<

Plano de aula copa do mundo 2018

Em ano de Copa do Mundo e pensando em maneiras de facilitar para vocês, reunimos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu plano de aula copa do mundo 2018, para series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o Brasil em busca de mais um título mundial.

Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande parte deles.

Veja também:

E foi pensando nisso que selecionamos esses modelos prontos para o seu Plano de aula copa do mundo 2018, confira:

Plano de aula copa do mundo 2018 para maternal em PDF

Plano de aula copa do mundo 2018 para maternal em PDF

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.

Plano de aula copa do mundo 2018 para maternal em PDF, com o objetivo de Identificar os países através da bandeira e cores, Compreender e Respeitar o trabalho coletivo e muito mais.


Plano de aula copa do mundo 2018 – A copa do mundo é nossa

Plano de aula copa do mundo 2018 - A copa do mundo é nossa

Em ano de Copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou sequências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra, debate e chora.

Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.

OBJETIVOS:

  • Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
  • Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
  • Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
  • Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
  • Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e Internet para sala de aula.
  • Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
  • Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Dialogar sobre a copa: O que é? Que esporte pratica-se na copa? Como é um jogo de futebol? Para que país nós torcemos? Que cores representam nosso país?
  • Atividade no pátio: jogo de futebol, chute a bola dentro de uma caixa, por exemplo, chutar para a direita, chutar para a esquerda, chutar para frente. Desenvolver a lateralidade e a coordenação ampla.
  • Cores: trabalhar com as cores da bandeira do Brasil e/ou da África do Sul. Atividades possíveis: quebra-cabeça, pintura com diferentes materiais, montagem das partes da bandeira, colagem de papel rasgado ou bolinhas e papel, misturar as cores e observar o que acontece, como por exemplo, o azul + o amarelo = verde (música das cores do Barney e da Xuxa).
  • Formas geométricas: montar a bandeira do Brasil com as formas geométricas.
  • Usar o globo terrestre para localizar o nosso país e o país sede da copa.
  • Trabalhar com mapas.
  • Culinária: preparar na cozinha uma receita típica. (pode ser de outros países, assim, desenvolve-se a diversidade cultural).
  • Confecção de um campo de futebol: pode-se aproveitar a caixa de areia da escola e brincar com jogo de botões. Pode-se confeccionar os jogadores de tampinhas de garrafa pintadas com as cores de diversos países.
  • Montagem de jogo da memória com bandeiras dos países que participam da copa.
  • Recorte de torcedores da copa. Pedir para os pais enviarem diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).
  • Murais ou painéis com recortes de jornais e revistas sobre a copa.
  • Visita a um campo de futebol: ver como é, tem pintura? Como é a goleira? E as arquibancadas? Tem banco de resevas?
  • Reproduzir o campo de futebol em uma maquete.
  • Trabalhar com a letra B e a palavra BRASIL.
  • Inglês: trabalhar a palavra BALL (bola).

Plano de aula copa do mundo 2018 para jardim

Plano de aula copa do mundo 2018 para jardim

Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.

OBJETIVO GERAL:

  • Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
  • Aprender novas brincadeiras.
  • Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 01: A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.

Atividade 02: No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.

Atividade 03: Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.

Atividade 04: Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.

Atividade 05: 

  • Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.
  • Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.

Atividade 06: Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.

Atividade 07: Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.

Atividade 08: Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.

Atividade 09:

  • Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;
  • Desenhos
  • Atividades com argila
  • Bolas de papel amassado
  • Técnicas de arte com pecas etc.

AVALIAÇÃO:

Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria


Plano de aula copa do mundo 2018 para series iniciais

Projeto copa do mundo 2018
Projeto copa do mundo 2018

Tempo do Plano de aula copa do mundo 2018: Varia de acordo com cada turma.

Material que será utilizado:

  • Os alunos iram fazer uma viseira por isso precisaram de cartolina, cola, canetinha, elástico, lápis, tesoura sem ponta e caso você professor queira trabalhar com algum tipo de tinta que sai fácil na água e não mancha a roupa pode usar também, mais devido as crianças de hoje estarem muito imperativa não aconselho usar tinta.

Objetivo do Plano de aula copa do mundo 2018

  • Tomar conhecimento e sobre as diversas culturas e valorizar o que cada uma tem de melhor.

Exemplo: As musicas que são tradicionais, a culinária, as religiões predominantes, os vestimentos de todos os países que foram classificados para a Copa do Mundo 2018.

Lista de Países Classificados:

  1. Rússia (país anfitrião)
  2. Brasil
  3. Irã
  4. Japão
  5. México
  6. Bélgica
  7. Coreia do Sul
  8. Arábia Saudita
  9. Alemanha
  10. Inglaterra
  11. Espanha
  12. Nigéria
  13. Costa Rica
  14. Polônia
  15. Egito
  16. Islândia
  17. Sérvia
  18. França
  19. Portugal
  20. Argentina
  21. Colômbia
  22. Uruguai
  23. Panamá
  24. Senegal
  25. Marrocos
  26. Tunísia
  27. Suíça
  28. Croácia
  29. Suécia
  30. Dinamarca
  31. Austrália
  32. Peru

Desenvolvimento:

Perguntas e Respostas: (Pesquisa):

  • Uma pesquisa sobre a copa do mundo, contar como começou, oque é, como era antigamente e como esta sendo nos dias atuais.
  • Em qual frequência a copa do mundo de futebol acontece?
  • Em qual pais ocorrerá a Copa do Mundo 2018?
  • O Brasil esta em qual grupo?
  • Quais são os tipos de comidas predominante em cada Pais?
  • Escolha um dos Países participantes da copa e conte o que você sabe sobre ele?

Ética e cidadania: 

Trabalhar com  a Paz dos Países pois nesse momento será onde 32 deles se reuniram para um evento mundial chamado Copa do Mundo. Podendo falar sobre a união que foi criada no esporte, o companheirismo o trabalho em equipe, o respeito com cada um dos países e com suas tradições além das regras e como o ditado popular diz “Levar na esportiva”, por que nem sempre vencemos todos os jogos, e o poder de superação e orgulho.

Meio Ambiente:

  • Peça para os alunos observarem os pontos positivos (conscientização global, mais lixeiras espalhadas pela cidade) e os pontos negativos (Poluição, sujeiras ).

Cultura na língua falada entre outros países.

Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre algumas palavras, costumes, culinária e danças que herdamos de outros países como por exemplo o (ok que significa concordância mais não é uma palavra de origem Brasileira). outro exemplo seria a culinária dos italianos (macarrão, pizza e o pão).

O que é a Copa das confederações? Nesse momento o professor pode mostrar recorte de jornais, videos ou textos sobre a Copa da confederações informando o objetivo por trás do futebol mundial.

Artes:

Fazer viseiras da copa 2018, bandeirinhas para enfeitar a sala de aula, desenhos livres com o tema futebol;

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVA – Gravatinha do Brasil

Uma opção bem legal para essa copa do mundo é confeccionar junto com os alunos uma gravata do temática do Brasil:

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVA

As crianças vão amar, e se divertir muito: Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVA

Moldes de Gravatas do Brasil

Moldes Copa do Mundo

Lembrancinhas Copa do Mundo em EVA – Chaveiro do Brasil

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVALembrancinhas para Copa do Mundo em EVA

Moldes para confecção do chaveiro do Brasil:

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVALembrancinhas para Copa do Mundo em EVA

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVA – Viseira

Este tipo de lembrancinha pode ser utilizada em diversas ocasiões, basta mudar a decoração:

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVALembrancinhas Copa do MundoLembrancinhas Copa do Mundo

Moldes de Viseira para imprimir

Moldes Copa do MundoMoldes Copa do MundoMoldes Copa do MundoMoldes Copa do Mundo

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVA – Óculos do Brasil

Lembrancinhas para Copa do Mundo em EVA - Óculos do Brasil

Moldes de Óculos do Brasil para imprimir

Moldes Copa do Mundo

Educação física:

Fazer um mini campeonato de 1 a 2 dias onde cada time representará um pais, lembrando de orientar antes sobre as regras e de preferencia coloca-los para fazer uma pesquisa mostrando o companheirismo a organização a esportiva, sem brigas nem palavrões e muito menos ofensa devendo se respeitar todos os times e as regras imposta pelo professor de educação física, pois é assim que acontece em uma Copa do Mundo.

E pode aproveitar para fazer a representação e coloca-los para cantar o hino nacional do Brasil e de outros países.

Português

  • Pesquisar sobre as palavras difíceis do Hino Nacional, pesquisando seu significado e colocando na folha de caderno com nome e turma para entregar ao professor.

Matemática

  • Pedir os alunos pesquisarem o número de vezes que o Brasil foi campeão e o número de vezes que o Brasil perdeu a copa.
  • Pesquisar quantas pessoas precisa ter para formar um time de futebol para a copa do mundo, quantos reserva tem que possuir e depois entregar a soma total de 2 times incluindo o time reserva.

Geografia e História

  • Onde será a sede da copa, pesquisa sobre a vida da população dos países que foram convocados para a copa, Localize no Mapa onde ocorrerá o evento chamado Copa das confederações 2014, Desenhe uma Bandeira participante da Copa e escreva de qual pais ela pertence, O significado do hino nacional do Pais escolhido e história da Copa do Mundo.

Ciências

  • Os tipos de problemas de saúde que os jogares não pode ter para participar de um torneio de futebol .
    Pesquisa: O cigarro e o álcool são permitidos para os jogadores “sim ou não” e por que?

Veja também:

O que achou do “Plano de aula copa do mundo 2018”? Se gostou, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos das redes sociais.


    1. edinalva simas mizuno mizuno
    2. Leliane Alves de Carvalho

    Deixe um comentário