Ícone do site Educação e Transformação

Plano de aula ensino fundamental

Plano de aula ensino fundamental

Selecionamos nesta postagem dicas e sugestões para o seu Plano de aula ensino fundamental.

O que é um Plano de Trabalho Docente? É um documento elaborado pelo professor com a intenção de organizar o ensino-aprendizagem em sala de aula.

O plano de aula é um instrumento de trabalho que específica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização. O plano de aula busca sistematizar todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que professor e aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.

A importância do plano de aula

É de estarrecer o que ouvimos nos “bastidores” da Educação Cristã quando o assunto é planejamento: “O quê? Planejar aulas? Que nada! É só ler a lição e reproduzir o comentário com outras palavras.” Este é o retrato do famigerado e nocivo comodismo. Para alguns professores, o plano de aula consiste em observar três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Infelizmente para outros, isso sequer tem importância. Como se costuma dizer, suas aulas são “sem pé nem cabeça”. Estes, quase sempre são surpreendidos com o aviso do superintendente às classes: “Faltam 5 minutos para o término da lição”. Só lhes resta queixarem-se com ar de grandeza: “agora que eu estava terminando a introdução!” Isto geralmente acontece em razão de muitos professores ignorarem a relevância e a finalidade do plano de aula.

Um bom plano de aula promove a eficiência do ensino, economiza tempo e energia, contribui para a realização dos objetivos visados e, acima de tudo, evita a corredora rotina e a improvisação.

Dicas iniciais para elaboração do plano de aula:

Plano de aula ensino fundamental prontos

Confira diversos Planos de Aula para Ensino Fundamental prontos, com diversos assuntos e disciplinas (CLIQUE AQUI).

E mais em:

Plano de aula ensino fundamental – Modelo para imprimir

Plano de aula ensino fundamental – Modelo e passo a passo

Plano de aula ensino fundamental – Modelo e passo a passo

Identificação do plano:

Conteúdo (programático):

Objetivos:

Estratégias (de aprendizagem e metodologia):

(Procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem).

Recursos didáticos:

(A designação dos recursos áudio-visuais mostra a dinâmica da aula).

Avaliação:

(designa de que forma o professor avaliará os alunos na aula).

Referências:

Embora represente apenas uma faceta da atividade docente, o plano de aula proporciona maior qualidade, equilíbrio e segurança ao professor na sala de aula. Sendo que permite a esse profissional auxiliar de maneira mais eficaz os alunos; encorajando-os assim, a serem pensadores críticos, criativos e atuantes, com capacidade para assumirem sua própria e permanente formação.

Plano de aula ensino fundamental – Passo a passo em vídeo

Aprenda Como Fazer um Plano de aula ensino fundamental – Para imprimir

Veja ainda:

Plano de aula ensino fundamental – Modelo de Plano de Aula anual para Ensino Fundamental.

Planejamento anual de Geografia:

Planejamento anual de História:

Planejamento anual de Ciências:

Dicas extras para fazer o seu Plano de aula ensino fundamental

Desenvolva aulas Temáticas!

Tenha sempre um objetivo em Mente!

Crie algo customizado para seu público

Tenha noção do Tempo!

Liste seu material – Se prevenir nunca é demais!

A chave está no desenvolvimento da aula!

Sempre teste seus alunos, e teste muito!

A avalição é muito importante, pois ajudará você a perceber quais são as dificuldades do aluno ou se ele conseguiu desenvolver tudo o que foi proposto. Procure avaliar o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto. – Pessoalmente, eu gosto de testar os alunos em cada etapa, das mais variadas maneiras. Acredito que se produzimos muitos testes, encontramos mesmo que por sorte uma linguagem adaptada ao aluno, ao mesmo tempo que trabalhamos para fortalecer a famosa avaliação 360º que tanto nos sugerem nos processos de avaliação continuada.

Enfim, é claro que todos os planos de aula são diferentes uns dos outros e muito depende da escola que você está trabalhando e do desenvolvimento da turma, mas procure sempre inovar e fazer uso desse recurso para tornar a sua aula bem mais dinâmica e divertida ao mesmo tempo que documenta sua experiência docente, que é sempre muito valiosa.

Fonte: Felipo Bellini – http://demonstre.com/como-fazer-um-plano-de-aula/

Referência: COMO FAZER UM PLANO DE AULA PARA O ENSINO INFANTIL Autora: Simone Helen Drumond http://simonehelendrumond.blogspot.com

Sair da versão mobile