Datas Comemorativas, Plano de Aula

Plano de Aula Dia da Consciência Negra


Confira nesta postagem uma excelente sugestão de Plano de Aula Dia da Consciência Negra para trabalhar em sala de aula.

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, dia que foi atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, importante negro que lutava contra a escravidão, e para trabalhar está dia com alunos das series iniciais selecionamos um Plano de Aula Dia da Consciência Negra que recebemos por E-mail de uma leitora, confira:

Veja Ainda:

Conteúdo: Consciência Negra.

Problematização:

O que os alunos pensam sobre a sociedade “negra” no Dia da Consciência Negra? O que esse dia simboliza para a sociedade e para eles mesmos?

Objetivo Geral:

Estimular a reflexão dos alunos sobre um dos dias mais comentados e analisados pela sociedade e, principalmente, pela classe estudantil, que é o Dia da Consciência Negra. A partir disso, fazer com que os mesmos avaliem o que mudou e o que continua igual para a “raça” negra.

Objetivos Específicos:

  • Ampliar a visão crítica dos alunos perante o Dia da Consciência Negra;
  • Fazer com que os alunos reflitam sobre as mudanças que ocorreram entre a época da escravidão e a contemporaneidade;
  • Fazer com que os alunos reflitam sobre as desigualdades na sociedade.

Justificativa:

A presente atividade tem por objetivo abordar o Dia da Consciência Negra, fazendo com que os alunos reflitam sobre a sociedade como um todo, principalmente, sobre a sociedade negra. A data de 20 de novembro foi estabelecida como o Dia da Consciência Negra tendo em vista que foi nesse dia que em 1695, Zumbi, líder do quilombo dos palmares, foi morto, o líder mais famoso por resistir à escravidão. Esse dia tem por objetivo fazer com que a população repense a discriminação, repense suas atitudes, repense também a sua própria história, os erros que cometeu, os erros que continuam cometendo e, principalmente, os erros que não devem cometer mais. O dia é para lembrar a todos que milhares de pessoas foram mortas na travessia de um continente a outro e que outras milhares de pessoas foram e continuam sendo mortas no continente – América. A morte não é apenas a física, visualizada por todos, mas também aquela que ninguém vê, a morte da alma, esta é a morte mais silenciosa e dolorida, pois é a morte que ninguém busca socorrer.

Metodologia:

Os alunos falarão algo relacionado ao “Dia da Consciência Negra”. O que eles acham certo e o que eles acham que está errado na sociedade contemporânea. Citarão poemas, trechos de músicas, autores famosos por escreverem sobre a “Negritude”.

Recursos Didáticos: Filmadora.


Plano de Aula Dia da Consciência Negra

Atividades para o Dia da Consciência Negra:

Brincadeiras para o Dia da Consciência Negra:

Plano de Aula Dia da Consciência Negra em PDF.

Sempre pensando em facilitar para vocês leitores do Educação e Transformação, resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula Dia da Consciência Negra” mostrado acima em PDF. Para ter acesso ao material de forma gratuita é muito simples, confira o link a seguir e faça o download:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x