Educação Infantil, Plano de Aula

Planejamento anual para Educação Infantil


Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Planejamento anual para Educação Infantil.

O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

Em suma, planejar consiste em prever e decidir sobre o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer; o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido. Já o plano é o resultado, é o esboço das conclusões resultantes do processo de planejar, que pode ou não assumir uma forma escrita.

Veja mais em:

E foi pensando nisso que selecionamos esses modelos para o seu Planejamento anual para Educação Infantil, confira:


Planejamento anual para Educação Infantil em PDF

Planejamento anual para educação infantil em PDF

Confira essa super sugestão de Planejamento anual para educação infantil, pronta para imprimir e baixar gratuitamente em PDF:


Planejamento anual para educação infantil – Pré-Escola 1 em PDF

O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar-fatores externos.

 Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo autonomia.

Faz-se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que, em cada idade, apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode acarretar conflitos na vida adulta.

Portanto, é preciso respeitar e conhecer as etapas do desenvolvimento da criança de 4 anos. Confira este modelo completo de Planejamento anual para educação infantil – Pré-Escola 1 em PDF:

Planejamento anual para Educação Infantil para imprimir de artes

Planejamento anual para Educação Infantil para imprimir de ciências

Planejamento anual para Educação Infantil para imprimir de Estudos Sociais

Planejamento anual para Educação Infantil para imprimir de Matemática

Planejamento anual para Educação Infantil para imprimir de português

Veja ainda:

Planejamento anual para Educação Infantil

Planejamento anual para educação infantil
Planejamento anual para educação infantil

A Educação Infantil é importante por que:

  • Propicia a utilização de diferentes linguagens, como a corporal, a musical, a plástica, a oral e a escrita
  • Faz com que a criança desenvolva uma imagem positiva de si mesma e seja mais independente
  • Ensina a conhecer o próprio corpo e os hábitos de cuidado com a saúde
  • Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo a auto-estima
  • Desenvolve atitudes de ajuda e colaboração, bem como o respeito à diversidade
  • Estimula a expressão de emoções, pensamentos e necessidades

A Educação Infantil Visa:

  • Transmitir e perpetuar conhecimento de todos os envolvidos na instituição;
  • Refletir sobre esse conhecimento e examiná-lo;
  •  Criar, inventar e inovar;
  •  Estar sempre em sintonia com os acontecimentos, isto é, atualizada e aberta a novas invenções;

A Educação Infantil Favorece:

  • O desenvolvimento do processo de autonomia;
  • A ação, interferindo adequadamente no processo de desencadear o raciocínio, na busca de soluções para os problemas encontrados;
  • A livre expressão;
  • A interação, a discussão, a argumentação;
  • A troca de experiências;
  • A adaptação da criança ao seu meio ambiente;
  • A motivação para a aprendizagem;

A Educação Infantil Possibilita:

  • A valorização do que a criança já sabe e do que puder descobrir por si só;
  • A afetividade e o profissionalismo do corpo docente;
  • Um ambiente prazeroso;

A Educação Infantil Estimula:

  • Ações corporais;
  • Ações sobre objetos: tocar, levantar, jogar, chutar, cheirar, saborear, olhar, escutar etc;

A Educação Infantil Almeja:

  • Que cada criança e professor realizem sua aprendizagem e conquistem seu sucesso com qualidade

A  Educação Infantil tem como base:

  • A realidade sócio-cultural dos alunos;
  • As áreas do desenvolvimento (cognitivo, sócio afetivo e psicomotor);
  • Áreas do conhecimento e seus objetos de estudo;
  • Formação pessoal e social: Identidade e Autonomia;
  • Conhecimento do Mundo: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.

Todos esses aspectos são articulados através de uma prática pedagógica interdisciplinar, buscando sempre a integração das atividades,de forma que não haja perda do real valor social de cada área do conhecimento.

A formação de hábitos e atitudes (higiene, postura, boas maneiras, alimentação, lazer, vestuário, repouso, estudo, sociabilidade e responsabilidade) visa estimular o processo educativo de independência do aluno e facilitar também sua integração social e é integrada em todos os componentes curriculares durante o ano.

O conteúdo baseia-se no dia a dia da criança e as atividades são diversificadas por área de estudo, mas integrada através de um tema de interesse da criança ou sugerido pelo professor, que tem toda autonomia para criar e recriar todas as suas atividades.

Em Todo processo administrativo a função do Professor é muito importante:

  • Mediador entre a criança e o mundo;
  • Auxiliar a criança na construção de seus conhecimentos;
  • Oferecer condições para que ela possa: pensar, sentir e agir.

Veja também: Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental


Planejamento anual para Educação Infantil – Autonomia e Identidade

Objetivos

Crianças capazes de:

  • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas;
  • Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
  • Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
  • Brincar;
  • Adotar hábitos de auto-cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
  • Identificar e compreender a sua permanência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.

Confira o restante do material em WORD a seguir:

Planejamento anual para Educação Infantil em WORD

Baixe um maravilhoso modelos de planejamento anual para educação infantil em WORD no link a seguir:

         


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *