<

Plano de Aula Dia do Circo

Confira várias sugestões para o seu Plano de Aula Dia do Circo, data comemorada anualmente no dia 27 de Março.

A data escolhida para comemorar o Dia do Circo foi a data do dia 27 do mês de março.

Existe uma boa razão para ser essa data e não outra qualquer. No dia 27 nasceu uma grande estrela do circo aqui no Brasil.

 Seu nome de batismo era Abelardo Pinto, porém, ficou conhecido por muitos como o palhaço “Piolin”.

Sua trajetória iniciou-se cedo, ou seja, como muitos devem ter imaginado, Piolin foi criado dentro de um circo, logo, começou a participar de espetáculos muito pequeno.

De início, ele fazia parte de diferentes apresentações. Seus pais também circenses ajudaram o começo da carreira de Piolin.

Conforme foi se aperfeiçoando em sua arte e investindo em seu lado cômico, Piolin conseguiu se tornar um dos palhaços mais reconhecidos.

O seu reconhecimento foi tão grande que pessoas do estrangeiro começaram a notar seu grandioso trabalho.

 Além disso, ele foi um dos únicos circenses a ser convidado para fazer parte da Semana da Arte, ao lado de importantes artistas, como Tarsila do Amaral, por exemplo.

Até mesmo o presidente Washington Luís gostava de acompanhar suas apresentações.

Abelardo Pinto conquistou a todos com suas performances envolventes.

Foi um artista circense completo. Engraçado, ginasta, criativo e também equilibrista.

Dia do Circo além de nos fazer lembrar dos tempos de criança, é uma maneira singela de homenagear esse fantástico artista brasileiro! (Saiba mais sobre o Dia do Circo)

Em escolas de todo o pais, professores e demais funcionários da escola usam esta data para trabalhar com os alunos, principalmente da Educação Infantil e Ensino fundamental, e foi pensando nisso que selecionamos essas super dicas prontas para o seu Plano de Aula Dia do Circo, confira:

Plano de Aula Dia do Circo – O circo das palavras e suas relações

Plano de Aula Dia do Circo - O circo das palavras e suas relações

Plano de Aula Dia do Circo – O circo das palavras e suas relações

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).

Duração das atividades

  • A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O  circo e seus elementos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.

1° momento – Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.

Integrantes do circo:

  • No circo tem!…………….

(uma  criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante.  São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas). O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.

Ações dos integrantes do circo:

  •  O palhaço faz………………………………; o equilibrista ……………………;  o trapezista……………………………. ; o mágico…………

Produtos vendidos no circo:

  •  No circo compramos …………………………………………………….

Atividade 2 – Elaborar uma história em quadrinhos.

1° Momento – O(a) professor (a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:

  • combina e escreve a idéia inicial (a história irá tratar de quê?);
  • explica que a história vai ser desenhada;
  • escolhe o s personagens para dialogar com o palhaço;
  • cria um nome para o palhaço;
  • ajuda a descrever os personagens (características físicas e visuais);
  • elabora o roteiro: quadro a quadro (onde vai ficar cada personagem? o que cada personagem vai dizer?)
  • cada criança desenha um personagem;
  • entrega os quadrinhos e as crianças desenham os balões;
  • o(a) professor(a) recorta os desenhos e as crianças colam nos quadrinhos;
  • as crianças ditam o que dizem os personagens e o(a) professor(a) escreve nos balões.

Obs.  não entram as onomatopeias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.

Atividade 3 – fazer leitura de tirinhas.

1° Momento – Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço. Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:

  • descrevem os personagens (características físicas e visuais)
  • falam das expressões dos personagens;
  • observam as expressões e apontam quem está falando;
  • supõem o que John diz à Garfield sobre o palhaço;
  • o(a) professor(a) faz a leitura da tirinha.

Avaliação

Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:

  • destacar as características dos integrantes do circo;
  • destacar as funções do circo;
  • ler mesmo antes da leitura convencional.

Plano de Aula Dia do Circo – Alfabetização

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.
  • A partir de textos conhecidos e memorizados, localizar palavras no texto em inícios e finais de frases, em em músicas nas estrofes.
  • Aprimorar a escrita alfabética.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética
  • Crianças que estejam iniciando a produção de uma escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

  • Professor (a), você pode iniciar a atividade conversando com as crianças sobre o que elas sabem sobre circo. Pergunte se já foram a um circo, se gostaram e do que mais gostaram no circo.
  • Depois você poderá exibir às crianças o filme dos Trapalhões “Os Saltimbancos”. Caso não seja possível exibir o filme, você poderá exibir o vídeo do clip da música “Piruetas” (ver Recursos educacionais adicionados a aula).
  • Converse com as crianças sobre o filme. Peça a elas que comparem suas experiências pessoais com o circo e as coisas que acontecem no circo do filme.
    Você pode pedir a elas que façam o registro desta atividade em uma folha. Elas podem fazer um desenho e escreverem palavras que elas relacionam com o tema circo.
  • Agora vocês podem cantar a música “Piruetas”. Se for possível, você pode ampliar a letra da música, talvez em tamanho A3. Ela é um pouco longa e talvez seja interessante ajudar as crianças a memorizarem somente as primeiras partes da música.

Piruetas : Chico Buarque

Uma pirueta
Duas piruetas
Bravo, bravo
Superpiruetas
Ultrapiruetas
Bravo, bravo
Salta sobre
A arquibancada
E tomba de nariz
Que a moçada
Vai pedir bis
Que a moçada
Vai pedir bis

Quatro cambalhotas
Cinco cambalhotas
Bravo, bravo
Arequicambalhotas
Hipercambalhotas
Bravo, bravo
Rompe a lona
Beija as nuvens
Tomba de nariz
Que os jovens
Vão pedir bis
Que os jovens
Vão pedir bis

No intervalo
Tem cheirim de macarrão
E a barriga ronca
Mais do que um trovão
Quero um prato
Cê tá louco
Quero um pouco
Cê tá chato
Só um pedaço
Cê tá gordo
Eu te mordo
Seu palhaço
Olha o público
Cansado de esperar
O espetáculo não
Pode parar

Vinte piruetas
Trinta piruetas
Bravo, bravo
Polipiruetas
Maxipiruetas
Bravo, bravo
Sobe ao céu
Fura a calota
E tomba de bumbum
Que a patota
Grita mais um
Que a patota
Grita mais um

No intervalo
Tem cheirim de macarrão
E a barriga ronca
Mais do que um leão
Quero um prato
Cê tá louco
Quero um pouco
Cê tá chato
Só um pedaço
Cê tá gordo
Eu te mordo
Seu palhaço
Olha o público
Cansado de esperar
O espetáculo
Não pode parar

Dez mil cambalhotas
Cem mil cambalhotas
Bravo, bravo
Maxicambalhotas
Extracambalhotas
Bravo, bravo
Salta além
Da atmosfera
E cai onde cair
Que a galera
Morre de rir
Que a galera
Morre de rir

Ai, minhas costelas
Já tô vendo estrelas
Bravo, bravo
Ai, minha cachola
Não tô bom da bola
Bravo, bravo
Lona… nuvens
Tomba no hospital
Uma pirueta
Uma cabriola
Uma cambalhota
Não tô bom da bola
E o pessoal
Delira…
Maxipirulito…
Ultravioleta…
Bravo, bravo!

Recursos Complementares

  • Aparelho de DVD e televisão ou laboratório de informática com acesso a internet.

  • Filme/DVD:
  • Título Original: Os Saltimbancos Trapalhões
  • País de Origem: Brasil
  • Gênero: Infantil / Comédia
  • Classificação etária: Livre
  • Tempo de Duração: 100 minutos
  • Ano de Lançamento: 1981
  • Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
  • Direção: J.B. Tanko
  • CD Os Saltimbancos Trapalhões – Chico Buarque e aparelho de som;

Avaliação

Sobre a discussão a cerca do tema circo, analise a argumentação e organização das idéias.
Observe como as crianças processam a ideia de rimas e localização no texto, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música.


Plano de Aula Dia do Circo – Uma visita espetacular

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

Os alunos da Educação Infantil (4 anos idade) poderão formar as atitudes de platéia; identificar os artistas do circo pelos personagens representados; e construir uma linguagem artística com base na linguagem  circense.

Duração das atividades

  • A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos.

Conhecimentos prévios:

  • A visita dará um suporte para as crianças construírem os conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

  • As estratégias utilizadas será uma conversa com as crianças para combinar o passeio. Para  sair do espaço físico da escola é necessário um aviso, com antecedência de um dia, solicitando aos pais a assinatura para a autorização dessa saída.

Atividade 1 – Visita ao circo

  • Com a finalidade de despertar o interesse pelo tema “circo”, inicialmente pode ser feito uma visita, com a turma, a algum circo que esteja na redondeza da escola.
  • Como exemplo, destacamos a visita de uma turma de crianças de 4 anos idade ao Circo Grock – (Natal – RN).

1° Momento – A visita deve está voltada somente para a diversão, sendo uma maneira de motivar as crianças pelo mundo circense.

2° Momento – As crianças devem observar o espaço físico do circo, os elementos que o compõem, como: bilheteria, arquibancadas, cadeiras, picadeiro, a lona (materiais, o formato, cor, disposição espacial) figurino, música e os demais elementos que o acompanha, como, carrinho de pipoca e de algodão doce.

3° Momento – Entrevistar os artistas do circo. Organizar, previamente com as crianças, algumas perguntas para entrevistar os artistas. Nesse item para possibilitar a desenvoltura das crianças, deixar que elas possam construir e elaborar, com a ajuda do professor, algumas questões, como exemplo:

  • Onde moram os artistas do circo?
  • No circo tem bailarina?
  • Como os palhaços se pintam?
  • Tem animal no circo?

Recursos Complementares

  • Levar uma máquina para tirar fotos dos momentos e papéis para anotar as questões e perguntas na entrevista.

Avaliação

Avaliar se as crianças observaram, vivenciaram e participaram do momento da visita, questionando e apontando os elementos do circo.


Plano de Aula Dia do Circo para Maternal

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

DISCIPLINAS:

  • Linguagem Sonora/ Musical, Linguagem Oral e Linguagem Plástica.

CONTEÚDOS:

  • Contos Infantis, Cantigas infantis, pintura e colagem.

OBJETIVOS:

Levar os alunos à:

  • conhecer mais sobre a vida do Circo;
  • valorizar e respeitar os profissionais que atuam no Circo;
  • incentivar a criatividade;
  • desenvolver a expressão corporal;
  • desenvolver a coordenação motora fina;
  • conhecer as cores primárias;
  • ampliar a linguagem oral;
  • adquirir o gosto pelos contos infantis.

METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS):

As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação do professor em sala.

1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso).
2º momento: cantigas infantis;
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme o plano de aula).
4º momento: lanche
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno ( casinhas, jogos de montar, entre outros)
6º momento: espera dos pais

1º DIA (segunda- feira)

1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis em anexo.
2º momento: pintura com giz de cera no sulfite.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras livres ( boliche, carrinhos, bonecas etc.)
5º momento: jogos pedagógicos de montar e espera dos pais.

2º DIA ( terça-feira)

1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: conto infantil sobre o Circo em anexo..
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira com as crianças no pátio ( equilibrar-se sobre linha no chão).
5º momento: quebra-cabeça e espera dos pais.

3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem de bolinhas de crepom na gravura de animais do circo.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras de cantos.
5º momento: contos infantis e espera dos pais.

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: educação física ( hora-atividade )
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil CD Xuxa 5 “ Circo”.
5º momento: jogos de montar e espera dos pais.

5º DIA (sexta-feira)

1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem gravura do palhaço
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira no pátio “acertar boca do palhaço”.
5º momento: hora atividade

RECURSOS:

  • CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil – O palhaço chegou

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Permitir as crianças vivências individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante a atividades, jogos e técnicas reunidas em proposições didáticas.
  • Desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade à partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros.
  • Interagir as crianças através de brincadeiras.
  • Desenvolver a coordenação motora e a movimentação rítmica.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desenvolver a audição e a percepção através da música.

Conhecimentos prévios

  • Para iniciar essa temática, o professor deverá propor uma pesquisa sobre a “HISTÓRIA DO PALHAÇO”, instigando assim a curiosidade e despertando a imaginação sobre o assunto.

Desenvolvimento da aula:

1º momento: RODA DA CONVERSA. 

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas . A partir deste ponto começar a conversar sobre o circo, pedir para as crianças que já foram ao circo contar: O que mais gostaram?

  • Quais os animais que havia no circo?
  • Quais os artistas que trabalham no circo?
  • Como é o palhaço? Como se veste? O que ele faz no circo?

Depois de uma boa conversa faremos o registro das informações.

E ainda na rodinha, contar quantas crianças da sala foi ao circo e quantas que ainda não foram. FORAM NÃO FORAM

Uma outra atividade seria o professor mostrar imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. Essa atividade é legal porque oportuniza aos alunos que não foram ao circo conhecer através de imagens alguns elementos que compõem um espetáculo.

2º momento: CONFECÇÃO DO PALHAÇO.

  • Escolher uma criança e traçar o seu corpo no papel pardo;
  • Iniciar a montagem do palhaço com materiais concretos (lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta …);
  • Brincadeira de adivinha: O que é o que é?

*Depois, propor a releitura da obra de Romero Brito “PALHAÇO”. Aproveitar esse momento para trabalhar com as cores e as formas geométricas.

3º momento: TRABALHANDO A PALAVRA “PALHAÇO”.

  • Letra inicial e final;
  • Quantidade de letras;
  • Associar a primeira letra da palavra com o nome dos colegas da sala;
  • Procurar em revistas palavras que iniciam com a letra “P” e montar um painel;
  • Caixa de letrinha (ALFABETO MÓVEL): Dividir as crianças em grupo para propor a tentativa da palavra PALHAÇO.

4º momento: OBA! HORA DA HISTÓRIA! 

  •  Montar com as crianças uma história de circo onde os alunos farão os desenhos ilustrativos. E depois todos juntos irão fazer uma história coletiva.

5º momento: BRINCADEIRA DE PALHAÇO.

  • Pintar as crianças e realizar mini apresentações utilizando música, colchões e bambolês. Na quadra brincar de espetáculo:
  • Com o desenho de uma linha no chão brincar de equilibrar, fazendo de conta que estão lá no alto.
  • Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
  • Usando bolas da piscina de bolinhas, imitar os malabaristas.

Recursos educacionais

  • Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.

Sugestão:

Assistir ao filme “Os Saltimbancos” Trapalhões. Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.

Recursos Complementares

  • Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.

Avaliação

  • As aulas serão avaliadas de forma contínua à partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.

Mais em: Atividades Dia do Circo – Educação Infantil

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil
Este Projeto Dia do Circo para Educação Infantil tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.

Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.

OBJETIVO GERAL

  • Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
  • Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
  • Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
  • Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
  • Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
  • Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
  • Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.

Natureza e sociedade

  • Trabalhar sentimentos
  • Jogos cooperativos
  • Registro das Regras
  • Respeito pelo próximo
  • Corpo humano
  • Mímica

Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.

Movimento:

  • Expressão corporal (dramatização, dança)
  • Coordenação motora ampla
  • Lateralidade
  • Equilíbrio

Linguagem Oral e Escrita:

  • Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
  • Historias: sequências, personagens, enredo, memória.
  • Exploração das histórias através da linguagem oral;
  • Leitura

Matemática:

  • Números/quantificação
  • Formas Geométricas
  • Classificação, seriação.

Metodologia.

Iniciaremos o projeto dia do circo com um pouco da historia do circo. Será exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte da arte  circense. Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.

O projeto devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.

  • Desenho
  • Construção com sucatas
  • Jogos
  • Sessão de filme
  • Construção de painéis
  • Dramatização
  • Brincadeira dirigida
  • Atividades de relaxamento
  • Produção de textos coletivos

Avaliação:

  • O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil – Eu no circo

É preciso resgatar a mais antiga de todas as partes refletir sobre a relação: Animais x Circo.

Objetivos:

  • Conhecer a história do circo;
  • Valorizar os profissionais do Circo;
  • Identificar o circo como arte e resgata-lo;
  • Refletir sobre o desrespeito aos animais enjaulados no Circo e até mesmo as condições de vida e de tratamento;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Desenvolvimento:

  • Capas para trabalhinhos;
  • Datas comemorativas;
  • Recorte e colagem;
  • Móbiles;
  • Lembrancinhas;(Lembrancinha de Palhaço para o Dia do Circo)
  • Fantasias;
  • Máscaras;
  • Poesia;
  • Dedoches para teatro;
  • Desenhos para colorir;
  • Arte em EVA;
  • Música;
  • Álbum Educativo;
  • Quebra Cabeça;
  • Montagem de história.
  • Produção de texto;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Convites;
  • Dobraduras;
  • Viseiras;
  • Sucata;

Culminância:

Realização de um circo na escola propiciando as apresentação dos alunos;

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil – Eu no circo para imprimir

Projeto Dia do Circo - Eu no circo para imprimir

Plano de Aula Dia do Circo – Eu no circo para imprimir

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil 1º Período

Este projeto dia do circo tem a duração de duas semanas e deve ser desenvolvido no mês de março.

Objetivos:

  • Valorizar o circo;
  • Conhecer os profissionais do circo;
  • Desenvolver o gosto por música e poesia;
  • Socializar.

Desenvolvimento:

  • Poemas;
  • Música;
  • Dramatização;
  • História;
  • Quebra-Cabeça;
  • Recortes;
  • Origami;
  • Móbiles;
  • Caça letras;
  • Máscaras;
  • Anúncio;
  • Convite;
  • Produção de texto coletivo;
  • Liga pontos;
  • Atividades com jornais e revistas;
  • Pesquisa;
  • Atividades de Português;
  • Atividades de Matemática;
  • Atividades lúdicas;
  • Bandinha de sucata;

Culminância:

  • Dramatização da história “Quem roubou a Alegria do Palhaço” – Gerusa Rodrigues Pinto – Editora FAPI.
  • Desfilhe de encerramento do projeto dia do circo, com as crianças caracterizadas de artistas e animais circenses

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil – 1º Período para imprimir

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

A temática do circo oferece elementos e figuras que cativam o interesse e curiosidade da criança e podem, por isso, servir perfeitamente para aprofundar e melhorar seus conhecimentos nas disciplinas básicas. Servindo aqui também, para mostrar que os estudos podem ser divertidos ou estarem associados a temas interessantes, desenvolvendo assim gosto pelo estudo.

Projeto Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

Objetivos:

  • Exemplificar através de um tema rico e divertido que o estudo pode ser uma atividade prazerosa;
  • Instigar gosto pelo estudo;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Incentivar o humor sadio, que respeita mútua e inuversalmente o outro em todas as suas diferenças e
  • peculiaridades;

Desenvolvimento:

  • Apresentar o tema: o que é o circo, como ele funciona, quais são as principais e mais comuns atrações do circo;
  • Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, ditados, brincadeiras dirigidas;
  • O CIRCO DA ESCOLA: Junto dos alunos, confeccione máscaras (com papelão, material reciclado, EVA ou outros) de palhaço, apresentador, dançarina, mágico, depois, faça fantasias e faça com que se apresentem;
  • Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes atrações do circo, as principais personagens e o que foi estudado até então;
  • Desenho;
  • Recorte e colagem;
  • Jogo dos Sete Erros;
  • Cantar, assistir filmes e outros recursos interativos.

Plano de Aula Dia do Circo para Educação Infantil

Plano de Aula Dia do Circo

Plano de Aula Dia do Circo

Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Portanto o desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças, ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.

Objetivos:

  • Conhecer a história do circo (os nômades);
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;

Atividades a serem trabalhadas:

  • Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
  • Pesquisas;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Conversas informais;
  • Dramatização de palhaços
  • Leitura de história sobre o tema;
  • Fantoche
  • Desenho e pintura;
  • Dança;
  • Pequenos jogos;
  • Dramatização;
  • Assistir ao DVD “Patati e Patata” e da “Xuxa O circo”;
  • Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
  • Jogo da memória com figuras circenses.
  • Desenhar e apreciar cenas de circo.
  • Produção de texto através de figuras sobre o circo

Avaliação:

  • O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Culminância:

  • Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços.