Datas Comemorativas, Plano de Aula, Projetos Educativos

Plano de Aula Carnaval


Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Plano de Aula Carnaval.

Excelentes Plano de Aula Carnaval, prontos para trabalhar com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e trabalhar diversas disciplinas e consequentemente atingir os mais diversos objetivos.

Não deixe de conferir:

Plano de Aula Carnaval.

Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.

Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.



JUSTIFICATIVA

O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.

Pensando nisso, pretendemos, neste Plano de Aula Carnaval, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.

OBJETIVOS GERAIS

  • Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
  • Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
  • Conhecer as marchinhas carnavalescas.
  • Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
  • Estabelecer relação entre passado e moderno.

Procedimentos Metodológicos

  • Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
  • Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
  • Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
  • Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
  • Trabalhar músicas carnavalescas
  • Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
  • Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
  • Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.

CULMINÂNCIA

  • Desfile de fantasias.
  • Exposição de painéis.
  • Baile carnavalesco.

Plano de Aula Carnaval para Educação Infantil

Plano de Aula Carnaval para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa folclórica do mundo.
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características.
  • Coletar dados sobre o carnaval no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados.
  • Conscientizar os alunos no sentido que é preciso não confundir diversão com confusão.

Escola:

  • Adotar medidas de precaução contra as drogas e abuso sexual a menores.

Desenvolvimento do Plano de Aula Carnaval

Primeiro Momento:

  • Pesquisar sobre a história do carnaval no Brasil.
  • Elaborar um mural com gravuras carnavalescas.
  • Ouvir músicas carnavalescas, cantar, fazer cópias, ditados e outras atividades usando as letras das músicas ouvidas.

Professor,
Como nosso espaço é limitado, você está recebendo somente parte do projeto. As demais atividades devem ser criadas de acordo com o contexto onde vocês e seus alunos estão inseridos.

Segundo Momento:

  • Decorar a sala de aula ou salão onde será o carnaval.
  • Usar serpentinas, confetes, máscaras, papéis brilhantes, etc.
  • Para decoração faça mobiles com CDs (aqueles que estiverem arranhados e que não poderão ser usados).

Terceiro Momento:

  • Confeccionar máscaras, chapéus e outros adereços para participar da festa.
    Organizar os blocos de acordo com as fantasias (bloco das gatinhas, dos coelhinhos, dos bichinhos, dos palhaços, etc).

Quarto Momento:

  • Fazer um ensaio para o carnaval (músicas atuais ou antigas).
  • Fazer desenhos carnavalescos para decorar a sala de aula.

Quinto Momento:

  • Culminância e avaliação.
  • Baile de Carnaval.
  • Escolha do melhor Bloco de Carnaval.
  • Escolher a Garota e o Garoto Folia.
  • Entrega de faixas, medalhas e troféus para os vencedores.

Anexos: Marchinhas de carnaval para imprimir

Marchinhas de carnaval - Letras de músicas de carnaval para imprimir

Também veja:

Marchinhas de carnaval - Letras de músicas de carnaval para imprimirMarchinhas de carnaval - Letras de músicas de carnaval para imprimirMarchinhas de carnaval - Letras de músicas de carnaval para imprimirMarchinhas de carnaval - Letras de músicas de carnaval para imprimir


Plano de Aula Carnaval  – SOCIALIZAÇÃO

OBJETIVOS

  • Identificar seu nome, para se identificar a presença no atendimento;
  • Desenvolver a percepção, através das letras que compõem seu nome;
  • Desenvolver a coordenação motora fina;
  • Propiciar condições para o desenvolvimento da criatividade e expressão artística;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Música infantil – canto
Conto – o gato xadrez
Atividade – produção de mascara para carnaval
  • pintura
  • recorte
vídeo – unidos do cocoricó – marchinhas
Dança – marchinhas de carnaval

MATERIAIS 

  • Crachás, alfabeto móvel, quadro branco, piloto, atividade mimeografada (papel A4, impressora, computador, scanner), lápis de cor, tesoura, elástico, televisão, aparelho de DVD, vídeo.

AVALIAÇÃO

Através de observações individual e coletiva do envolvimento nas atividades propostas e no companheirismo entre os demais.

Plano de Aula Carnaval para Educação Infantil para imprimir

Plano de Aula Carnaval para Educação Infantil e Ensino Fundamental Plano de Aula Carnaval para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Confira também: Máscaras de Carnaval para imprimir e colorir


Plano de Aula Carnaval na escola

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.

Objetivo geral:

  • Reconhecer o carnaval como uma manifestação da cultural brasileira, resgatando as tradições e despertando seu interesse em relação às folias carnavalescas.

Objetivos específicos:

  • Identificar músicas de carnaval;
  • Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
  • Trabalhar a memória e o raciocínio;
  • Desenvolver a percepção, a coordenação motora e a imaginação;
  • Promover a socialização dos alunos;
  • Conscientizar as crianças de que não se deve confundir diversão com confusão;
  • Desenvolver o espírito criador;
  • Estimular o ritmo e expressão corporal;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;

Desenvolvimento:

  • Conhecer a historia do carnaval, e suas diversas formas de comemorá-lo (os blocos, bailes, rua, concurso de fantasia, desfiles de escola de samba).
  • Dançar com os alunos ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas);
  • Elaborar um painel com figuras carnavalescas;
  • Confeccionar uma mascara e enfeita-las com materiais diversos, para usar na festa da escola;
  • Apresentar Marchinhas de carnaval antigas os alunos;
  • Construir materiais para decorar a escola;
  • Promover o Baile de Carnaval na escola.

Recursos materiais

  • CDs de diferentes ritmos de carnaval;
  • Aparelho de som;
  • Papel cartão colorido;
  • EVA colorido;
  • Cola gliter colorida;
  • Lantejoula coloridas;
  • Tesoura;
  • Lápis.

Avaliação:

Será feita diariamente durante a realização do projeto, através da observação do interesse e a participação nas atividades proposta com responsabilidade, , criatividade, atenção e dinamismo.


Plano de Aula Carnaval – A História do Carnaval

Plano de Aula Carnaval

Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos

  • Literatura
  • Contação de histórias
  • Apreciação de histórias
  • Sequência temporal
  • Apreciação Musical
  • Exploração de materiais e técnicas artísticas
  • Colagem
  • Representação por meio de desenho, pintura, modelagem
  • Ritmo corporal

Eixos

  • Linguagem oral e escrita
  • Música
  • Matemática
  • Movimento
  • Artes visuais

Objetivos

  • Participar das situações de leitura;
  • Utilizar e conhecer o calendário como forma de marcação de tempo.
  • Acompanhar a música cantando e improvisando;
  • Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
  • Manusear, tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas;
  • Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
  • Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
  • Perceber a expressividade rítmica através de músicas, danças e brincadeiras.

Procedimentos

Contaremos a historia do Carnaval da coleção “Você sabia?” de Maurício de Sousa, conversaremos sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre o assunto, marcaremos no calendário a data do Carnaval que está para chegar e situaremos as crianças sobre o baile de máscaras que ocorrerá em 28 de fevereiro no CMEI. As crianças receberão máscaras de Carnaval previamente confeccionadas pelas professoras para que possam decorá-las com cola glíter, lantejoulas, papéis decorados, entre outros. Depois ouviremos e dançaremos músicas de carnaval.

Recursos

  • Máscaras de EVA, lastex, livro, CD, lantejoulas, cola glíter, rádio, papéis decorados.

Avaliação

Observaremos se as crianças participarão nas situações de leitura, na confecção das máscaras e na audição e dança das músicas.

Mais em: Desenhos para colorir de carnaval


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *