negociação de espaço de um veículo de comunicação, como jornal, televisão, etc. Celebridades também realizam a permuta, quando estes trocam a sua divulgação na mídia por alguma prestação de serviço, a ser negociada, seja objetos, ou qualquer outra coisa dos quais devem ser mostrados em público, com restrição de marcas.

Segundo o artigo 533 do código civil, permuta em publicidade designa negociação de espaço ou de tempo de um veículo, em troca de produtos ou serviços do anunciante, dinheiro ou mediante acordo prévio entre as duas partes, sendo seu valor calculado com base no preço líquido da mídia e nos preços do produto ou serviço sem as margens de lucro do comércio.

Permuta na Biologia

Crossing over é conhecida no campo da Biologia como um processo biológico no qual os cromossomos homólogos pareados realizam uma troca de informação genética.

A permuta ocorre durante a prófase e ela é responsável pela criação de cromossomos que têm novas combinações de alelos.

Permutação

Na matemática, o nome permutação é a expressão de cada uma das maneiras em que se pode ordenar um conjunto de elementos.

Substituição de cada grandeza pela seguinte e da última pela primeira. Mediante permutações circulares da ordenação 1, 2, 3, 4, se obtêm as seguintes: 2, 3, 4,1 / 3, 4, 1, 2 / 4, 1, 2, 3.

Permuta de imóveis

Uma das tendências que vem ganhando um território vasto é a permuta de imóveis.

Já quando falamos de imóveis, é o nome que se dá em um contrato oneroso no qual um determinado imóvel é dado em troca para aquisição de outro imóvel. Nestes casos, não existe pagamento em valor monetário. Por exemplo, se uma pessoa troca o seu terreno por outro terreno com o mesmo valor, ou não, isso se chama permuta de imóveis.

Como se realiza uma permuta de imóveis?

Em imóveis vem crescendo muito por ser uma opção de negócio onde duas partes trocam bens ao mesmo tempo. Como estamos falando de permuta imobiliária, esses bens podem ser apartamentos, casas, imóveis comerciais ou terrenos.

Essa troca não precisa necessariamente ser por valores equivalentes, já que uma das partes pode trocar na permuta uma compensação financeira da diferença nas condições de pagamento previamente estabelecidas.

No setor imobiliário a tendência vem crescendo bastante, visto que é uma excelente alternativa de pagamento que pode trazer boas vantagens para os negociantes. Ultimamente, em tempos de crise, é muito difícil vender um imóvel por um valor razoável de mercado.

A permuta então se torna vantajosa para comprar um imóvel sem ter que desembolsar valores altos ou entrar em financiamentos.

Quais são as condições da permuta?

Na imobiliária ela tem valor legal e é uma transação comercial de segurança jurídica. Ou seja, se acontecer um processo legal, a transação de uma permuta é reconhecida perante um juiz. Mas para ter valia jurídica, é preciso que haja um acordo prévio entre as partes, principalmente em relação aos valores envolvidos.

Em primeiro lugar, é preciso que haja uma avaliação dos compradores para o valor de cada imóvel. Uma transação quer envolve permuta pode ser uma negociação difícil para ambas  partes, afinal, o comprador geralmente quer ceder um imóvel de menor valor para ter condições de pagamento facilitadas e o preço final abatido.

Como é feito o contrato para a permuta imobiliária?

Como já vimos anteriormente, a permuta tem valor legal, ou seja, é reconhecida perante o juiz em um processo legal. Portanto, algo que deve ter extrema atenção é o contrato de permuta de imóveis. É necessário realizar uma escritura pública para negociações dessa envergadura.

Os compradores e vendedores também devem ficar atentos à responsabilidade pelos tributos e a data da entrega dos imóveis, que precisam constar no documento.

É importante lembrar que esse processo equivale à compra e venda de imóveis por valor financeiro. Isso significa que é preciso tomar todos os cuidados comuns aos demais contratos de imóveis. Isso engloba fazer a escritura, que custará entre 4 e 6% do valor do bem.

Quando os imóveis têm o mesmo valor acaba ficando vantajoso para a imobiliária também, visto que eles ficam isentos de tributação de Imposto de Renda. Isso acontece quando não existe a torna (complementação pela diferença), ou seja, quando os imóveis têm o mesmo valor.

Veja também: Upgrade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *