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Planejamento Anual para Maternal

planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, planejar é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente, com plano de aula, e pensando nisso selecionamos para vocês nesta postagem Planejamento Anual para Maternal, prontos para imprimir.

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Planejamento Anual para Maternal – Para imprimir

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Planejamento Anual para Maternal 3 em PDF

Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Maternal 3” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:


Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar linguagem oral e escrita

OBJETIVO GERAL:

Criar diversas estratégias lúdicas de ensino que possibilite a criança construir uma auto-imagem positiva, aprendendo a respeitar as diferenças, facilitando o aprendizado da linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  • Interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias).
  • Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
  • Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
  • Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos
  • Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
  • Estimular o vocabulário da criança através de contos e histórias pequenas que despertem a  sua fantasia.
  • Incentivar a criança dialogar sobre situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal.
  • Identificar e reconhecer as vogais.
  • Identificar o nome próprio e as letras do nome.
  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
  • Desenho livre e pintura.
  • Observação e manuseio de materiais impressos.
  •  Uso de diferentes gêneros textuais.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

  • Eu (nome, idade, pais e colegas).
  • Coordenação motora.
  • Discriminação auditiva.
  • Discriminação visual.
  • Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
  • Histórias e contos.
  • Memorização.
  • Vogais.
  • Nome próprio e letras do nome próprio.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
  • Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
  • Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
  • Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
  • Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
  • Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
  • Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
  • Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
  • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  • Material de sucata e criatividade do professor.
  • Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.

RECURSOS DIDÁTICOS:

 Utilização de lápis, pincéis, cola, material de sucata, fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, fantoches, CDs, aparelho de som, giz de cera, lápis de cor, livros de historinhas, revistas, gibis, etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Planejamento Anual para Maternal


Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar movimento

OBJETIVO GERAL

Ampliar as possibilidades expressivas da criança por meio de gestos, ritmos corporais por meio de brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a capacidade da criança de movimentar-se no espaço com facilidade
  • Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
  • Expressão corporal de sensações e ritmos corporais, por meio de gestos e posturas
  • Mímica, dramatizações gerais/imitações
  • Soprar papéis, isopor, bolinhas, bolhas de sabão, apitos e bexigas.
  • Bater palmas em ritmos e intensidades diferentes (batuques na mesa)
  • Explorar movimentos de língua e lábio (exemplo: imitando cavalo ou peixe, fazendo caretas etc.)
  • Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

  • Equilíbrio corporal
  • Brincadeiras de Roda
  • Manifestações culturais
  • Ritmo

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

  • Através de música, jogos e brincadeiras.
  • Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas danças;
  • Desenvolver recursos expressivos;
  • Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular, correr e saltar entre outros;
  • Utilizar habilidades manuais em diversas situações;
  • Equilíbrio corporal,
  • Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo e objetos)
  • Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.

RECURSOS DIDÁTICOS:

CDs, aparelho de som, corda, boliche, bola, giz colorido, pneu, bambolê, etc.

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar matemática

OBJETIVO GERAL

Proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de  estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe/perto, dentro/fora, em cima/embaixo, baixo/atrás, na frente/ao lado, dentro/fora, cheio/vazio, pesado/ leve, macio/áspero, etc.
  • Estimular o uso do raciocínio da criança.
  • Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas geométricas (círculo, triângulo e quadrado e retângulo), tamanho (grande e pequeno), número/quantidade (1 a 9).
  • Nomear e identificar iguais e diferentes.

CONTEÚDOS

  • Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
  • Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
  • Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
  • Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
  • Nomear iguais e diferentes.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Por meio de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc.
  • Por meio de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
  • Por meio de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
  • Por meio de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Lápis de cor, quebra cabeça, fichas numerais, jogos de encaixe pedagógico, palitos, sucatas, sulfite, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Planejamento Anual para Maternal 2

Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar Natureza/Sociedade

OBJETIVO GERAL

Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  • Estimular o conhecimento da história brasileira, através das principais  Datas Comemorativas.
  • Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  • Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  • Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDOS

  • Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Semana do Trânsito, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal dentre outras.
  • Calendário (relação espaço tempo).
  • Família.
  • Escola (ambiente/colegas).
  • Horticultura e jardinagem.
  • Animais.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  • Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  • Montagem do mural de auto-retrato com o nome de todos os alunos da sala.
  • Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  • Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
  • Levar a criança a ter contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite dia nublado/ ensolarado, chuvoso  Calor/ frio  Sol/ lua/ estrela/ nuvem
  • Identificar os tipos de vestimentas para as ocasiões climáticas.
  • Plantação de mudas e flores.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Giz de cera, cola, EVA, papel pardo, jogos pedagógicas, sucatas, CDs, aparelho de som, brinquedos, livros, revistas, gibis, quebra cabeça, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar Identidade e Autonomia

OBJETIVO GERAL

Oportunizar a construção da identidade e autonomia da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  • Estabelecer vínculos com adultos e colegas e trabalhar ações de autocuidado (higiene, alimentação e repouso).
  • Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  • Estimulação dos 5 sentidos ( ouvir, falar, cheirar,  tocar, sentir gosto)
  • Necessidades do corpo (alimento, água, ar, calor, luz)
  • Discriminação entre liso e áspero.
  • Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habituá-los a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixar as crianças explorarem ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.
  •  Comunicação e expressão de desejos
  • Identificar os tipos de vestimentas para as ocasiões climáticas.

CONTEÚDOS

  • Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  • Esquema corporal.
  • Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  • Texturas (liso e áspero).
  • Alimentos.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  • Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  • Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  • Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  • Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  • Apresentação de alimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Giz de cera, fantoches, cola, EVA, papel pardo, jogos pedagógicas, sucatas, CDs, aparelho de som, brinquedos, livros, revistas, gibis, quebra cabeça, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Planejamento Anual para Maternal 1

Planejamento Anual para Maternal

OBJETIVOS GERAIS

  • Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar.
  • Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  • Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  • Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  • Identificação do nome próprio.
  • Identificação das letras do nome próprio.
  • Identificação das vogais.

CONTEÚDO

  • Coordenação Motora Ampla.
  • Coordenação Motora Fina.
  • Discriminação Auditiva e Visual.
  • Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
  • Estudo do nome próprio.
  • Estudo das letras do nome próprio.
  • Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA

  • Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  • Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  • Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  • Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  • Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  • Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  • Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos
  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
  • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
  • Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS

  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
  • Brincadeiras sem regras.
  • Brincadeiras com poucas regras simples.
  • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
  • Estimulação e motivação.
  • Atividades lúdicas.

MATEMÁTICA – OBJETIVO

  • Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  • Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
  • Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  • Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  • Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  • Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO

  • Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
  • Conceito de lateralidade.
  • Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  • Coordenação Motora.
  • discriminação audiovisual.
  • Seqüência e seriação.
  • Numeração:
  • – Números de 1 à 5
  • – Contagem de 1 à 10

ESTRATÉGIA

  • Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras.
  • Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
  • Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
  • Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
  • Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  • Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
  • Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

OBSERVAÇÕES

  • Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
  • Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
  • A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
  • A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.

“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”

ESTUDOS SOCIAIS – OBJETIVO

  • Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  • Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  • Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  • Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO

  • Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  • Calendário (relação espaço tempo).
  • Família.
  • Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA

  • Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  • Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  • Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  • Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

CIÊNCIAS – OBJETIVO

  • Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  • Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  • Estimulação dos 5 sentidos.
  • Estimular o cuidado com a natureza.
  • Nomear e reconhecer diferentes animais.
  • Discriminação entre liso e áspero.
  • Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO

  • Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  • Esquema corporal.
  • Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  • Horticultura e jardinagem.
  • Animais.
  • Texturas (liso e áspero).
  • Alimentos.

ESTRATÉGIA

  • Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  • Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  • Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  • Plantação de mudas e flores.
  • Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  • Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  • Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ARTES – OBJETIVO

  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

  • Artes: desenho livre e pintura.
  • Sucata.
  • Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

  • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  • Material de sucata e criatividade do professor.
  • Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Mantê-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.

Planejamento Anual para Maternal - Datas Comemorativas

Planejamento Anual para Maternal I – Datas Comemorativas

Período de adaptação

  • Desenvolver uma relação de confiança entre professor e aluno;
  • Conhecer os pais ou responsáveis pelo aluno;

 08 de Março – Dia Internacional da Mulher

  • Reconhecer a mulher como um ser de grande importância para a criança;
  • Conhecer quais são as mulheres que fazem parte da família da criança;

 15 de Março – Dia do Circo

  • Conhecer as cores primárias (azul, amarelo e vermelho);
  • Conhecer as personagens de um circo (palhaço);
  • Desenvolver percepção tátil através de pinturas no rosto;

 As formas Geométricas

  • Conhecer as principais formas geométricas (quadrado, circulo e triângulo);
  • Relacionar as formas com objetos que encontramos no nosso dia – a – dia;

21 de Março – Início do Outono

  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica (as frutas)

22 de março – Dia da Água

  • Desenvolver não alunos a importância da água para a nossa vida (para que utilizamos);
  • Conhecer os animais que vivem na água;
  • Destacar formas de não sujar a água (preservação);

 25 de Março a 1° de Abril – Semana da Páscoa

  • Conhecer o que estamos comemorando na páscoa (ressurreição de Jesus cristo);
  • Aprender que Páscoa é amor é amor e respeito pelo próximo (os coleguinhas);
  • Conhecer regras de convivência com os coleguinhas;

18 de Abril – Dia do Livro Infantil

  • Conhecer as histórias pertencentes à literatura brasileira (Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Souza);
  • Desenvolver o gosto pela literatura;

 19 de Abril – Dia do Índio

  • Conhecer os costumes das  comunidades indígenas;
  • Desenvolver percepção tátil através de pinturas no rosto e confecção de colares;
  • Desenvolver percepção gustativa através da alimentação indígena (milho, mandioca, frutas)

01 de Maio – Dia do Trabalho

  • Conhecer os diferentes profissionais dentro da Creche e suas funções;
  • Conhecer os diferentes tipos de profissões e a sua função na sociedade;

09 de maio – Dia das Mães e Família

  • Desenvolver noções de respeito pela família;
  • Conhecer os diferentes tipos de família;

Família na Creche

  • Aproximar as famílias dos alunos do dia – a – dia de seus filhos na creche através de atividades que envolvam sua participação ativa;

Semana do Meio Ambiente (animais, plantas e  fenômenos da Natureza)

  • Reconhecer os fenômenos da Natureza (dia/noite/chuvas/ventos…) e destacar o q devemos fazer em cada ocasião;
  • Reconhecer os diferentes tipos de animais;
  • Conhecer o ambiente em que cada espécie vive (ar, água e terra);
  • Reconhecer os diferentes tipos de plantas;
  • Conhecer as partes e fases de uma planta;
  • Desenvolver o respeito pela Natureza;
  • Conhecer atitudes que devemos ter para a preservação da natureza;

 21 de Junho – Início do Inverno

  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica;
  • Desenvolver percepção tátil através de atividades (quente/frio) e gustativa através de alimentos que comemos no inverno;

 Cores secundárias (Explorando as cores)

  • Conhecer as cores secundárias (roxo, verde e laranja) através de experiências com a mistura das cores primárias;

 Festa Julina / Junina

  • Desenvolver coordenação motora através das danças;
  • Desenvolver percepção gustativa através das comidas típicas e auditiva através das músicas;
  •  Conhecer as roupas e histórias de festas juninas;

11 de Agosto – Dia dos Pais

  • Reconhecer a importância da família;

Semana do Folclore

  • Conhecer os personagens do folclore brasileiro (saci, Iara, mula-sem-cabeça, curupira…);
  • Conhecer músicas, brincadeiras, trava-língua e brincadeiras do nosso folclore;

 25 de Agosto – Dia do Soldado

  • Conhecer a importância dos soldados para a proteção do nosso país;

Semana da Educação Especial Inclusiva

  • Reconhecer a importância da Inclusão de pessoas com deficiência dentro do nosso convívio social;
  • Desenvolver o respeito pelas diferenças;

Meu corpo (alimentação e higiene)

  • Conhecer o nosso corpo, sua função (manter a vida) e as suas partes;
  • Conhecer cuidados que devemos ter para mantê – lo em harmonia (noções de higiene pessoal e boa alimentação);
  • Desenvolver motricidade com atividades que envolvam movimentos simples, elaborados, amplos e danças;

7 de Setembro – Independência do Brasil;

  • Tomar conhecimento de que a partir deste dia o Brasil se tornou um país independente;

Meu nome

  • Conhecer que o nome é a primeira forma de nos identificar;
  • Conhecer as letras que compõem o próprio nome;
  • Reconhecer a primeira letra do nome (prenome);

22 de Setembro – Início da Primavera

  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica (as flores);

23 a 30 de Setembro – Mês da Bíblia

  • Tomar conhecimento que a Bíblia é uma obra que conta a história de Deus;
  • Conhecer algumas histórias da Bíblia;

Semana da Criança

  • Proporcionar as crianças momentos de lazer, diversão e integração com as outras turmas.

 Os números

  • Conhecer a sequência numérica oralmente (1 ao 10);
  • Conhecer os números e suas quantidades (1 ao 5);
  • Relacionar números a quantidades;
  • Fazer contagens de objetos;

Meios de Comunicação

  • Relacionar os meios de comunicação conhecidos pelos alunos (telefone, televisão, rádio…);
  • Conhecer outros meios de comunicação (internet, carta, bilhetes…);
  • Conhecer a utilidade dos diferentes meios de comunicação;

Meios de transportes

  • Identificar os meios de transportes;
  • Reconhecer as utilidades dos meios de transportes;
  • Identificar regras de trânsito básicas;

 23 de Outubro – Dia da Aviação Brasileira

  • Conhecer a história de Santos Dumont (o pai da aviação brasileira);

 19 de Novembro – Dia da Bandeira

  • Conhecer a importância da Bandeira do Brasil como o principal símbolo do nosso país;

 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

  • Reconhecer a importância da raça negra como parte da nossa cultura e da construção do povo brasileiro;

 21 de Dezembro – Início do Verão

  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica (o calor);

 Natal

  • Conhecer o Significado do Natal;
  • Destacar os principais símbolos do Natal;

Como Fazer o seu planejamento de aula passo a passo?

Planejamento Anual para Maternal 1, 2 e 3 - Planos de aula anual


    1. Alana Da Conceição Sousa
    2. balu
    3. Neide
    4. Denise Miranda de Ávila
    5. Maria Helena Alves

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